RESUMO GERAL PARA AV
42 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaComunicação Empresarial I7.254 materiais53.363 seguidores
Pré-visualização13 páginas
a má interação entre os elementos da comunicação.
	 4a Questão (Ref.: 201308401737)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Falha de comunicação
Uma senhora idosa parada ao lado da rua está confusa e hesitante com a tentativa de fazer a travessia diante de um tráfego intenso. Temerosa, ela não conseguia sair do lugar.
Finalmente apareceu um cavalheiro que, tocando-a, perguntou se poderia atravessar a rua com ela. Alegre e muito agradecida, a senhora tomou seu braço e juntos partiram em direção ao lado oposto.
Foi então que ela começou a ficar mais apavorada ao ver que o cavalheiro ziguezagueava pelo meio da rua, enquanto buzinas soavam e freios eram acionados com motoristas dizendo palavras ofensivas. Quando finalmente chegaram ao outro lado, ela, furiosa, lhe disse:
- Você quase nos matou! Você caminha como se fosse cego!
- Mas eu sou! Foi por isso que lhe perguntei se poderia atravessar junto com a senhora!
http://www.melhordanet.com/webmaster/falha_de_comunicacao.htm
A senhora não percebeu que o homem havia perguntado se poderia atravessar a rua com ela porque ele era cego. Como a senhora interpretou o pedido do cego para atravessar a rua? O narrador utiliza dois termos (um se refere ao homem e outro a senhora) que contribuem para que o leitor perceba o pedido como um gesto de gentileza do homem. Quais são?
	
	Gabarito: A senhora interpretou o pedido do cego como um gentileza, pensando que o homem quisesse ajudá-la a atravessar tendo visto sua dificuldade. Os termos são: "cavalheiro" e "agradecida".
	
	 5a Questão (Ref.: 201308559026)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabendo que a crase corresponde à contração de duas vogais A, que resulta no emprego do acento grave, assinale a opção em que, corretamente, empregou-se o acento.
	
	 
	A moça anda à toa a percorrer ruas. Todas as vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, às vezes, ela não responde.
	
	A moça anda a toa a percorrer ruas. Todas às vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, às vezes, ela não responde.
	
	A moça anda à toa à percorrer ruas. Todas as vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, às vezes, ela não responde.
	
	A moça anda à toa a percorrer ruas. Todas às vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, as vezes, ela não responde.
	
	A moça anda à toa à percorrer ruas. Todas as vezes que a vejo, cumprimento-a, mas, as vezes, ela não responde.
	
	 6a Questão (Ref.: 201308565053)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as frases abaixo a que contém um exemplo de Coesão Referencial é:
	
	 
	Muitos já morreram por causa da dengue. Essa doença deve ser combatida com prevenção.
	
	 7a Questão (Ref.: 201308553763)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A frase  - O supervisor  estava apavorado teria de enfrentar o diretor financeiro  furioso - foi redigida sem muita atenção e, quem a escreveu, esqueceu de pontuar ou utilizar conectivos para fazer a ligação entre as frases, transformando-as  em uma só sem sentido. Chamamos este tipo de frase de
	
	 
	Siamesa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308553787)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diz o diretor, após perceber que cometeu um equívoco, quando falava com uma funcionária: - My Good, baby, estou confuso. Não era bem isso que eu queria dizer. Sorry.
O diretor cometeu um vício de linguagem chamado de
	
	 
	Estrangeirismo.
	 9a Questão (Ref.: 201308565237)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a comunicação nas empresas e o plano de comunicação, leia as frases a seguir:
1)       Nem todos os públicos necessitam da mesma informação, da mesma forma que nem toda informação interessa igualmente a todos os públicos.
2)       Segmentar sua mensagem de acordo com seus interesses é fundamental para que a organização amplie seu entendimento com os stakeholders.
3)       O relacionamento empresarial é bem mais amplo e importante do que uma relação pontual de compra e venda, ou uma ação eventual de interesse institucional ou, ainda, algum programa isolado para o público interno.
Sobre elas, pode-se afirmar que:
	
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 10a Questão (Ref.: 201308413281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe os seguintes textos:
I - "Encravada na Baía de Banderas, noroeste do Estado de Jalisco, Puerto Vallarta ainda conserva o clima de vila dos pescadores, com a Igreja de Guadalupe e sua torre..."
II - "Lá vinha eu ladeira abaixo, quando ele chegou com a mão estendida e um tom suplicante na voz. Não chega a ser um mendigo, mas anda desempregado e vivendo de pequenas facadas nos amigos."
III - "...o pós-modernismo ameaça encarnar hoje estilos de vida e de filosofia nos quas viceja uma ideia tida como sinistra: o niilismo, o nada, o vazio, a ausencia  de valores e de sentido para a vida."
Baseado nestes tres textos e considerando uma classificação para os seus formatos, assinale a alternativa correta:
	
	 
	Texto 1 - descrição; Texto 2 - narração; Texto 3 - dissertação
	 1a Questão (Ref.: 201402345251)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Comente o pleonasmo contido nas duas figuras.
 
 
 
	Gabarito: Na placa da Lan House, houve redundância (pleonasmo) porque toda lan house trabalha com internet. Se é lan house, os computadores estão conectados à internet. Na placa sobre proibição de comércio ambulante, há pleonasmo porque comércio ambulante significa camelô. Portanto, em ambos os casos, a redundância foi desnecessária.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402189419)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa em que a vírgula foi usada para isolar o vocativo:
	
	 
	Então, meu amor, não há mais o que fazer!
	
	 3a Questão (Ref.: 201402160474)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A conjunção "e" geralmente é apresentada nas gramáticas com valor aditivo. No entanto, ela também pode ser empregada com outros valores. Leia as seguintes frases:
1)      O aluno estudou muito e não passou de ano.
2)        A estagiária teve um bom desempenho e deverá ser admitida.
Qual o valor semântico da conjunção "e" em cada frase? Substitua essa conjunção por outras que mantenham o sentido expresso pela frase.
	
Gabarito:
Sugestão de resposta: Na primeira frase, a conjunção "e" apresenta valor adversativo e, na segunda, valor conclusivo. O aluno estudou muito, mas (= contudo, entretanto, no entanto, todavia, porém) não passou de ano. A estagiária teve um bom desempenho, logo (= portanto) deverá ser admitida.
	
	 4a Questão (Ref.: 201402355777)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmativas apresentadas abaixo e marque a alternativa que apresenta a(s) afirmação (ões) pertinente(s)
I - a comunicação dentro de uma organização deve ser linear e bem estruturada ou seja, clara e objetiva, e levando em conta sempre a norma padrão da língua:
II - atualmente, a comunicação informal é tida como natural e permitida ou cabível em quase todas as situações comunicativas de uma empresa;
III - uma comunicação deve ser bem planejada para que não provoque ruído e a ausência ou deturpação da mensagem;
IV - a linguagem oral, assim como a escrita deve ser informal sempre nas comunicações para que a comunicação aconteça de maneira efetiva.
	
	 
	A I E III SÃO CORRETAS.
	 5a Questão (Ref.: 201402344540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Você precisa redigir um requerimento ao Reitor da Universidade, a fim de solicitar descontos na mensalidade. O tratamento a ser utilizado para tratar o Reitor no corpo do texto será
	
	 
	Vossa Magnificência.
	 6a Questão (Ref.: 201402344544)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A frase  - O supervisor  estava apavorado teria de enfrentar o diretor financeiro  furioso - foi redigida sem muita atenção e, quem a escreveu, esqueceu de pontuar ou utilizar conectivos para fazer a ligação entre as frases, transformando-as  em uma só sem sentido. Chamamos este tipo de frase de
	
	 
	Siamesa.
	 7a Questão (Ref.: 201402193850)