Aula 1 - Introdução a Nutrição Animal

Aula 1 - Introdução a Nutrição Animal


DisciplinaNutrição Animal1.600 materiais30.989 seguidores
Pré-visualização2 páginas
dos Alimentos
Alimentos volumosos (não concentrados)
Engloba todos os alimentos de baixo valor energético (energia utilizável) por unidade de peso, principalmente em virtude de seu elevado teor de fibra bruta ou em água.
Todos os alimentos que possuem mais do que 18% de fibra bruta são considerados como alimentos volumosos.
Volumoso
1- Forragens secas
Fenos
Palhas
Outros produtos com mais de 18% de FB tais como cascas de sementes, etc.
2 -Forragens aquosas
Silagens
Pastagens
Raízes e tubérculos
Os alimentos volumosos constituem a base da alimentação dos herbívoros, principalmente dos ruminantes, cuja grande capacidade do aparelho digestivo permite a ingestão de grandes volumes de alimentos e notadamente em função da flora microbiana do rúmen, capaz de desdobrar a celulose fornecendo energia.
Já em monogástricos a FB limita a obtenção de energia, pois esses animais não possuem no suco gástrico enzimas capazes de hidroliza-las, a FB funciona mais como auxiliar na formação do bolo fecal, melhorando o transito de alimentos pelo intestino
Alimentos Concentrados
São todos os alimentos que contêm alto teor em energia utilizável por unidade de peso,graças a um elevado teor em amido, gorduras, e um baixo teor em fibra bruta. Também nesse grupo estão os alimentos com alto teor de proteína.
Subdividem-se em: Alimentos básicos (alimentos com menos de 16% a 18% de PB) e suplementos protéicos (alimentos com mais de 20% de PB)
Alimentos : Classificação
Classificação em função do conteúdo energético e também do teor de fibra:
Concentrado (< 18% F.B)
Alimentos concentrados
Energéticos (< 16% P.B.)
Protéicos (> 20% P.B.): origem vegetal ou animal
2. Volumoso (> 18% F.B.)
3. Outros 
Portadores de vitaminas
 Portadores de minerais 
e outros como AA´S, etc.
37
Os alimentos concentrados em virtude do seu elevado valor energético ou proteíco, adaptam-se melhor aos monogástricos e devem ser utilizados para os ruminantes mais como suplementação energética e protéica aos volumosos.