Resumo de Estudo
33 pág.

Resumo de Estudo


DisciplinaPesquisa de Mercado5.707 materiais82.404 seguidores
Pré-visualização12 páginas
e 5) Apresentação dos resultados.
	
	 4a Questão (Ref.: 201102399774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Digital empreendimentos realizou uma pesquisa acerca do macroambiente de marketing. Este estudo revelou que devido à melhoria de alguns indicadores econômicos, tais como, o aumento do poder aquisitivo da população e a diminuição dos índices de pobreza, era viável lançar linhas de produtos voltadas para as classes C e D. Deste modo, podemos afirmar que os resultados obtidos pela pesquisa estão relacionados a:
		
	
	Mix de promoção
	
	Composto de marketing
	
	Satisfação do cliente
	 
	Segmentação de mercado
	
	Estratégia de vendas
	
	 5a Questão (Ref.: 201102442266)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de pesquisa de mercado é divididos em fases ou etapas. Cada uma dessas fases ou etapas possui características e peculiaridades próprias que exigem do gerente de pesquisa habilidades e conhecimentos na execução de cada uma delas com o objetivo de proporcionar os melhores resultados para o projeto como um todo. Neste contexto, podemos afirmar que a fase ¿execução da pesquisa¿ ou trabalho de campo é a fase mais cara e mais crítica de um processo de pesquisa de mercado. Por quê? 
		
	 
	É a fase em que há um maior número de pessoas envolvidas, necessita da confecção dos instrumentos de coleta de dados (formulários ou questionários em pesquisa quantitativa), requer treinamento de entrevistadores para alcançar um nível elevado de qualidade no processo, existe a possibilidade de erros não amostrais.
 
	
	Porque o relatório final deve facilitar o entendimento da informação, por parte do comprador da pesquisa. É necessário tornar  o relatório merecedor de crédito e funcional, se este objetivo não for alcançado o comprador provavelmente não irá valorizar o trabalho de pesquisa.
 
	
	Porque nesta fase o pesquisador enfrenta uma série contínua de concessões. Precisa definir o método de pesquisa e tipo de abordagem que serão adotados de acordo com os objetivos do estudo em perspectiva, escolher o público-alvo da pesquisa, definir o cronograma do projeto de pesquisa.
 
 
	
	Nesta fase, deve-se fornecer as principais necessidades de informação para apoiar os objetivos e outras necessidade de Marketing, dando subsídios para a elaboração do instrumento de coleta de dados. Trata-se de uma lista resumida das áreas de avaliação que serão examinadas na Pesquisa.
	
	Nesta fase uma das tarefas mais difíceis e árduas é definir o problema de pesquisa de maneira que ela possa produzir informações que se relacionem diretamente com a questão gerencial, pois é fundamental que o problema de pesquisa seja definido corretamente, sob o risco de comprometer todo o projeto.
 
	
	 6a Questão (Ref.: 201102401181)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Auxilia a elaboração das questões que farão parte do questionário de pesquisa:
		
	
	cálculo amostral
	
	amostragem
	
	objetivo primário
	
	problema de pesquisa
	 
	hipóteses
	
	 7a Questão (Ref.: 201102401190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	8. Uma determinada empresa de pneus quer fazer uma promoção de uma linha nova de produtos, no PDV, porém para se certificar se a promoção terá o impacto que necessita, ela pretende fazer uma promoção em alguns poucos pontos selecionados para a ação durante um período e depois avaliar os resultados, para a partir daí estender a promoção para demais pontos de distribuição. O melhor estudo ou pesquisa para esta situação é:
		
	 
	Estudo Experimental ou Causal
	
	Pesquisa Descritiva Quantitativa
	
	Pesquisa ou Estudo Exploratório
	
	Pesquisa Descritiva Qualitativa
	
	Pesquisa Exploratória e Quantitativa
	
	 8a Questão (Ref.: 201102399767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Agrestina tem um direcionamento organizacional focado em projetos. Fábio que ocupa o cargo de gerente de produto e mercado está liderando uma pesquisa de mercado para o lançamento de uma nova linha de produtos. A pesquisa está focada nos aspectos relacionados a produto, preço, promoção e distribuição que podem impactar no lançamento da nova linha de produtos. Marque a alternativa que melhor representa o principal aspecto que é objeto da pesquisa de mercado realizada pela empresa Agrestina.
		
