Buscar

cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	A construção de frases em Libras é estruturada a partir de espaços visuais, ou seja, se utiliza do espaço para
dar coerência e coesão às palavras que formam uma sentença. Assim, uma ordem recorrente é a organizada
em tópico-comentário. Assinale a alternativa que exemplifica uma ordem tópico-comentário: Comer banana, o macaco gosta.
	A comunidade surda tem caracterisristicas próprias e a lingua de sinais, como as outras linguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de 2 culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como: Bilinguismo e biculturalismo
	A formação de sentenças em LIBRAS ocorre seguindo uma estrutura própria das Línguas de Sinais, ou seja, na LIBRAS a ordem básica é a ordem direta, seguindo a ordem a sentença é Sujeito - Verbo - Objeto. Das sentenças abaixo, identifique a que mais é utilizada, isto é, aquela que aparece Na LIBRAS sem restrições. O Menino comeu a fruta.
	A datilologia da palavra abaixo refere-se: Alimento
	A datilologia é apenas um recurso na fronteira linguística entre a LIBRAS e qualquer outro idioma oral. Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português. No caso da LIBRAS, os empréstimos linguísticos do Português são efetuados por meio de: Soletração Manual
	A ordem SVO (sujeito, verbo, objeto) caracteriza, tanto nas línguas orais como nas línguas de sinais, uma ordem:Linear, por assim dizer, base e comum a todas as línguas. 
	A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), fundamentada nos Direitos Humanos, no campo dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, tem em seu Artigo 24 a confirmação de uma série de princípios sobre a educação inclusiva que agora estão garantidos no Brasil. Essa situação é possível porque a Convenção promulgada em 2006, pela ONU I. foi ratificada pelo Governo Federal Brasileiro em 2008 e tornou-se um Decreto Legislativo, após sua aprovação no Senado e na Câmara Federal. II. poderá ser incluída como Emenda Constitucional na atual Constituição Federal de 1988; no entanto, será facultado aos Estados e Municípios o seu cumprimento. III. foi ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo no 186 de 2008, que deverá ser aplicado como legislação vigente e válida para todo território nacional. IV. ainda não foi ratificada, pois o Brasil não concordou, em 2007, com seu Protocolo Facultativo, assim como com a exigência de inclusão escolar desde o ensino fundamental até o nível universitário, de pessoas com deficiências múltiplas. V. está em vigor no Brasil, assim como seu Protocolo Facultativo, e reafirma a necessidade deste Estado Parte de cumprimento da não exclusão de pessoas com deficiência do sistema geral de educação. Estão corretas APENAS as afirmativas(Questão 35 do concurso público da Sec.Est. de educação de São Paulo) I, III e V.
	A SEESP/MEC, ao abordar questões relacionadas à utilização da LIBRAS, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explicita o papel do professor, tanto para aprendizagem desta língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas. Neste contexto é possível afirmar que(QUESTÃO 50 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP) o professor fluente em LIBRAS é o mais habilitado para transmitir conhecimentos aos alunos surdos.
	A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que ¿Entende-se como a forma de comunicação e
expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil¿. Assinale a ÚNIC A opção correta: Língua Brasileira de Sinais
	A LIBRAS (língua brasileira de sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:Da Lei 10.436/2002.
	A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
	A leitura e a escrita são certamente dois aspectos que preocupam os educadores de surdos. Devido aos
resultados insatisfatórios obtidos com a maior parte dos alunos, Geraldi, 1993 (In: Góes, 1996) cita três
práticas que o professor deveria privilegiar em relação ao Ensino da Língua Portuguesa. São elas:(QUESTÃO 52 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP)leitura dos textos, produção de textos e análise linguística.
	A linguagem marca o ingresso do homem à sua cultura, construindo-o como sujeito capaz de transformar seu meio social. O principal desafio de uma educaçãobilíngüe-bicultural para surdos é enfrentar o fato de ter que promover a aquisição de uma primeira língua e por meio dela, sua cultura. Assim, a chamada cultura surda, apoiada pela língua, desenvolveu formas distintas em seu cotidiano. Dentre elas tem-se:Campainha com iluminária e TDD.
