Buscar

apol 5 Comunicação organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
"Encarar uma entrevista com um jornalista nem sempre é tarefa simples. Além do nervosismo e a ansiedade que aparecem principalmente quando se trata de televisão, existe toda uma preocupação em oferecer respostas claras e satisfatórias aos questionamentos — e sem margem para mal-entendidos. Com um agravante profissional: quando o entrevistado está representando uma empresa, é a imagem da marca e toda a sua comunicação que ficam em jogo. Diante de tudo isso, é evidente a importância de uma preparação prévia para o contato com a mídia". 
(Fonte do texto e da imagem: Gabriella Zavarizzi, 2016 - http://www.newsmonitor.com.br).
Considerando as ideias acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que retratam de forma correta sobre a preparação prévia para o contato com a mídia.
I - O branding por gerenciar o discurso da empresa ou da pessoa é a ferramenta de preparação prévia para o contato com a mídia.
II - A gestão de crise objetiva a preparação prévia para o contato com a mídia, pois através dela a equipe de comunicação traças os planos para lidar com as instabilidades.
III - O media training por capacitar executivos e porta-vozes a se relacionarem com a imprensa é a ferramenta de preparação prévia para o contato com a mídia.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a I.
	
	B
	Apenas a II.
	
	C
	Apenas a III.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e II.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Uma renomada empresa prestadora de serviços considera que a gestão tempo é uma das principais ferramentas para se aumentar a produtividade. Com o objetivo de utilizar o tempo a favor da empresa, os gestores realizaram uma reunião para levantar as principais sugestões a respeito dos mecanismos de otimização do trabalho e melhor aproveitamento do tempo. O intuito é adotá-los nas rotinas administrativas da empresa para atingir melhores resultados, receitas e níveis de satisfação junto aos clientes.
Avalie as afirmações a seguir no que se refere às sugestões levantadas na reunião a respeito da gestão do tempo na empresa:
I – Resolver todos os problemas da empresa, inclusive os que não são da competência do profissional, pois todas as atividades da empresa são consideradas prioritárias.
II – Estabelecer metas e prazos para o atingimento de resultados, podendo gratificar a equipe quando os resultados forem alcançados.
III - Incentivar a procrastinação, ou seja, todos os profissionais devem cumprir as suas obrigações para atendimento das solicitações dentro do prazo combinado com o cliente.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
"Aparecer na imprensa, tanto online como offline, ainda é um dos melhores caminhos para a divulgação de uma marca, mas requer preparo"; é o que comenta Brinker, 2011 (Brinker, Maria Alana. Comunicação e Tendências,  2011, http://www.comunicacaoetendencias.com.br/).
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam o que o porta-voz da empresa precisa fazer para se preparar antes de qualquer entrevista para a imprensa.
I - Consultar informações, estar munido de dados, transmitir firmeza e confiança.
II - Verificar os diversos detalhes, como: tamanho do espaço escolhido, sistema de som e disponibilidade de rede wi-fi.
III - Ouvir bem a pergunta para respondê-la de maneira adequada.
IV - Atentar-se à duração da entrevista, pois não deve ultrapassar a duas horas, e à estrutura do espaço.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e II.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	Apenas a II.
	
	E
	Apenas a IV.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A utilização dos mais variados tipos de sistemas de informação dentro das empresas contemporâneas é uma realidade e, dependendo do setor de atuação e do tamanho da empresa, quase uma necessidade. São sistemas que vão desde as opções modulares, ou setorizadas, até os sistemas integrados de gestão, como os ERP’s. No entanto, desde o seu surgimento, os sistemas de informação passaram por várias mudanças até chegar nos moldes como os conhecemos hoje.
Neste sentido, analise a imagem abaixo:
Imagem: Linha do Tempo dos ERP’s.Fonte: Eleutério (2015, p. 145) [ELEUTÉRIO, Marco Antonio M. Sistemas de Informações Gerenciais na atualidade. Curitiba: Intersaberes, 2015.] 
Agora, com base no material didático e no conteúdo das aulas, indique para cada período de tempo quais as características dos sistemas de informação da época:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	A (I); B (IV); C (III); D (II); E (V).
	
	B
	A (II); B (IV); C (III); D (I); E (V).
	
	C
	A (I); B (V); C (IV); D (II); E (III).
	
	D
	A (III); B (IV); C (V); D (II); E (I).
	
	E
	A (IV); B (V); C (I); D (II); E (III).
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre o treinamento para entrevista de imprensa.
A Escola Caminho Feliz quando iniciou há 10 anos, tinha somente o ensino fundamental. A pedido dos pais estruturam a pré-escola e o ensino médio. Com isso, a escola cresceu e tem se tornado referência de ensino de qualidade. Em razão do seu posicionalmente de mercado, sentiram a necessidade de contratar uma empresa especializada em treinar dirigentes, gestores e professores sobre como se portarem em entrevistas à imprensa. A escola tem fornecido, em média, dez entrevistas ao mês, em razão de sua proposta pedagógica inovadora. A Caminho Feliz não quer perder esta oportunidade de divulgar os seus trabalhos, entretanto está ciente que precisa se qualificar para participar das entrevistas de forma profissional.
Considerando o caso acima e o livro base, identifique entre as afirmativas a seguir, aquelas que contém a forma adequada de orientações de um treinamento para entrevista à imprensa.
I - Conversar diretamente com o repórter, olhar para a câmera sempre que falar dirigindo ao público que quer atingir.
II - Responde às perguntas com objetividade e não utilizar jargões desconhecidos pelo público.
III - Em relação a vestimentas, para as entrevistas filmadas, cuidar em não usar camisas listradas, por exemplo, pois causam sensação de vertigem no vídeo.
IV - São reprováveis barba por fazer, maquiagem exagerada e cabelo desalinhado, pois deve se chamar atenção ao conteúdo do pronunciamento e não a fonte.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a I.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II, III e IV.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes