NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1 - RESUMÃO
47 pág.

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1 - RESUMÃO


DisciplinaNutrição e Dietética4.395 materiais57.607 seguidores
Pré-visualização8 páginas
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1
LEIS DA ALIMENTAÇÃO
QUANTIDADE: Deve ser suficiente para atingir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o balanço energético; As calorias que ingerimos devem ser suficientes para permitir o cumprimento das atividades de uma pessoa.
QUALIDADE: O regime alimentar deve ser completo em sua composição para oferecer ao organismo todas as substâncias que o integram; O regime completo inclui todos os nutrientes que devem ser ingeridos diariamente.
HARMONIA: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar uma relação de proporção entre si; Junção das leis: qualidade e quantidade.
ADEQUAÇÃO: A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo: momento biológico da vida, situação econômico-social do indivíduo e, em relação ao enfermo, ao sistema digestivo e ao órgão ou sistema alterados pela enfermidade.
AMINOÁCIDOS ESSCENCIAIS: aminoácidos que devem ser adquiridos obrigatoriamente na alimentação, pois o organismo não consegue sintetizá-los.
Leucina, isoleucina, valina, fenilalanina, triptofano, metionina, treonina, lisina e histidina.
Sua deficiência ocasiona alterações na síntese proteica e em processos bioquímicos e fisiológicos. \u2022 Balanço nitrogenado negativo; \u2022 Alterações no crescimento; \u2022 Alterações no desenvolvimento cerebral
NÃO-ESSENCIAIS: : são os aminoácidos que o próprio organismo produz em quantidades suficientes, independente de sua condição fisiológica..
Alanina, ácido aspático, aspargina, ácido glutâmico e serina.
Podem ser sintetizados no organismo a partir de outros Aas ou de outros metabólicos de complexos nitrogenados.
CONDICIONALMENTE ESSENCIAIS: são considerados quando são sintetizados a partir de outros aminoácidos e/ou síntese é limitada sob condições fisiopatológicas especiais.
Arginina, cisteína, glutamina, glicina, prolina e tirosina.
ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS: Alguns ácidos graxos polinsaturados são considerados essenciais na dieta.
São necessários para garantir:
\u2022 A integridade das membranas celulares;
\u2022 Crescimento;
\u2022 Reprodução;
\u2022 Manutenção da pele;
\u2022 Auxiliam na regulação do metabolismo do colesterol.
Fontes alimentares: \u3c9 -3: cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, nozes, óleo de linho, semente de abóbora, etc. \u3c9 -6: óleos vegetais de soja, milho e girassol, gergelim, gema de ovo, etc.
VITAMINAS: São uma classe de compostos orgânicos complexos encontrada em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano. Classificam-se em lipossolúveis e hidrossolúveis.
DA SILVA, S. M. C. S. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia.
CARBOIDRATOS: Também denominados de hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, sacarídeos ou açúares; São compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio;
FUNÇÕES: Energética; Estrutural (celulose); Reserva energética (amido e glicogênio); Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Monossacarídeos:
-Carboidratos mais simples dos quais derivam todas as outras classes;
- Contém de 3 a 6 átomos de carbonos;
- Quimicamente são aldeídos ou cetonas.
Dissacarídeos:
-Formada pela ligação glicosídica entre 2 monossacarídeos com 6 átomos de carbono;
- Precisam ser digeridos para serem absorvidos;
- Exemplo: sacarose, lactose, maltose.
OBS: Mono e Dissacarídeos possuem sabor adocicado e são frequentemente adicionados aos alimentos com a finalidade de proporcionar palatabilidade, textura e até mesmo participar do processo de conservação dos alimentos.
Oligossacarídeos:-São pequenas cadeias de monossacarídeos, podendo ser denominadas tri e pentassacarídeos presentes na molécula;
-São solúveis, não digeríveis; Exercem função como prebióticos; Podem ser obtidos em alguns vegetais (chicória, cebola, alho e alcachofra), grãos (soja e grão-de-bico) e açúcar mascavo. Exemplos: inulina, maltodextrina, oligofrutose
Inulina: prebiótico, fibra alimentar e funcional. Influencia a função intestinal aumentando a frequência de evacuações em situações de constipação e à diminuição sérica de triglicerídeos e colesterol sérico.