	A linguagem participa da constituição do pensamento e resulta sobre as funções mentais. A fala precisa se desenvolver como recurso necessário e interessante para a vida da criança surda. Segundo Vygostsky, o método oral I. é caracterizado como mecânico, artificial e treinamento árduo de articulação de sons. II. impede que as escolas residenciais preservem a comunidade de surdos. III. ensina a criança surda a pronunciar palavras e não a falar. IV. é importante para avaliar, classificar e educar as crianças surdas. A afirmação correta abaixo é: I e III, apenas.
	A fluência em LIBRAS não implica:A uso de leitura labial.
	A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos
parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a
ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda: A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
	A marcação Pronominal que apresenta indicação, de inclusão da pessoa que fala na LIBRAS ou a inclusão de
uma determinada quantidade de pessoas pode ser chamada de :Dual - Trial- Quadrial
	A respeito da profissão de Intérprete de LIBRAS, NÃO é admissível que esse
profissional:Encoraje, a favor de si mesmo, pessoas surdas a buscarem decisões de ordem legal.
	A respeito dos sujeitos que dominam e usam a LIBRAS, são:Sinalizantes
	A Resolução SE no 11, de 31/01/2008 afirma que o objetivo da implementação dos Serviços de Apoio
Pedagógico Especializado (SAPEs) é o de melhorar a qualidade da oferta da educação especial na rede estadual de ensino, viabilizando-a por uma reorganização que, favorecendo a adoção de novas metodologias de trabalho, leve à inclusão do aluno em classes comuns do ensino regular. Para atender a este objetivo, as SAPEs nas unidades escolares têm critérios de organização. Assinale a alternativa que NÃO expressa um destes critérios: (QUESTÃO 34 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEC.EST.DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO) A constituição da turma da sala de recursos da classe com professor especializado e da itinerância
deverá observar o atendimento a alunos de todas as áreas da deficiência.
	A sigla apresentada em datolologia significa:(3) ONU
	A que instrumento musical corresponde a datilologia abaixo:Flauta
	A datilologia representada abaixo corresponde ao nome de qual área:(8):Área esportiva
	Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual, refere-se a um:Lugar onde se guardam veículos.
	A palavra apresentada em datilologia, abaixo, corresponde ao nome de:Uma cor
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual, quando transcrita para o portugues escrito lê se: Trufa
	A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto. (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 40)Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
	Ao analisarmos as características principais dos seres humanos, logo destacamos o fato de que o homem é dotado de faculdade da linguagem. Isto o diferencie dos demais seres em função da complexidade dessa faculdade em relação à de qualquer outro ser. Aquilo que chamamos de faculdade da linguagem diz respeito a um sistema inato que, quando ativado, possibilidade o surgimento das diferentes: Línguas.
	Antes mesmo de falarmos, já possuímos um sistema mental através do qual estruturamos nosso pensamento e nosso conhecimento de mundo. Dessa forma, cada povo desenvolve uma língua específica. Assinale a alternativa na qual a sigla corresponde à língua de sinais adquirida pela maioria das crianças surdas no Brasil:LIBRAS.
	Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de ¿apontar¿ em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
	Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte. Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva 
	Assinale a opção CORRETA, segundo a área de conhecimento descrito no enunciado a seguir. "Numa perspectiva sociolinguística, podemos pensar a língua da seguinte maneira":Como meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social.
	As artes, sobre tudo as visuais, surgem como um canal capaz de gerar mudanças...Os estimulos visuais são ainda mais importantes, pois não sua principal forma de comunicação com o mundo, já que seus olhos fazem tambem o papel dos ouvidos. Além disso, a participação em atividades culturais estimula a criatividade e o pensamento critico, contribuido com o desinvolvimento com cada um 
	As deficiencias são manifestadas inseridas no contexto da diversidade Humana. Assinale a opção Incorreta: A concepção de diversidadeHumana não legitima a crença de que todas as pessoas tem direito de participar ativamente da sociedade
	As palavras das línguas são agrupadas e organizadas em classes específicas. Essa organização ocorre em categorias gramaticais. Na gramática da LIBRAS, os pronomes QUE e QUEM: São utilizados no início ou final da frase, dependendo do contexto, caracterizam-se, essencialmente, pela expressão facial interrogativa feita simultaneamente ao pronome.
	Cecilia Goes aponta o relato de Gessueli (1988)...e os enunciados são compostos com o predominio de nomes que, por vezes, substituem verbos.
	Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que(QUESTÃO 55 DO CONCURSO PÚBLICO SEESP 2009) é a melhor opção educacional para a criança surda.
