cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão

cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.542 materiais87.963 seguidores
Pré-visualização6 páginas
em que a datilologia representada abaixo corresponde ao "formato" que as mãos assumem no momento da produção de sinais:Configuração de Mão
	Marque a alternativa correta em que a datilologia abaixo apresentada corresponde ao nome de um eletrodoméstico:Batedeira
	Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:Livre
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome do elemento linguístico
formador do léxico das línguas de sinais Sinal
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de um membro da família:Pai
	Marque a alternativa que mais corretamente descreve o sinal para a palavra SURDO:Uma das mãos assume a mesma configuração da letra d e toca a orelha e logo depois a boca.
	Muitas pessoas confundem os conceitos entre Datilologia e Configuração de Mãos, assim as concepções que as distinguem são, exceto:Datilologia são os gestos da LIBRAS. 
	Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado.(9) Alambique
	Na datilologia abaixo temos a palavra:(8) Melancia
	Na casa de surdos a campainha, ao invés de sonora, funciona através do piscar de luzes.
Os surdos usam celular para se comunicar, mas somente através de mensagens Para um surdo não é falta de educação fazer barulho ao tomar líquidos Surdomudo
	Na sentença em LIBRAS "PESQUISAR ELA NÃO-GOSTAR" (=pesquisar, ela não gosta) temos a seguinte estrutura: Tópico-comentário porque o verbo está deslocado à esquerda.
	Na segunda metade do século XVIII havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa.
Assinale a alternativa correta: "O Método Francês" e o "Método Alemão"
	Nas comunidades dos surdos é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também
identificando seu: Sinal.
	No que diz respeito ao conjunto de hábitos específicos das comunidades onde se forma a dita ¿cultura surda¿, tem-se os que seguem abaixo, EXCETO:Utilização de buzina luminosa nos carros.
	No que diz respeito à linguística das línguas de sinais, assinale a alternativa INCORRETA: (Concurso público da UFTM/2009, questão 37)As línguas de sinais são sistemas linguísticos que derivaram das línguas orais e que fluíram de uma necessidade natural de comunicação entre as pessoas surdas.
	O artigo 4o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) explicita o dever do Estado para com a
efetivação da educação escolar pública, indicando a oferta de atendimento educacional especializado gratuito
aos educandos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. O artigo 59 irá explicitar, por sua vez, o papel dos sistemas de ensino para que a permanência do aluno da educação especial ocorra num processo de igualdade com os demais alunos. Desta forma, pode-se afirmar que os procedimentos que devem estar presentes nas formulações das políticas educacionais são:
I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas
necessidades.
II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino
fundamental em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar
para os superdotados.
III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
IV. preparação para o trabalho, que deve ser realizada em articulação com os órgãos oficiais afins, para
programas e benefícios permanentes.
V. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular, para aqueles que comprovarem condições de continuidade em todas as etapas da educação básica.
Estão corretas APENAS as afirmativas:(Questão 31 do concurso público Sec. Est.Educação de São Paulo) I, II, III.
	O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade: Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
	O INES Instituito Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por: Ernest Huet
	Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos¿. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:Um minoria linguística.
	O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratados nesse Decreto:Possibilidade de implante coclear para surdos.
	O que são construções com FOCO na língua de sinais? Dê exemplos.As construções com Foco são aquelas que apresentam constituintes duplicados dentro da mesma oração. Essas cópias ocorrem quando o constituinte é enfatizado, mas de forma diferente da ênfase dada aos tópicos. O foco é gerado quando há uma informação interpretada com entonação mais marcada, ou seja, focalizada.EU PERDER LIVRO PERDER
	O intérprete não ¿empresta¿ apenas os ouvidos e as mãos aos surdos. Para desempenhar bem sua tarefa, ele coloca à disposição muitas outras habilidades e competências (intelectuais, corporais, etc.). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências exigidas de um intérprete de LIBRAS:Capacidade de suprimir ou adicionar informações ao conteúdo interpretado.
	O que é uma ordem em tópico-comentário?O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. A marca de tópicos delimita as fronteiras de topicalização na língua de sinais brasileir: somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na língua barsileira de sinais, os tópicos estão associados com posições argumentais
	O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:Como um batismo.
	O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
	O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que:O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
	O método Oralista simplesmente desconsiderava questões relacionadas à cultura e à comunidade surda. Em oposição a essa metodologia surgiu uma proposta que permitiu o uso da língua de sinais pelos sujeitos surdos como língua natural e primeira. Que proposta seria esta?Bilingüismo.
	Os principais níveis de descrição da LIBRAS são:Sintático, semântico, pragmático e quirológico.
	O termo ¿sujeito sinalizante¿, usado nesta disciplina, faz referência:A todo sujeito que domina e é usuário assíduo da língua de sinais.
	Para a Antropologia, ¿todas as pessoas, à medida que participam de grupos e da sociedade global, possuem cultura.¿ (LAKATO, 1982, 122), que independe do acumulo de conhecimento teórico-acadêmico, mas, sim, de ¿conjunto complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. (idem,). A despeito da cultura surda é correto afirmar, EXCETO:A cultura surda justifica-se pelo uso de aparelho auditivos e leitura labial.
	Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como
sinônimo o termo:Surdo oralizado.
	Para Stainback & Stainback, o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas,