A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Apol 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Leia o caso a seguir:
Joana trabalha com vendas há 15 anos e tem o sonho de cursar o ensino superior. Além da afinidade com a área comercial, Joana também gosta de lidar com pessoas. A partir daí Joana se encontra em um grande dilema: cursar Gestão Comercial ou Recursos Humanos? Essa dúvida tem gerado uma forte inquietação em Joana, afinal está em dúvida em continuar na carreira comercial ou investir em outra área profissional.
Considerando o caso acima, qual o tipo de conflito vivenciado por Joana?
Nota: 20.0
	
	A
	Conflito interpessoal
	
	B
	Conflito organizacional
	
	C
	Conflito intrapessoal
Você acertou!
A resposta correta é C. Conflito intrapessoal.
De acordo com Garbelini (2016, p. 28), existem inúmeros fatores desencadeantes do conflito, podendo ser intrapessoal, originado por conflitos internos, que temos entre nossas escolhas, nossos pensamentos e nosso livre arbítrio. No caso de Joana, o conflito é interno, o dilema reside em qual curso escolher.
	
	D
	Conflito interativo
	
	E
	Conflito intergrupal
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre as teorias da liderança.
A empresa Farias atua no ramo de seguros automotivo, residencial e de vida, atende à pessoa física e à corporação. Hoje conta com 456 funcionários, atende a todo país, a matriz está situada em Curitiba e tem duas filiais (uma em São Paulo e outra em Brasília). Uma das estratégias da empresa em relação à gestão de pessoas é investir em capacitação para a equipe líderes. Os dirigentes em conjunto com a área de Recursos Humanos consideram que existem comportamentos específicos para a liderança, tais comportamentos se dividem em foco técnico e foco nas pessoas. A empresa, na figura de seus dirigentes, entende que os seus líderes podem se desenvolver por meio de treinamentos específicos.
Tendo em vista as teorias de liderança abordadas no livro base, analise o caso acima e identifique qual teoria a empresa Farias aplica em sua gestão de pessoas.
Nota: 20.0
	
	A
	A empresa adota a teoria das contingências.
	
	B
	A empresa adota a teoria dos traços.
	
	C
	A empresa adota as teorias comportamentais.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "c".
A empresa adota as teorias comportamentais, pois estas teorias consideram que existem comportamentos específicos para a liderança, esses comportamentos se dividem em foco técnico e foco nas pessoas, entendem que os líderes podem se desenvolver por meio de treinamentos específicos (Escorsin e Walger, 2017, p. 21 - 22).
A alternativa "a" e "e" estão erradas, pois ambas abordam a teoria das contingências, esta teoria diz que o sucesso da liderança vai além dos traços de personalidade e de comportamentos e que são diversas as variáveis que podem fazer com um líder seja eficaz (p. 23 - 24).
A alternativa "b" e "d" estão erradas, pois abordam a teoria dos traços, esta teoria dominou o estudo da liderança até o final de 1940, diferencia os líderes dos não líderes com base em qualidades e características pessoais ou de personalidade do indivíduo (p. 20 - 21).
	
	D
	A empresa adota a teoria das qualidades e características pessoais.
	
	E
	A empresa adota a teoria dos traços de personalidade.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Avalie a situação a seguir:
Fernanda gerencia uma equipe de 20 pessoas que está avaliando a viabilidade da implantação de um novo sistema de informações gerenciais. Dentre os membros dessa equipe destacamos o comportamento de três indivíduos:
Márcia acredita que as diferentes percepções da equipe, apesar de trazerem conflitos são essenciais para estimular a criatividade e inovação dessa iniciativa.
João acredita que a discussão da implantação do sistema em um grupo grande pode gerar uma série de conflitos. Para ele, o conflito precisa ser evitado.
Silvia considera que a discussão sobre o sistema irá inevitavelmente gerar conflitos, e que não há nada de errado com isso. Para ela, o conflito pode trazer consequências positivas ou negativas.
A partir da situação apresentada é possível afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Para Silvia o conflito é sempre negativo, sendo possível evita-lo.
	
	B
	João possui uma visão tradicional do conflito. Assim, o conflito pode trazer consequências positivas.
	
	C
	Márcia vê o conflito sob uma perspectiva interacionista, uma vez que este é essencial para o desempenho organizacional.
A resposta correta é C.
De acordo com Garbelini (2016, p. 26 e 27) há 3 visões de conflitos:
a) Visão tradicional: para esta abordagem todo conflito era considerado ruim e, portanto, deveria ser evitado.
b) Visão das relações humanas: o conflito, para essa abordagem, é percebido como uma consequência natural e inevitável quando existem pessoas com ideias, necessidades e atitudes diferentes, trabalhando em um mesmo ambiente, nessa visão, os conflitos são inerentes às relações sociais, não sendo necessariamente ruins, podendo ser considerado uma força positiva que impulsiona o desempenho do grupo e a produtividade.
c) Visão interacionista: esta abordagem é a mais recente, e para essa visão, além do conflito ser uma força positiva, acredita que ele seja necessário para o desempenho eficaz de um grupo e, consequentemente para a organização, impulsionando a criatividade e a inovação, aumentando assim, a produtividade.
A partir disso, definimos as perspectivas da situação apresentada:
Márcia: visão interacionista.
João: visão tradicional.
Silvia: Visão das relações humanos.
	
	D
	Silvia e João possuem a mesma visão a respeito de conflitos.
	
	E
	João vê um conflito como uma oportunidade de crescimento para os indivíduos e organização.
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
Leia o caso a seguir:
Pedro trabalha na empresa ABS - Locação de Veículos, atua como líder da área comercial. A empresa ABS foi criada no Brasil há 10 anos, mas atua de forma globalizada, tem clientes no mundo inteiro através do e-commerce, faz locação dos mais diversos tipos veículos automotivos, desde motocicleta até caminhão de pequeno porte. Pedro assumiu a liderança da área comercial há 6 meses, em razão do diretor da ABS e da área de Recursos Humanos identificarem em sua avaliação de desempenho algumas características como: "Pedro demonstra facilidade para influenciar o comportamento dos demais colegas de trabalho em razão dos seus conhecimentos. Em reuniões com lideranças sobre novos projetos, as suas ideias são aprovadas porque os participantes acreditam e confiam em suas competências e conhecimentos".
Considerando as características demonstradas por Pedro registradas em sua avaliação de desempenho, pode-se dizer que foi promovido para líder da área comercial em razão de sua capacidade de mobilizar pessoas e grupos e em relação ao tipo de autoridade que naturalmente exerce.
Tendo em vista os tipos de autoridades exercidas pelas lideranças estudados no livro base, identifique a alternativa que apresenta de forma correta do tipo de autoridade demonstrada por Pedro.
Nota: 0.0
	
	A
	Pedro demonstrava exercer autoridade carismática.
	
	B
	Pedro demonstrava exercer autoridade racional-legal.
	
	C
	Pedro demonstrava exercer autoridade por competência técnica.
Alternativa correta é a letra "c".
As características demonstradas por Pedro registradas em sua avaliação de desempenho remetem à autoridade por competência técnica. Este tipo de autoridade exercida pela liderança "está relacionada à influência no comportamento alheio através da superioridade do líder no plano do conhecimento. Os seguidores se deixam influenciar por acreditarem que seu líder possuem competências e conhecimentos superiores aos seus" (Escorsin e Walger, 2017, p. 32). As demais alternativas estão incorretas, pois a autoridade carismática é proveniente das características pessoais dos indivíduos (p. 31). A autoridade racional-legal ou também