	Com a criação de imagens e a divulgação das mesmas, pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Elas passam, assim, a inserir seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. (http://www.todosnos.unicamp.br/Helena Bezerra) Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	Com base na afirmação de Heidegger ¿Uma fronteira não é o ponto onde algo termina, mas, como os gregos reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente.¿, discorra sobre cultura e identidade surda O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções. 
	Com base nos estudos realizados na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão, quais são os tipos de
verbos e seus respectivos conceitos presentes na LIBRAS? Verbos direcionais que possuem marcas de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto; verbos não direcionais que não possuem marcas de concordância, não se flexionam em pessoa, número e não tomam afixos locativos.
	Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que(QUESTÃO 55 DO CONCURSO PÚBLICO SEESP 2009)é a melhor opção educacional para a criança surda.
	Com base na afirmação de Heidegger ¿Uma fronteira não é o ponto onde algo termina, mas, como os gregos
reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente.¿, discorra sobre cultura e identidade surda: O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções. 
	Com base na aula 3, discorra sobre políticas linguísticas e sua importância na Educação de surdos.A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do
sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educação, seria pensar criação de um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, por meio de ações legais que legitima o sujeito.
	Como artefatos culturais da comunidade surda temos os seguintes elementos, EXCETO: Aparelho auditivo
	Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS? O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	Complete a lacuna. ¿É somente ao perceber o outro como diferente, que pode nascer, no sujeito, sua consciência identitária...É o que se chama de princípio de alteridade
	De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como:A língua utilizada nas comunidades de surdos.
	Descreva o que é Identidade surda.As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.
	Defina Datilologia e sua função como empréstimo linguístico na língua brasileira de sinais.Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios.
	De maneira geral, a surdez pode ser entendida a partir de pelo menos dois modelos: o clínico-patológico e o sociocultural. Marque a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva do segundo modelo citado em relação à surdez Considera as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, vendo a surdez como diferença.
	Discorra sobre a importância da LIBRAS como fator de interação social e comunicacional para os surdos, sob as perspectivas linguísticas aplicadas à LIBRAS estudadas na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão.LIBRASalém de um sistema complexo de regras gramaticias, também é uma atividade social usada para realizar ações através da interação social e cognitiva entre os falantes. Deve-se Considerar as situações contextuais de interlocução que se realiza a interação linguística e a influência de diversas outros aspectos presentes.
	1- EM Língua Portuguesa
o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	Em 1880 houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino: Oralismo
	Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda: Mudo e ineficiente.
	Em LIBRAS podem ser identificadas categorias similares àquelas que encontramos nas línguas orais. Se nos ocuparmos em descrever as partes do discurso da língua de sinais, encontraremos os seguintes itens lexicais (sinais), EXCETO: Artigos
	Em Libras em prática a Informação Linguística acerca de a palavra"Mãe" aclara que:É sinalizada de diferente forma por surdos crianças e surdos adultos.
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:compõe a produção de sinais.
	Em datilologia corresponde em português a:Processo
	Em datilologia completa o provérbio:Mais vale um ___________ na mão do que dois voando.
	Em Informação Linguística (IL) tem-se que "as frases em Libras, muitas vezes, omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa; em outras palavras, são construções sintéticas, econômicas. [...] Quer um exemplo? Em português, dizemos ¿qual é o seu nome?¿. Em Libras, basta sinalizar:Seu nome?
	Em pesquisa realizada por Góes (2002), puderam ser notadas como caraterísticas de construção do português
 I. muitos erros de ortografia; II. omissão de preposições; III. terminação verbal não correspondente à pessoa do verbo; IV. flexão inadequada de adjetivos e artigos; V. uso correto do pronome do caso oblíquo.
 Está correto o contido apenas em(QUESTÃO 54 DO CONCURSO PÚBLICO SEESP 2009) II, III e IV.
	Existem três correntes educacionais com indicadas para escola de surdos:
I. Oralismo: O propósito terapêutico é tratar e reduzir os déficits, considerando que a criança precisa de
treinamento auditivo e desenvolver a leitura orofacial.
II. Comunicação Total: Os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o
bilinguismo pode ser incorporado.
III. Bilinguismo: A língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua
portuguesa é a segunda língua.
Está correto o que se afirma emI, II e III
	Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda:Mudo e ineficiente.
	Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21, para o cargo de Intérprete de LIBRAS) Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios
	Enquanto as línguas orais são apresentadas na modalidade auditivo-oral, as línguas de sinais se apresentam na modalidade visual-espacial. Apesar dessa diferença na modalidade de percepção e produção entre línguas de sinais e línguas orais, elas possuem os mesmos princípios subjacentes à estrutura gramatical. Entretanto,algumas singularidades linguísticas distingum uma língua da outra, dentre elas estão so Classificadores. Com base nesse texto, responda às seguintes perguntas: a) O que é um Classificador? Quais suas funções naLIBRAS? Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua.Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo.Os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Ajudam construir sua estrutura sintática, através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais altamente abstratas
	Estudos sugerem que pessoas surdas apresentam dificuldades no uso da linguagem escrita. Góes, 1996, ao relatar uma experiência de alfabetização com essa população, conclui que(QUESTÃO 51 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP) um dos problemas está nas mediações sociais e nas práticas pedagógicas, que fracassam também na alfabetização de ouvintes.
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, isoespacial.
	Identifique o nome próprio masculino que aparece em datilologia abaixo: Vicente
	Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:Vicentina
	Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda. Cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua, situação econômica, etnia, identidade. Ou seja, o fracasso ou sucesso escolar está relacionado a:desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinte.
	Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cor:Vermelho
	Marque a alternativa CORRETA sobre a arte e cultura surda:A arte e cultura surda são transmitidas principalmente pela língua de sinais e se preservam pela relação entre sujeitos surdos em associações e escolas que tenham a língua de sinais como língua de instrução.
	Marque a alternativa em que a datilologia da palavra corresponde a uma espécie de animais:Répteis
	Marque a alternativa que faz referência ao significado da palavra abaixo:um país
	Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO: Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca. 
	Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43) A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
	Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :Banana
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de forma geométrica:Quadrado
	Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao nome que se atribui à peculiaridade lingüística relativa ao fato de a mão estar voltada para uma determinada direção no momento da produção do sinal:Orientação
	Marque a alternativa que melhor completa a frase abaixo. No que diz respeito à diferença entre os termos ¿cultura surda¿ e ¿cultura dos surdos¿, pode-se dizer que esta última surge dentro das instituições especializadas que procuravam fazer uma Higienização Social.
	Marque a alternativa que não corresponde as características dos verbos na LIBRAS: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 51, adaptada)Verbos direcionais são aqueles em que a direção do movimento não marcam no ponto inicial da frase o sujeito e no final o objeto.
	Marque a alternativa em que o verbo indicado NÃO é direcional:Falar.
	Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :Batata
	Marque a alternativa que corresponde à classificação da palavra abaixo: (8)Animal 
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de uma parte do corpo humano:Fígado
	Marque a alternativa
em que a datilologia representada abaixo corresponde ao "formato" que as mãos assumem no momento da produção de sinais:Configuração de Mão
	Marque a alternativa correta em que a datilologia abaixo apresentada corresponde ao nome de um eletrodoméstico:Batedeira
	Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:Livre
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome do elemento linguístico
formador do léxico das línguas de sinais Sinal
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de um membro da família:Pai
	Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO:Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca.
	Muitas pessoas confundem os conceitos entre Datilologia e Configuração de Mãos, assim as concepções que as distinguem são, exceto:Datilologia são os gestos da LIBRAS. 
	Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado.(9) Alambique
	Na datilologia abaixo temos a palavra:(8) Melancia
	Na casa de surdos a campainha, ao invés de sonora, funciona através do piscar de luzes.
Os surdos usam celular para se comunicar, mas somente através de mensagens Para um surdo não é falta de educação fazer barulho ao tomar líquidos Surdomudo
	Na sentença em LIBRAS "PESQUISAR ELA NÃO-GOSTAR" (=pesquisar, ela não gosta) temos a seguinte estrutura: Tópico-comentário porque o verbo está deslocado à esquerda.
	Na segunda metade do século XVIII havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa.
Assinale a alternativa correta: "O Método Francês" e o "Método Alemão"
	Nas comunidades dos surdos é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também
identificando seu: Sinal.
	No que diz respeito ao conjunto de hábitos específicos das comunidades onde se forma a dita ¿cultura surda¿, tem-se os que seguem abaixo, EXCETO:Utilização de buzina luminosa nos carros.
