Atividade Estruturada Prof Maurício AV1
3 pág.

Atividade Estruturada Prof Maurício AV1


DisciplinaMecânica Geral15.549 materiais532.769 seguidores
Pré-visualização1 página
Universidade Estácio de Sá
UNESA
Atividade Estruturada Mecânica Geral
Aluno: Leandro Xavier da Rocha	
Matrícula: 201402346182
Disciplina: Mecânica geral
Professor: Maurício Sanches
TRAÇÃO
Na física, a tração (AO 1945: tracção) é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.
Uma peça estará sendo tracionada quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, pois teoricamente, seu volume deve manter-se constante.
Um exemplo simples de corpo submetido ao esforço de tração é o do cabo dos elevadores, tracionado pelo peso do elevador e de seus ocupantes e pelo motor e aparatos que o puxam ou mantém estático em determinada posição.
O esforço de tração causa uma reorganização na estrutura molecular da peça movimentando os átomos a fim de se agruparem o máximo possível até um certo limite. Isso ocorre devido ao deslocamento de moléculas que se alojam nas \u201cimperfeições\u201d causadas no momento da solidificação, estas \u201cimperfeições\u201d são chamadas de contorno de grão e são melhor estudadas na ciência de ensaio dos materiais.
Tração é toda força com intuito de puxar o empurrar um corpo (acelerar/desacelerar). 
Quando puxamos um carro amarrado a uma corda, estamos realizando uma força de tração na corda, que por sua vez transmite essa força para o carro, e faz com que ele se mova. 
Quando dizemos que o carro tem tração em duas rodas (dianteiras ou traseiras) ou nas quatro rodas, significa que todas essas rodas fazem com que o carro se mova (a rotação do motor é transferida para essas rodas).
Basicamente, a tração trata-se de utilizar um corpo e exercer sobre ele esforços com sentidos opostos, tracionando-o.
Exemplo:
1 \u2013 De férias na casa da minha avó, logo após o almoço quando todos percebem que precisam de um descanso, me deparo com minha avó deitada na rede. Percebo que as forças presentes e que se aplicam na parede formam de 30º junto com a horizontal, e a intensidade de cada uma é de 80Kg.
Qual será o peso da minha avó?
Percebo que o gancho da parede foi mal instalado e suporta apenas 150Kg. Quantas crianças de 50Kga rede suporta?(De forma que o ângulo continue o mesmo)
 
2T Sen30º = P
T = P
P = 80Kg
Se o gancho aguenta 150Kg, logo X é igual ao número de crianças.
150 =50X
X=3, logo o máximo será de 3 crianças de 50 Kg.
Marcello
Marcello fez um comentário
Alguém tem a AV2 do Júlio Neves
0 aprovações
Carregar mais