cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão

cola de Tópicos em Libras, Surdez e Inclusão


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.557 materiais87.987 seguidores
Pré-visualização6 páginas
e, quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola. Este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo
professor, recepção pelos alunos e atividades que exercitam os termos, conceitos e as habilidades essenciais à matéria. Segundo estes autores, tal visão de currículo NÃO é progressista porque(Questão 37 do concurso
público da Sec.Est. de Educação de São Paulo)a tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pré-definido.
	Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141) ¿A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística¿. Com base nesse conceito: A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação. 
	Pode-se dizer que entender a LIBRAS como um conjunto de gestos e pantomimas caracteriza:Um mito.
	Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:Estratégia de manutenção do preconceito
	
Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos
básicos, a expressão \u201coportunidades iguais para todos\u201d implica:Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	Quais são os artefatos culturais da comunidade surda? Família, literatura surda, vida socila e esportiva, artes visuais, política, materiais, experiência visual, língua, valores atribuídos aos fatos, situações, contextos, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores.
	Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais? Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal
	Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão ¿oportunidades iguais para todos¿ implica:Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença
	Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
	São considerados aspectos dos Classificadores (CL) na LIBRAS, exceto: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 52) O Classificador não possui ligação com os verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)Ponto de articulação e orientação. 
	Se considerada sob o enfoque sociolinguístico e pensada em suas especificidades, a LIBRAS: Não pode ser classificada como universal, diferindo das demais línguas de sinais do mundo. 
	Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	Segundo a Deliberação no 68/2007, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo: Os alunos que não
puderem ser incluídos em classes comuns, em decorrência de severa deficiência mental ou grave deficiência
múltipla, ou mesmo apresentarem comprometimento de aproveitamento escolar em razão de transtorno
invasivo do desenvolvimento, poderão contar, na escola regular, em caráter de excepcionalidade e
transitoriedade, com o atendimento em classe regida por professor especializado, observado o disposto no
Parágrafo Único, do Art. 4o, desta Deliberação. Esta situação, segundo a Deliberação, deve ocorrer em caráter de excepcionalidade, considerando-se que(Questão 33 do concurso público da Sec.Est. de Educação de São Paulo) os recursos pedagógicos necessários para manutenção do aluno em classe regular foram esgotados.
	Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais que tipos de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressas em leis podem suscitar:Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
	Segundo a Lei 10436/2002:A LIBRAS não substitui a modalidade escrita da língua portuguesa
	Segundo a aula 6 de nossa disciplina LIBRAS, podemos identificar na língua de sinais todas as categorias gramaticais conhecidas nas línguas orais. No entanto, por uma particularidade da LIBRAS, algumas dessas categorias sofrem modificações em seus conceitos. Marque a opção responsável por essa alteração conceitual.Modalidade viso-espacial.
	Segundo Vygotsky e Bakthin (In: Goldfeld, 1997), o termo FALA refere-se à produção de linguagem pelo falante nos momentos de diálogo. Nos estudos sobre a surdez a FALA pode ser utilizada, átravés do canal audiofonatório e do espaço visomanual.
	Segundo Behares, 1993 (In: Góes, 1996), os estudos sobre a aquisição da língua de sinais pela criança surda são necessários para se entender que: a criança surda não é deficiente na esfera linguístico¿ comunicativa ou na construção da identidade social.
	Signwriting torna-se mais um artefato da chamada ¿cultura surda¿ Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que: A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
	Sobre o conceito de Identidade Surda, está correto afirmar que:Os surdos foram uma comunidade autêntica: língua, cultura, identidade próprias
	Sobre os mitos. É uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz.Dentro dessa premissa, os "mitos" relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessasdesastrosas visões errôneas na sua vida social
	Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001)
	Sobre a Libras é incorreto: É uma linguagem e uma forma de comunicação não verbal
	Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa,
se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
	Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que: Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos
	Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à lingua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Marque a opção INCORRETA: Os surdos não formam uma identidade linguística e cultural
	Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Para ele:A língua de sinais é a sua língua natural e deve ser apreendida como sua primeira língua.
	"Todo processo de valorização da espécie humana por ela mesma acontece quando estamos dentro de uma ação de convivência. Conviver desmistifica tudo que preconcebemos sobre o Outro. Isso se dá em qualquer instância social."A que movimento social esta se referindo texto em destaque: Inclusão
	Uma criança surda da 2a série escreveu : ¿O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos¿. (C.R. - 2ª série) O professor de surdos deverá