cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão

cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.557 materiais87.996 seguidores
Pré-visualização6 páginas
o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	Em 1880 houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino: Oralismo
	Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda: Mudo e ineficiente.
	Em LIBRAS podem ser identificadas categorias similares àquelas que encontramos nas línguas orais. Se nos ocuparmos em descrever as partes do discurso da língua de sinais, encontraremos os seguintes itens lexicais (sinais), EXCETO: Artigos
	Em Libras em prática a Informação Linguística acerca de a palavra"Mãe" aclara que:É sinalizada de diferente forma por surdos crianças e surdos adultos.
	Em se tratando da LIBRAS, a expressão facial:compõe a produção de sinais.
	Em datilologia corresponde em português a:Processo
	Em datilologia completa o provérbio:Mais vale um ___________ na mão do que dois voando.
	Em Informação Linguística (IL) tem-se que "as frases em Libras, muitas vezes, omitem algumas palavras que são usadas na língua portuguesa; em outras palavras, são construções sintéticas, econômicas. [...] Quer um exemplo? Em português, dizemos ¿qual é o seu nome?¿. Em Libras, basta sinalizar:Seu nome?
	Em pesquisa realizada por Góes (2002), puderam ser notadas como caraterísticas de construção do português
 I. muitos erros de ortografia; II. omissão de preposições; III. terminação verbal não correspondente à pessoa do verbo; IV. flexão inadequada de adjetivos e artigos; V. uso correto do pronome do caso oblíquo.
 Está correto o contido apenas em(QUESTÃO 54 DO CONCURSO PÚBLICO SEESP 2009) II, III e IV.
	Existem três correntes educacionais com indicadas para escola de surdos:
I. Oralismo: O propósito terapêutico é tratar e reduzir os déficits, considerando que a criança precisa de
treinamento auditivo e desenvolver a leitura orofacial.
II. Comunicação Total: Os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o
bilinguismo pode ser incorporado.
III. Bilinguismo: A língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua
portuguesa é a segunda língua.
Está correto o que se afirma emI, II e III
	Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda:Mudo e ineficiente.
	Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21, para o cargo de Intérprete de LIBRAS) Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios
	Enquanto as línguas orais são apresentadas na modalidade auditivo-oral, as línguas de sinais se apresentam na modalidade visual-espacial. Apesar dessa diferença na modalidade de percepção e produção entre línguas de sinais e línguas orais, elas possuem os mesmos princípios subjacentes à estrutura gramatical. Entretanto,algumas singularidades linguísticas distingum uma língua da outra, dentre elas estão so Classificadores. Com base nesse texto, responda às seguintes perguntas: a) O que é um Classificador? Quais suas funções naLIBRAS? Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua.Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo.Os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Ajudam construir sua estrutura sintática, através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais altamente abstratas
	Estudos sugerem que pessoas surdas apresentam dificuldades no uso da linguagem escrita. Góes, 1996, ao relatar uma experiência de alfabetização com essa população, conclui que(QUESTÃO 51 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP) um dos problemas está nas mediações sociais e nas práticas pedagógicas, que fracassam também na alfabetização de ouvintes.
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, isoespacial.
	Identifique o nome próprio masculino que aparece em datilologia abaixo: Vicente
	Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:Vicentina
	Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda. Cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua, situação econômica, etnia, identidade. Ou seja, o fracasso ou sucesso escolar está relacionado a:desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinte.
	Marque a alternativa em que a datilologia apresentada corresponde ao nome de uma cor:Vermelho
	Marque a alternativa CORRETA sobre a arte e cultura surda:A arte e cultura surda são transmitidas principalmente pela língua de sinais e se preservam pela relação entre sujeitos surdos em associações e escolas que tenham a língua de sinais como língua de instrução.
	Marque a alternativa em que a datilologia da palavra corresponde a uma espécie de animais:Répteis
	Marque a alternativa que faz referência ao significado da palavra abaixo:um país
	Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO: Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca. 
	Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43) A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
	Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :Banana
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de forma geométrica:Quadrado
	Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao nome que se atribui à peculiaridade lingüística relativa ao fato de a mão estar voltada para uma determinada direção no momento da produção do sinal:Orientação
	Marque a alternativa que melhor completa a frase abaixo. No que diz respeito à diferença entre os termos ¿cultura surda¿ e ¿cultura dos surdos¿, pode-se dizer que esta última surge dentro das instituições especializadas que procuravam fazer uma Higienização Social.
	Marque a alternativa que não corresponde as características dos verbos na LIBRAS: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 51, adaptada)Verbos direcionais são aqueles em que a direção do movimento não marcam no ponto inicial da frase o sujeito e no final o objeto.
	Marque a alternativa em que o verbo indicado NÃO é direcional:Falar.
	Marque a alternativa em que no português corresponde ao nome soletrado em datilologia :Batata
	Marque a alternativa que corresponde à classificação da palavra abaixo: (8)Animal 
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de uma parte do corpo humano:Fígado
	Marque a alternativa