Maltodextrina: considerado de moderada absorção pelo organismo e de fácil digestão e boa taxa de esvaziamento gástrico. Sua principal origem é do amido de milho.
Polissacarídeos:
Carboidratos complexos, compostos de longas cadeias de monossacarídeos, formadas por mais de 10 monossacarídeos reunidos por meio de ligação glicosídica. Exemplos: amido, pectina, celulose, glicogênio. Amido: polissacarídeo mais abundante na alimentação. É ocmposto por dois polímeros de glicose:
-Amilose: cadeia linear com ligações alfa 1,4, representa 15-20%;
- Amilopectina: cadeia ramificada com ramificações a cada 24-30 unidades de glicose com ligações alfa 1,6 no ponto de ramificação. Representa 80-85%.
O AMIDO é encontrado nos alimentos em forma de grânulos cristalinos. É geralmente ingerido cozido \u2013 o calor gelatiniza os grânulos \u2013 favorecendo a ação das enzimas. Caso seja resfriado ocorre recristalização (Retrogradação)
A velocidade com o qual o amido é digerido in vitro, divide-se em:
\u2022 Amido rapidamente digerível: quando submetido à incubação com amilase pancreática e glicosidase converte-se em glicose em 20 minutos;
\u2022 Lentamente digerível: nas condições anteriores é convertido em glicose em 120 minutos;
\u2022 Amido resistente (AR): que resiste a ação das enzimas digestivas.
CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS DE ACORDO COM A DIGESTIBLIDADE
Carboidratos digeríveis: sofrem degradação das enzimas humanas. Ex: amido, sacarose, lactose, maltose e isomaltose; 
Carboidratos parcialmente digeríveis: são potencialmente digeríveis, mas por alguma razão não sofrem digestão no intestino delgado. Ex: amido resistente; 
Carboidratos indigeríveis: incapazes de sofrer degradação pelas enzimas digestivas humanas.
FIBRAS ALIMENTARES
Fibras dietéticas: carboidratos não digeríveis e lignina, intrínsecos e intactos nas plantas; 
Fibras funcionais: carboidratos não digeríveis isolados que podem exercer efeitos fisiológicos benéficos a saúde humana; 
Fibras totais: somatório das fibras dietéticas e fibras funcionais.
FIBRAS: São de origem vegetal, São carboidratos ou derivados com exceção da lignina, Resistem à hidrólise pelas enzimas digestivas humanas , Chegam intactas no cólon, Podem ser hidrolisadas e fermentadas pela flora bacteriana.
Classificação de acordo com a solubilidade da água:
SOLÚVEIS:
São fibras com a capacidade de se ligar à água e formar gás.
Principais efeitos:
 Retardam o esvaziamento gástrico; Reduzem a diarreia; Diminui o pH do cólon; Aumenta a tolerância a glicose; Melhoram a proteção contra a infecção; Responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal; Redução do colesterol.
Ácidos graxos de cadeia curta (AGCC)
Butirato, acetato e propionato: são produzidos pela fermentação das fibras solúveis pelas bactérias benéficas e funcionam como combustível pelas células instestinais.
Funções:
-Ácido butírico ou butirato: substrato energético preferido pelos colonócitos;
- Acetato e propionato: são utilizados pelo fígado para a produção de energia, a partir daí são formados a glutamina, glutamato e acetoacetato que são combustíveis preferidos pelos enterócitos.
Os ácidos graxos de cadeia curta também diminuem o pH intestinal, inibindo a conversão de ácidos biliares primários em secundários, assim resulta em menor absorção de gorduras e colesterol; o pH baixo é importante para a expressão de enzimas que degradam carcinógenos.
Atuação das fibras
O consumo de 25-50g de aveia está associado com modesta, mas significante redução no risco de doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol total e LDL
Devido a atuação da absorção dos sais biliares E aumento da excreção fecal de ácidos biliares
O colesterol endógeno passa a ser usado para a síntese de novo de ácidos biliares
Controlam o colesterol sérico através de 3 vias:
\u2022\uf0ada perda fecal de ác. Biliares \u2192 \uf0ad produção
janaina
janaina fez um comentário
Perfeito!
3 aprovações
Carregar mais