Buscar

PERICIA - LOPES DE SÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA PERÍCIA
A perícia contábil é uma tecnologia porque é aplicação dos conhecimentos científicos da contabilidade.
Perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em cima todo e qualquer procedimento necessário à opinião.
Os procedimentos periciais aplicam-se de acordo com a pertinência a cada caso.
Caráter fundamental da perícia é a especificidade de exame e de opinião.
Uma perícia pode ser integral ou parcial dos fatos patrimoniais quer para detectar realidades ou existências, valores, forças de provas ou configurações de situação da riqueza aziendal.
Uma perícia pode ensejar outra perícia se o interesse de opinião abrange um objeto que requer amplo conhecimento de uma questão postulada.
A especificidade exige do trabalho pericial a perseguição plena, pelo exame contábil, do objeto para o qual se deseja a opinião.
Tudo o que for pertinente à opinião a ser emitida deve ser objeto de exame da perícia.
A perícia contábil deve lastrear-se em elementos confiáveis e nenhum elemento útil deve ser desprezado.
Vários são os fins para os quais se pode requerer uma perícia, mas, como prova que ela vai ser, é preciso que se baseie em elementos verdadeiros e competentes.
O método da perícia contábil não se confunde com o da auditoria. O Método básico da perícia contábil é o analítico e de maior abrangência, visando à confiabilidade da opinião, como prova que deverá ser para terceiros.
O perito precisa ser um profissional habilitado, legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e éticas como total compromisso com a verdade.
A qualidade do trabalho do perito espelha-se na própria confiança que seu relato e opinião despertam nos que vão utilizar de sua opinião.
O Laudo pericial é uma peça de alta responsabilidade que requer qualidade, devendo atender a requisitos especiais que lhe são pertinentes.
Detectada a fraude, pela gravidade que representa, deve ser sempre relatada, se afetar a opinião requerida.
Sendo o laudo pericial um forte elemento de decisão, não deve ter sua opinião conclusiva baseada só em indícios.
Um perito deve valer-se de todos os elementos materiais a seu alcance para que possa chegar às conclusões que levam à opinião.
Não basta possuir elementos para verificar, é imprescindível que tenham força probante.
Como o perito não delega responsabilidades porque delegou tarefas, precisa selecionar com muito rigor os auxiliares ou especialistas nos quais possa confiar.
Perícia contábil não é o mesmo que auditoria contábil, pois variam em causa, efeito, espaço, tempo e metodologia de trabalho.
O papel do profissional não é aconselhar ou imaginar sobre situações, nem aceitar que estas possam ser sugeridas, mas oferecer as suas opiniões com fundamentação técnica, científica, mediante embasamento sólido calçados em realidades.
Todas essas ponderações conduzem à conclusão de que o Laudo pericial não deve ser instrumento de formulações de hipóteses, nem de probabilidade, mas sim de realidades.
A consideração na técnica da perícia deve estar presa à objetividade e esta nem sempre tem sido a contemplada pelas ditas normas internacionais de contabilidade quando ensejam critérios alternativos e subjetivos.
Diversos conceitos emitidos pelas entidades incumbidas das referidas “normalizações” são contestáveis face ao que a ciência da contabilidade reconheceu ao longo de sua evolução.
Considerada a importância social e humana da contabilidade, a responsabilidade perante o direito nos casos de perícias, uma normatização harmoniosa e científica é o que se tornaria desejável, mas, esta parece não ser a que está amplamente sendo implantada segundo o que se pode inferir a partir do exame da matéria já editada e dos conceitos emitidos.
Especial cuidado em perícia contábil é preciso com as verificações feitas em empresas que adotam procedimentos contábeis inspirados apenas em critérios de mercados de capitais, porque seguem ao que se tem proclamado ser uma “convergência normativa”.
As ditas “normas internacionais” da IASB não têm demonstrado terem compromisso com a ciência da Contabilidade e nem com a Lei (como ficou expresso na dita Estrutura Conceitual); não são padrões de Contabilidade científica, mas, sim, aspectos que ensejam informações, tal como as modelas uma instituição particular, especialmente ao sabor de interesse bursáteis.
PLANO DE TRABALHO
Plano de trabalho em perícia contábil é a previsão, racionalmente organizada, para a execução das tarefas, no sentido de garantir qualidade dos serviços, pela redução dos riscos sobre a opinião ou resposta.
O pleno conhecimento das razões pelas quais a perícia se realiza deve determinar a filosofia e a política do plano de trabalho a ser elaborado como guia.
Os fatos são ocorrências que não se confundem com as razões que motivaram uma perícia, mas é preciso conhecer a ambos para planejar.
Só sabendo o que se pode dispor para examinar é possível fazer um plano de trabalho pericial.
Para planejar o trabalho pericial é necessário conhecer a facilidade ou dificuldade que se pode ter para chegar até os dados que são objeto de exames, assim como a qualidade para a leitura e manuseio dos elementos.
Um plano pericial precisa conhecer como chegar aos dados e como poder comprová-los para poder-se saber que recursos tecnológicos vão ser empregados.
Muitas perícias necessitam de ajuda de auxiliares e ou de técnicos especialistas, notadamente quando a matéria a ser examinada é muito grande.
Os planos periciais têm o conteúdo compatível com os objetos de exames, adaptando-se tudo a cada caso na conformidade dos regimes contábeis e documentais e natureza do serviço.
Quanto mais deficiente forem os controles internos mais ricos tendem a gravar a opinião dos peritos, exigindo cautelas especiais.
LAUDOS PERICIAIS
Laudo pericial contábil é uma peça tecnológica que contém opiniões do perito contador, como pronunciamento, sobre questões que lhe são formuladas e que requerem seu pronunciamento.
Os laudos em suas estruturas devem encerrar identificações dos destinatários, do perito, das questões que foram formuladas e conter respostas pertinentes, devidamente argumentadas, anexando-se o que possa reforçar os argumentos das respostas ou opinião emitidas.
Um laudo não pode basear-se em suposições, mas apenas em fatos concretos.
Um laudo pericial contábil não pode ser baseado apenas em opiniões e testemunhos de terceiros. Deve basear-se também em materialidades de natureza contábil.

Outros materiais

Outros materiais