AV1 2014.2 - Inovação Tecnologica
4 pág.

AV1 2014.2 - Inovação Tecnologica


DisciplinaInovação Tecnológica5.031 materiais39.816 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.: 201301189652)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições abaixo sobre Conhecimento e Capital Intelectual:
I - Entende-se como Conhecimento a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
II - O Conhecimento Explícito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa.
III - O capital intelectual é um valor mensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários.
IV - O conhecimento Tácito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. 
 
É incorreto afirmar as proposições:
		
	
	Somente a I
	 
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I, III e IV
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301196081)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pedro desde pequeno observava seu pai desmontar e consertar qualquer aparelho elétrico e eletrônico. Quando fez 15 anos, Pedro resolveu entrar em um cursinho e aprendeu muitos detalhes com seu professor e todas as apostilas do curso. Assinale a opção que representa o modo de conversão do conhecimento relatado:
		
	 
	Combinação
	 
	Internalização
	
	Comparação
	
	Externalização
	
	Socialização
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301369881)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual. Identifique a única alternativa que NÃO pertence às condições básicas para o desenvolvimento da espiral:
		
	
	Intenção
	
	Redundância
	
	Caos criativo
	
	Flutuação
	 
	Dependência
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301369901)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de geração do conhecimento é descrito por Nonaka e Takeuchi (1997) como um modelo de cinco fases, composto pelas seguintes fases:
I) _________________: Transformação do conhecimento tácito em explícito;
II) _________________: Momento em que a organização determina e justifica, através de critérios definidos, que conceitos criados são úteis para ela e para a sociedade;
III) _________________: Processo contínuo, interativo e em espiral, de expansão e difusão do conhecimento;
IV) _________________: Esse conhecimento é gerado, combinando-se o novo conhecimento explícito gerado com o conhecimento explícito existente;
V) _________________: Essa fase é considerada crítica em relação à criação do conhecimento organizacional.
Complete as frases escolhendo o nome de cada fase do processo de criação do conhecimento:
		
	
	Compartilhamento do conhecimento tácito - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo
	
	Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito - Construção de um Arquétipo
	 
	Criação de conceitos - Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	Construção de um Arquétipo - Criação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Justificação de conceitos - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	Justificação de conceitos - Difusão interativa do conhecimento - Criação de conceitos - Construção de um Arquétipo - Compartilhamento do conhecimento tácito
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301196220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Google pode ser considerado um caso de sucesso no processo de inovação tecnológica em várias dimensões porque:
		
	 
	gerou um produto, gerou uma nova empresa, gerou um novo processo e gerou um novo mercado.
	
	permite apenas a geração de um novo mercado, apesar de não contribuir para a geração de uma nova empresa.
	
	gerou um grande bem, que é a manipulação e aquisição de conhecimento.
	
	oferece buscas por livros raros, gerando um novo mercado e continua oferecendo buscas por notícias atualizadas.
	
	permite apenas a realização de buscas por imagens e notícias atualizadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301196452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir inovação tecnológica como:
		
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	 
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento.
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301196607)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela tem dado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seu departamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. A estratégia adotada pela empresa Future and Us é:
		
	
	não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque.
	
	uma estratégia defensiva.
	
	uma estratégia dependente.
	 
	uma estratégia ofensiva.
	
	uma estratégia oportunista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301196210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Ypsilon é um pesquisador renomado na Universidade KLM, mas nos últimos dois anos apropriou-se dos resultados das pesquisas que fez na universidade, abrindo uma empresa para administrar o produto criado. Esta situação é um exemplo de:
		
	
	Interpretação subjetiva de conhecimento
	
	Universalidade do conhecimento
	
	Tempo despendido no processo
	
	Implicitabiliade do conhecimento
	 
	Apropriação do conhecimento
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301196644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. Assinale as características que um empreendedor deve possuir:
		
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, persistência, pouco comprometimento com o trabalho, sem esquecer da família, pois conta com os subordinados, que podem monitorar o trabalho que está sendo desenvolvido.
	 
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, estabelece metas, é persuasivo e possui uma rede de contatos.
	
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, busca informações, sem no entanto, estabelecer muitas metas.
	
	Tem iniciativa, poucos contatos, baixa autoestima,