Buscar

Autorização de biografias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O desenvolvimento de uma biografia deve atender determinados requisitos como: o biografado deve ser uma pessoa pública, a existência de um interesse público e a utilização de fontes lícitas. Nesse viés, é introduzida a necessidade de uma autorização do biografado para que ocorra a divulgação de escritos, a transmissão da palavra ou a publicação, a exposição ou a utilização da sua imagem conforme o artigo 20 do Código Civil. 
A discussão sobre a possibilidade de publicação de biografias sem a aprovação do biografado foi enfatizada após o caso da biografia do cantor Roberto Carlos. Reflete, então, um embate entre a liberdade de expressão e o direito à privacidade. 
A polêmica sobre a necessidade de biografias receberem autorização prévia dos biografados para a sua publicação adentrou a senda do Supremo Tribunal Federal em 2013. A ação proposta pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) alegava que a autorização prévia elucida uma forma de censura, contrariando a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação prevista no inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.
A ministra Carmen Lúcia, relatora da proposta, convocou uma audiência pública em novembro de 2013 com o intuito de haver a manifestação dos argumentos contrários ou não. Em uma das exposições, Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, afirmou que a Academia manifesta-se a favor do direito à liberdade de expressão total. Nesse sentido, conclui explicitando que: “Condicionar a criação de todo um gênero literário à prévia manifestação individual de concordância de alguém significa aceitar que um arbítrio pessoal incida sobre a liberdade de manifestação.”.
O julgamento da ação sobre as biografias não autorizadas, previsto para o 1º semestre de 2014, ainda não ocorreu. Não obstante, em fevereiro de 2014, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conseguiu a concessão de atuar no processo como parte interessada. O presidente da OAB, Paulo Oliver explicitou que a entidade defende a liberação total das biografias quanto à necessidade de autorização, devendo o escritor responder por possível crime contra a honra do biografado. Desse modo, Paulo Oliver também esclareceu que para tal, é fundamental que haja a produção de provas quanto às fontes utilizadas na biografia. 
Em contrapartida, surgiu um grupo formado por artistas, como Djavan, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Chico Buarque, chamado “Procure Saber” em 2013. O grupo sem uma organização formal teve, a princípio, dois objetivos: a manutenção da autorização prévia para a elaboração de biografias e a determinação de um pagamento do biógrafo ao biografado. Entretanto, apenas o primeiro foi mantido na reivindicação do grupo. A principal alegação é que a publicação de biografias não autorizadas viola o direito à intimidade, à vida pessoal, à privacidade e à reputação. 
Concomitantemente, em maio de 2014, foi a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei do deputado Newton Lima que permite a publicação de biografias sem a autorização prévia. O projeto explicita que a regra geral seria a proibição conforme o artigo 20 do Código Civil, todavia haverá uma exceção quanto ao biografado “cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade”. Caso a lei entre em vigor, não haverá a necessidade de julgamento do Supremo Tribunal Federal quanto à ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Associação Nacional dos Escritores de Livros (Anel).[1: http://oglobo.globo.com/cultura/camara-aprova-projeto-que-permite-publicacao-de-biografias-sem-autorizacao-12401006#ixzz3G33gTFxC]

Outros materiais