	 
	Composto de marketing
	
	Nível de satisfação do cliente
	
	Endomarketing
	
	Perfil do consumidor
	
	Reputação da marca
	
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201102552398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A eficácia de uma entrevista de profundidade depende da competência do entrevistador. O entrevistador deve colocar em prática todos os conselhos abaixo, exceto: (Fonte: Malhotra, 2005)
		
	
	Faça perguntas de uma maneira aberta, porém informativa, mas mantenha uma conversa não estruturada.
	
	Não aceite respostas sim/não; em vez disso, estimule o entrevistado a fornecer explicações e motivações adicionais.
	
	Seja imparcial e direto, mas pessoal e atencioso.
	 
	Certifique-se de que o entrevistado sabe que o entrevistador é um expert e que está no controle da entrevista apenas para facilitar as coisas com o entrevistado.
	
	Evite parecer superior e deixe o entrevistado à vontade.
	
	 2a Questão (Ref.: 201102401181)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Auxilia a elaboração das questões que farão parte do questionário de pesquisa:
		
	
	cálculo amostral
	
	problema de pesquisa
	
	objetivo primário
	 
	hipóteses
	
	amostragem
	
	 3a Questão (Ref.: 201102401904)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento de um projeto de pesquisa de mercado, invariavelmente obedece uma sequência de etapas ou fases para a sua realização. De acordo com Malhotra (2005, pp.7), quais são as etapas ou fases do processo de pesquisa mercado?
		
	
	1) Identificar o problema e formular o problema ou oportunidade de pesquisa, 2) Criar o projeto de pesquisa, 3) Escolher o método de pesquisa, 4) Selecionar o procedimento de amostragem, 5) Coletar os dados, 6) Analisar dados, 7) Preparar e apresentar relatório e 8) Acompanhar a implementação das recomendações.
	
	1) Definição do problema e objetivos de pesquisa, 2) Desenvolvimento do projeto de pesquisa, 3) Coleta de informações, 4) Análise das informações e 5) Apresentação dos resultados.
	
	1) Definição do problema de pesquisa, 2) Cleta de dados, 3) Coleta de informações, 4) Digitaçãso de dados e 5) Apresentação dos resultados.
	
	1) Acordo sobre o propósito da pesquisa, 2) Fixação dos objetivos da pesquisa, 3) Estimativa do valor da informação, 4) Montagem do projeto de pesquisa, 5) Coleta de dados, 6) Preparação de analise e dados e 7) Elaboração do relatório de resultados da pesquisa.
	 
	1) Definir o problema, 2) Desenvolver uma abordagem para o problema, 3) Formular o projeto de pesquisa, 4) Fazer o trabalho de campo e coletar dados, 5) Preparar e analisar os dados e 6) Preparar e apresentar o relatório.
	
	 4a Questão (Ref.: 201102401182)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma determinada empresa de refrigerantes do interior de SP, lançou um produto cujo principal diferencial era o sabor de carambola, lançou o produto como edição limitada para testar a aceitação do público consumidor local, já que a distribuição do produto se restringe ao interior de Sp. Analisar o grau de aceitação do consumidor Perfil do Consumidor: Idade Sexo Escolaridade
		
	
	problema de pesquisa, objetivos secundários e objetivo primário
	
	objetivo primário, problema de pesquisa e objetivos secundários
	 
	problema de pesquisa, objetivo primário e objetivos secundários
	
	objetivos secundários, objetivo primário e problema de pesquisa
	
	objetivo primário, objetivos secundários e problema de pesquisa
	
	 5a Questão (Ref.: 201102401178)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A definição do problema de pesquisa consiste no principal e primeiro passo para elaboração