	No que diz respeito à linguística das línguas de sinais, assinale a alternativa INCORRETA: (Concurso público da UFTM/2009, questão 37)As línguas de sinais são sistemas linguísticos que derivaram das línguas orais e que fluíram de uma necessidade natural de comunicação entre as pessoas surdas.
	O artigo 4o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) explicita o dever do Estado para com a
efetivação da educação escolar pública, indicando a oferta de atendimento educacional especializado gratuito
aos educandos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. O artigo 59 irá explicitar, por sua vez, o papel dos sistemas de ensino para que a permanência do aluno da educação especial ocorra num processo de igualdade com os demais alunos. Desta forma, pode-se afirmar que os procedimentos que devem estar presentes nas formulações das políticas educacionais são:
I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas
necessidades.
II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino
fundamental em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar
para os superdotados.
III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
IV. preparação para o trabalho, que deve ser realizada em articulação com os órgãos oficiais afins, para
programas e benefícios permanentes.
V. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular, para aqueles que comprovarem condições de continuidade em todas as etapas da educação básica.
Estão corretas APENAS as afirmativas:(Questão 31 do concurso público Sec. Est.Educação de São Paulo) I, II, III.
	O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade: Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
	O INES Instituito Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por: Ernest Huet
	Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos¿. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:Um minoria linguística.
	O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratados nesse Decreto:Possibilidade de implante coclear para surdos.
	O que são construções com FOCO na língua de sinais? Dê exemplos.As construções com Foco são aquelas que apresentam constituintes duplicados dentro da mesma oração. Essas cópias ocorrem quando o constituinte é enfatizado, mas de forma diferente da ênfase dada aos tópicos. O foco é gerado quando há uma informação interpretada com entonação mais marcada, ou seja, focalizada.EU PERDER LIVRO PERDER
	O intérprete não ¿empresta¿ apenas os ouvidos e as mãos aos surdos. Para desempenhar bem sua tarefa, ele coloca à disposição muitas outras habilidades e competências (intelectuais, corporais, etc.). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências exigidas de um intérprete de LIBRAS:Capacidade de suprimir ou adicionar informações ao conteúdo interpretado.
	O que é uma ordem em tópico-comentário?O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. A marca de tópicos delimita as fronteiras de topicalização na língua de sinais brasileir: somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na língua barsileira de sinais, os tópicos estão associados com posições argumentais
	O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:Como um batismo.
	O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
	O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que:O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
	O método Oralista simplesmente desconsiderava questões relacionadas à cultura e à comunidade surda. Em oposição a essa metodologia surgiu uma proposta que permitiu o uso da língua de sinais pelos sujeitos surdos como língua natural e primeira. Que proposta seria esta?Bilingüismo.
	Os principais níveis de descrição da LIBRAS são:Sintático, semântico, pragmático e quirológico.
	O termo ¿sujeito sinalizante¿, usado nesta disciplina, faz referência:A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
	Para a Antropologia, ¿todas as pessoas, à medida que participam de grupos e da sociedade global, possuem cultura.¿ (LAKATO, 1982, 122), que independe do acumulo de conhecimento teórico-acadêmico, mas, sim, de ¿conjunto complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (idem,). A despeito da cultura surda é correto afirmar, EXCETO:A cultura surda justifica-se pelo uso de aparelho auditivos e leitura labial.
	Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como
sinônimo o termo:Surdo oralizado.
	Para Stainback & Stainback, o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas,
e, quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola. Este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo
professor, recepção pelos alunos e atividades que exercitam os termos, conceitos e as habilidades essenciais à matéria. Segundo estes autores, tal visão de currículo NÃO é progressista porque(Questão 37 do concurso
público da Sec.Est. de Educação de São Paulo)a tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pré-definido.
	Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141) ¿A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística¿. Com base nesse conceito: A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação. 
	Pode-se dizer que entender a LIBRAS como um conjunto de gestos e pantomimas caracteriza:Um mito.
	Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:Estratégia de manutenção do preconceito
	
Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos
básicos, a expressão “oportunidades iguais para todos” implica:Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	Quais são os artefatos culturais da comunidade surda? Família, literatura surda, vida socila e esportiva, artes visuais, política, materiais, experiência visual, língua, valores atribuídos aos fatos, situações, contextos, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores.
	Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais? Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão ¿oportunidades iguais para todos¿ implica:Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença
	Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
	São considerados aspectos dos Classificadores (CL) na LIBRAS, exceto: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 52) O Classificador não possui ligação com os verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)Ponto de articulação e orientação. 
	Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades, a LIBRAS: Não pode ser classificada como universal, diferindo das demais línguas de sinais do mundo. 
	Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	Segundo a Deliberação no 68/2007, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo: Os alunos que não
puderem ser incluídos em classes comuns, em decorrência de severa deficiência mental ou grave deficiência
múltipla, ou mesmo apresentarem comprometimento de aproveitamento escolar em razão de transtorno
invasivo do desenvolvimento, poderão contar, na escola regular, em caráter de excepcionalidade e
transitoriedade, com o atendimento em classe regida por professor especializado, observado o disposto no
Parágrafo Único, do Art. 4o, desta Deliberação. Esta situação, segundo a Deliberação, deve ocorrer em caráter de excepcionalidade, considerando-se que(Questão 33 do concurso público da Sec.Est. de Educação de São Paulo) os recursos pedagógicos necessários para manutenção do aluno em classe regular foram esgotados.
	Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais que tipos de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressas em leis podem suscitar:Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
	Segundo a Lei 10436/2002:A LIBRAS não substitui a modalidade escrita da língua portuguesa
	Segundo a aula 6 de nossa disciplina LIBRAS, podemos identificar na língua de sinais todas as categorias gramaticais conhecidas nas línguas orais. No entanto, por uma particularidade da LIBRAS, algumas dessas categorias sofrem modificações em seus conceitos. Marque a opção responsável por essa alteração conceitual.Modalidade viso-espacial.
	Segundo Vygotsky e Bakthin (In: Goldfeld, 1997), o termo FALA refere-se à produção de linguagem pelo falante nos momentos de diálogo. Nos estudos sobre a surdez a FALA pode ser utilizada, átravés do canal audiofonatório e do espaço visomanual.
	Segundo Behares, 1993 (In: Góes, 1996), os estudos sobre a aquisição da língua de sinais pela criança surda são necessários para se entender que: a criança surda não é deficiente na esfera linguístico¿ comunicativa ou na construção da identidade social.
	Signwriting torna-se mais um artefato da chamada ¿cultura surda¿ Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que: A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
	Sobre o conceito de Identidade Surda, está correto afirmar que:Os surdos foram uma comunidade autêntica: língua, cultura, identidade próprias
	Sobre os mitos. É uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz.Dentro dessa premissa, os "mitos" relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessasdesastrosas visões errôneas na sua vida social
	Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001)
	Sobre a Libras é incorreto: É uma linguagem e uma forma de comunicação não verbal
	Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa,
se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
	Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que: Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos
	Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à lingua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Marque a opção INCORRETA: Os surdos não formam uma identidade linguística e cultural
	Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Para ele:A língua de sinais é a sua língua natural e deve ser apreendida como sua primeira língua.
	"Todo processo de valorização da espécie humana por ela mesma acontece quando estamos dentro de uma ação de convivência. Conviver desmistifica tudo que preconcebemos sobre o Outro. Isso se dá em qualquer instância social."A que movimento social esta se referindo texto em destaque: Inclusão
	Uma criança surda da 2a série escreveu : ¿O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos¿. (C.R. - 2ª série) O professor de surdos deverá
avaliar a escrita dessa criança de acordo com a proposta do MEC/ SEESP (2006) a partir(QUESTÃO 53 DO CONCURSO PÚBLICO A SEESP) dos aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do texto.
	Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identificá-las, está em referir-se aos surdos como:Surdo-mudo.
	Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35)Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
	Várias perspectivas podem descrever a língua que privilegiam seus aspectos, suas formas de manifestação, etc. Podemos, por exemplo, pensar na língua como um meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social¿. Segundo a afirmativa supracitada, temse que :A libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros. Quanto aos seus aspectos, é importante salientar quehá variações em todos os níveis sociais, pois seu valor social difere a cada grupo, dentre os aspectos de variações, se destacam o regionalismo e a faixa etária dos surdos.
	Vimos na aula 1 que ¿A rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência.¿ Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência: Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
	Vimos que a estruturação das sentenças em LIBRAS quanto à ordem das palavras, inclusive do sujeito, é diferente daquela do português e que inclusive as marcas de flexão são bastante específicas da modalidade visual-espacial de língua. Marque a única alternativa que justifica essa afirmação. Porque se apoiam na direcionalidade do movimento do sinal. 
	 
	
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais