Buscar

6 Aulas SGI Sistema Gest+â-úo Integrado rev1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
CERTIFICAÇÃO
Processo de recebimento de um certificado, outorgado por um organismo credenciado, independente, mediante a comprovação, por evidências objetivas, da capacidade de uma entidade em responder a determinados requisitos de gestão de forma padronizada.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
PRINCIPAIS CERTIFICAÇÕES
 ISO/NBR 9.001 – QUALIDADE
 ISO/NBR 14.001 – MEIO AMBIENTE
 OHSAS 18.001 – SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
 SA 8000/NBR 16.001 – RESPONSABILIDADE SOCIAL
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
ISO
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. 
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
Órgão Acreditador
Órgão reconhecido nacional e internacionalmente e responsável pela avaliação da competência dos organismos de Certificação.
No Brasil a responsabilidade por esta atribuição é do INMETRO
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
O que é o INMETRO
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). 
Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
Órgão Regulamentador
Órgão reconhecido nacional e internacionalmente pela emissão de Normalização Técnica.
No Brasil a responsabilidade por esta atribuição é da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
O que é a ABNT
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização). 
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
Órgão Certificador
Órgão reconhecido pelo Acreditador e responsável pela Auditoria e emissão do Certificado de Conformidade.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
Órgão Certificador
Principais Órgãos Certificadores no Brasil:
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas (Regulamentadora e Certificadora)
ABS Quality Evaluations RJ 
ABS Quality Evaluations SP 
BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) RJ 
BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) SP 
BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda. 
DNV Det Norske Veritas Soc. Class. de Navios Ltda 
DQS do Brasil S/C Ltda. 
Fundação Carlos Alberto Vanzolini 
Germanischer Lloyd do Brasil Ltda 
Lloyd's Register Quality Assurance RJ 
Lloyd's Register Quality Assurance SP 
SGS ICS Certificadora LTDA. 
UCIEE - União Certificadora 
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
Órgão Certificador
Inicialmente o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) ficou responsável acreditar as empresas. Mas depois, seguindo uma tendência mundial, ele deixou de ter essa função e começou a credenciar instituições para fazer isso. Assim, existem em torno de três entidades brasileiras que estão credenciadas. A Fundação Vanzolini foi a primeira delas, quando obteve o credenciamento em 1990. As outras entidades certificadoras são a União Certificadora e a Associação Brasileira de Normas Técnicas. 
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
CONCEITOS
ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO
1º ano
2º ano
Pré-Auditoria
Implementação do Sistema de Gestão
Manutenção do Sistema de Gestão (Certificado)
Novo Período de Manutenção do Sistema de Gestão
(Recertificado)
Auditoria de Certificação
Auditoria de Recertificação
Auditorias de Manutenção 
Auditoria Interna
Tratamento das Não-Conformidades
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
HISTÓRICO – ISO 9.000
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
HISTÓRICO – ISO 9.000
Durante a Segunda Guerra Mundial (século XX), as empresas Britânicas de alta tecnologia, como de munição, estavam tendo diversos problemas com a qualidade de seus produtos , na época muitas bombas acabavam explodindo dentro das empresas no momento da fabricação ou no transporte. A solução adotada foi de começar a solicitar aos fabricantes procedimentos de fabricação e ainda deveriam apresentar esse documento por escrito – garantindo que os procedimentos estavam sendo seguidos. O nome desta norma era BS 5750, ela era conhecida como uma norma de gestão, por que ele não somente especificava como se produzir, mas também como gerenciar o processo de produção. De acordo com Seddon “Em 1987, o governo britânico persuadiu a Organização Internacional de Padronização (ISO) para adotar a BS 5750 como uma norma padrão internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO 9000.”
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
HISTÓRICO – ISO 9.000
Versão 1987
ISO 9000:1987 tem a mesma estrutura da norma britânica BS 5750, com três modelos de gerenciamento do sistema da qualidade, a seleção do modelo era baseada no escopo das atividades da organização;
ISO 9001:1987 Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço era para companhias e organizações que tinham em suas atividades a criação de novos produtos. 
ISO 9002:1987 Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço tem basicamente a o mesmo material da ISO 9001, mas sem abranger a criação de novos produtos. 
ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste abrange somente a inspeção final do produto e não se preocupava como o produto era feito. 
Nota - ISO 9000:1987 era também influenciada por outras normas existentes nos Estados Unidos e outras normas de defesa militar ("MIL SPECS"), e adaptada para a fabricação.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
HISTÓRICO – ISO 9.000
Versão 2000
ISO 9001:2000 combina as três normas 9001, 9002 e 9003 em uma, agora chamada 9001. A versão 2000 procura fazer uma mudança radical na forma de pensar estabelecendo o conceito de controle de processo antes e durante o processo. A versão 2000 também exige o envolvimento da direção da empresa, para fazer a integração da qualidade dentro da empresa definindo um responsável pela ações da qualidade. Outro objetivo era melhorar o processo por meio de medição de performance, indicadores para medir a efetividade das ações e atividades desenvolvidas. Mas a principal mudança na norma foi a introdução da visão de foco no cliente. Antes o cliente era visto como externo à organização, agora o SGQ considera o cliente
dentro do sistema da Organização. A qualidade é considerada como uma variável de multiplas dimensões e definida pelo cliente, por suas necessidades e desejos. Além disso, não são considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos envolvidos na cadeia de produção.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
HISTÓRICO – ISO 9.000
Versão 2008
ISO 9001:2008 A nova versão da norma foi elaborada para ter mais compatibilidade com a família da ISO 14000 e as alterações realizadas deram maior compatibilidade com as traduções e melhor entendimento e interpretação.
*
*
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
ESTRUTURA
 0 – Introdução
 1 – Objetivo
 2 – Referência Normativa
 3 – Termos e Definições
 4 – Sistema de Gestão da Qualidade
 5 – Responsabilidade da Direção
 6 – Gestão de Recursos
 7 – Realização do Produto
 8 – Medição, análise e melhoria.
 Anexos
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais