Buscar

Estudo dirigido "desenvolvimento humano na vida adulta e envelhecimento"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido desenvolvimento do adulto:
Quais fatores influenciam os caminhos individuais para a vida adulta?
O que contribui para adiar a saída do jovem adulto da casa dos pais?
Segundo Erikson, em qual estágio da vida, gastamos mais energia para desenvolver nossa identidade?
Qual nome dado a mudança para a identidade adulta?E quais os seus estágios?
O que seria a moratória contemporânea?
Existe diferença na exploração da identidade do jovem, a partir de aspectos como raça e ou etnia? Explique.
O que contribui para o desenvolvimento saudável de filho adultos e pais?
Como chama-se o sexto estágio do desenvolvimento psicossocial de Erikson? A que período ele corresponde?
Quando o adulto jovem está trabalhando para resolver demandas conflitantes de intimidade, competitividade e distância, o que ele desenvolve?
Para muitas pessoas hoje o processo de formação de identidade se estende até a idade adulta, e, portanto, de acordo com Erikson, o que acaba por ser adiado também?
No que resulta a resolução positiva do estágio da intimidade?
O que requer os relacionamentos íntimos?
Segundo a teoria da triangulação do amor, quais os elementos que compõe o amor?
Que fatores contribuem para o sucesso do casamento?
Por que não devemos definir idade cronológica para a marcação da transição da vida adulto jovem para o adulto intermediário?
Quais aspectos interferem na qualidade de vida, na fase adulta intermediária?
Qual perda sensorial é mais comum em homens do que em mulheres, no período intermediário da meia-idade?
Qual a problemática da diminuição da sensibilidade a dor, após os 50 anos?
Ocorre perda de resistência no adulto de meia-idade? Explique.
Quais fatores tem impacto direto no estado de saúde na meia-idade?
Devido aos homem buscarem menos os serviços de saúde, que consequências são mais comuns, nestes casos?
Que impacto pode ocorrer ao idoso, quando na meia-idade, este apresenta um declínio cognitivo substâncial?
Explique a inteligência fluida e cristalizada:
Qual a ligação entre trabalho e desenvolvimento cognitivo?
Para Erikson, qual a virtude maior da meia-idade?
Como surge a generatividade, segundo Erikson?
O que podemos entender por equilíbrio da identidade?
Qual o entendimento da psicologia narrativa, sobre identidade?
Quais características influenciam na formação do “comboio social” ? E quais seus benefícios, na meia-idade?
A coabitação gera a mesma satisfação para homens e mulheres? Qual seu impacto?
Respostas
fatores como gênero, capacidade acadêmica, primeiras atitudes em relação à educação, raça e etnia, expectativas do final da adolescência e classe social.
Cada vez mais, adultos emergentes de ambos os sexos prolongam a educação escolar e adiam a paternidade/maternidade, e estas decisões geralmente são fundamentais para o sucesso futuro no trabalho bem como para o bem-estar atual.
Erikson considerava a busca por identidade uma tarefa para a vida toda, focalizada, em grande parte, na adolescência. 
Recentralização. . É a tarefa primária no início da vida adulta. É um processo de três estágios no qual poder, responsabilidade e tomada de decisão gradualmente passam da família de origem para o adulto jovem independente.
Nossa sociedade oferece a muitos adultos emergentes pouca orientação e menos pressão para crescer. Eles devem construir seu curso de vida a partir das oportunidades e restrições que encontram à sua volta. Apenas um terço dos jovens acidentais passam pela moratória, uma crise autoconsciente que leva à resolução. Alguns chegam a regredir durante este período, e cerca de metade não apresenta qualquer mudança.
A exploração da identidade é um pouco diferente para os grupos minoritários raciais/étnicos do que para a maioria da população branca. Muitos jovens dos grupos minoritários, com frequência por questões econômicas, precisam assumir responsabilidades de adultos mais cedo do que seus pares. Ao mesmo tempo, eles tendem a valorizar as relações familiares íntimas e podem sentir-se obrigados a ajudar suas famílias financeiramente. Eles podem sofrer pressão para casar e ter filhos em uma idade precoce, ou a entrar no mercado de trabalho imediatamente em vez de ir para a universidade.
Quando os jovens saem de casa, eles precisam concluir a negociação de autonomia iniciada na adolescência e redefinir seu relacionamento com seus pais como um relacionamento entre adultos. Pais que são incapazes de reconhecer esta mudança podem retardar o desenvolvimento de seus filhos.
intimidade x isolamento, adulto jovem.
eles desenvolvem um sentido ético, que o autor considerava a marca do adulto.
conquista de intimidade também deve ser adiada.
A resolução deste estágio resulta na virtude do amor: a devoção mútua entre parceiros que escolheram compartilhar suas vidas, ter filhos e ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento saudável.
Os relacionamentos íntimos requerem autoconsciência; empatia; capacidade de comunicar emoções, resolver conflitos e manter compromissos; e, se o relacionamento é potencialmente sexual, tomar decisões sobre sexo.
Os três elementos, ou componentes, do amor são: intimidade, paixão e compromisso.
Casais que receberam aconselhamento pré-matrimonial tendem a ser mais satisfeitos e comprometidos com seus casamentos do que casais que não tiveram tal aconselhamento, e seus casamentos são menos propensos a terminar em divórcio.
Porque os aspectos culturais e sociais interferem de modo intensivo nesta transição, e cada cultura e sociedade terá suas variações, assim como o momento histórico.
Entretanto, a experiência da meia-idade varia de acordo com a saúde, o gênero, a raça/etnia, o nível socioeconômico, a coorte e a cultura, bem como com a personalidade, a situação conjugal e parental e o emprego. Além disso, as experiências, os papéis e os problemas do início da meia-idade diferem daqueles do final da meia-idade.
Perda auditiva.
Os adultos começam a perder a sensibilidade ao tato após os 45 anos, e, em níveis leves, à dor após os 50. Entretanto, a função protetora da dor permanece, e, consequentemente, adultos mais velhos ainda são sensíveis a níveis mais altos de dor e também tendem a relatar alívio inadequado da dor. Isto é problemático visto que a dor é uma consequência de muitas doenças crônicas como artrite ou câncer, que são sentidas em níveis mais altos à medida que os adultos envelhecem.
A resistência costuma manter-se muito melhor do que a força física. Sua perda resulta de uma diminuição gradativa na taxa de metabolismo basal (o uso de energia para manter as funções vitais) após os 40 anos. Habilidades usadas com frequência são mais resistentes aos efeitos da idade do que aquelas que são menos usadas; desse modo, os atletas apresentam uma perda de resistência menor do que a média.
Nível socioeconômico e raça/etnia tem ligação direta com o estado de saúde das pessoas.
. Os homens são menos propensos a buscar ajuda profissional para problemas de saúde, têm internações hospitalares mais longas e seus problemas de saúde tendem mais a ser crônicos e potencialmente fatais.
Dado o forte desempenho cognitivo da maioria das pessoas de meia-idade, a evidência de declínio cognitivo substancial em pessoas com menos de 60 anos pode indicar um problema neurológico. Particularmente, o declínio na meia-idade em memória de evocação e fluência verbal, uma medida do funcionamento executivo(as funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações), pode prever prejuízo cognitivo na velhice.
Inteligência fluida é a capacidade de resolver problemas novos que exigem pouco ou nenhum conhecimento prévio, como descobrir o padrão em uma sequência de figuras. Ela envolve perceber relações, formar conceitos e fazer inferências, capacidades largamente determinadas pela condição neurológica. Inteligência cristalizada é a capacidade de lembrar e utilizar a informação adquiridaao longo da vida, como encontrar um sinônimo para uma palavra. Ela é medida por testes de vocabulário, conhecimentos gerais e respostas a situações e dilemas sociais, capacidades que dependem largamente da experiência educacional e cultural.
O ditado “use ou perca” aplica-se tanto à mente quanto ao corpo. O trabalho pode influenciar o funcionamento cognitivo. • As pesquisas sugerem que pensadores flexíveis tendem a obter trabalhos substancialmente complexos, que exigem pensamento e julgamento independente. Esse tipo de trabalho, por sua vez, estimula a pessoa a ter mais pensamento flexível; e o pensamento flexível aumenta a capacidade para fazer trabalhos complexos. Portanto, pessoas que estão profundamente envolvidas em um trabalho complexo tendem a apresentar um desempenho cognitivo mais forte do que seus pares à medida que envelhecem.
•A virtude desse período é o cuidado: “um compromisso amplo no sentido de cuidar das pessoas, dos produtos e das ideias com as quais a pessoa aprendeu a se importar”.
Os desejos internos de imortalidade simbólica, ou uma necessidade de ser necessário, se somam às demandas externas (expectativas e responsabilidades crescentes) para produzir um interesse consciente na próxima geração. Esse interesse, juntamente com o que Erikson chamou de “crença nas espécies”, conduz a compromissos e ações generativos.
• O uso excessivo da assimilação ou da acomodação não é saudável. O mais saudável é o equilíbrio da identidade, que permite que uma pessoa mantenha um sentido de self estável enquanto se ajusta aos esquemas do self para incorporar novas informações, tal como os efeitos do envelhecimento.
Psicologia narrativa: a identidade como uma história da vida. De fato, alguns psicólogos narrativos consideram a própria identidade é um roteiro ou história internalizada. As pessoas seguem o roteiro que elas próprias criaram à medida que expressam suas identidades por meio de ações. A meia-idade frequentemente é uma época para revisar a própria história de vida.
Características da pessoa (sexo, raça, religião, idade, educação, e estado civil) juntamente com características da situação daquela pessoa (expectativas de papéis, eventos de vida, estresse financeiro, lutas diárias, demandas e recursos) influenciam o tamanho e a composição do comboio, ou rede de apoio; a quantidade e os tipos de apoio social que uma pessoa recebe; e a satisfação derivada deste apoio. Todos estes fatores contribuem para a saúde e o bem-estar.
Não, os homens tendem a estar menos satisfeitos, e por consequência, ficam mais doentes. Quando comparado, homens que coabitam, ficam tão doentes quanto homens solteiros ou divorciados.

Outros materiais