RESUMO GERAL PARA AV
42 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaComunicação Empresarial I7.257 materiais53.411 seguidores
Pré-visualização13 páginas
Sobre o os dois quadros, considere as seguintes afirmativas:
 I - O entrevistador estranha a resposta do rapaz e afirma que ele é maluco por desejar iniciar na empresa já por um cargo alto.
 II - O entrevistado entende que a pergunta "O senhor ficou maluco?" foi feita para ver se ele preenche um dos pré-requisitos para o cargo de gerente.
 III - O entrevistador faz a pergunta "O senhor ficou maluco?" para ver se o entrevistado atende um dos pré-requisitos para o cargo de gerente.
 IV - A última pergunta do entrevistado mostra que ele não compreendeu o tom com o qual a pergunta "O senhor ficou maluco?" foi feita.
 Estão corretas as afirmações:
 
	 
	I, II e IV
	
	 5a Questão (Ref.: 201001642082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A colocação pronominal se dá em função da posição do pronome em relação ao verbo. Mas, há situações em que o uso de um caso é proibido. Sendo assim, a afirmativa correta, quanto ao uso da Ênclise, é
	
	 
	quando o pronome vem depois do verbo.
	 6a Questão (Ref.: 201001645159)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia a carta emitida por uma associação de classe profissional:
 
Solicitamos o pagamento das mensalidades nas datas aprazadas no dito carnê, colaborando destarte para a manutenção precípua deste sodalício na orientação e assistência dos seus associados.
 
Atenciosamente,
A direção.
 
Percebemos claramente que a mensagem emitida foi construída com palavras ou expressões que já não são mais usadas. O vício de empregá-las deve ser evitado, pois compromete a clareza do texto. A este vício de linguagem chamamos de:
	
	 
	Arcaísmo
	
	 7a Questão (Ref.: 201001632304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diretor  diz na sala de reunião: João, você vai ver com quantos paus se faz uma canoa, quando chegar o dia de sua avaliação de desempenho!
João responde: com quantos paus se faz uma canoa?
-Ah! Então não vai ser muito ruim; para fazer uma canoa, basta um pau, um troco de árvore.
O texto apresenta coerência, indicada por um diálogo lógico.
	
	 
	Pragmática.
	 8a Questão (Ref.: 201001646925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando que há parágrafos de uma ou duas linhas, como há os de página inteira. Podemos afirmar que:
I - O senso de proporção, assim como da redação, isto é, o tamanho e o número de linhas devem servir para melhor exposição da ideia central, mas não constitui padrão de qualidade para o texto.
II - Assim como se constroem bons textos de grande extensão, também se produzem textos menores e eficazes. (FRANÇA, Ana Shirley. Comunicação escrita nas empresas: teoria e práticas, SP: Atlas, 2013. Pág. 24).
Quanto à extensão do parágrafos, pode-se afirmar que
	
	 
	Todas as opções são verdadeiras
	
	 9a Questão (Ref.: 201001642139)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qualquer texto, o significado das frases não é independente, por isso as frases não podem ser entendidas isoladamente.
Com essa afirmação, estamos nos referindo à:
	
	 
	Contextualidade.
	 10a Questão (Ref.: 201001633886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Os seres humanos não vivem sozinhos: eles se organizam, a fim de cooperarem entre si, formando as organizações empresariais criadas para cumprirem objetivos que indivíduos isoladamente não podem alcançar em face as suas limitações individuais. (...) As organizações precisam desenvolver um planejamento capaz de conduzi-las a um objetivo maior e desenvolvem diretrizes que nada mais são do que as crenças e os valores do fundador ou dos fundadores dessas organizações." (Adaptado. Acesso em: 05 fev. 2014).
 
A partir do fragmento acima e do gráfico, a seguir, um fundador de uma determinada empresa resolveu reunir outras pessoas de sua confiança, a fim de elaborarem, juntos, o planejamento de sua empresa. Para fazer esse planejamento, o fundador precisou ter em mente
 
	
	
	os documentos comprobatórios de lucro.
	
	o entendimento profundo da inadimplência.
	
	os métodos comportamentais da gestão.
	
	o recurso de pessoal da gestão anterior.
	 
	os pilares da estratégia empresarial.
	 1a Questão (Ref.: 201307427497)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Comente o pleonasmo contido nas duas figuras.
 
 
	Gabarito: Na placa da Lan House, houve redundância (pleonasmo) porque toda lan house trabalha com internet. Se é lan house, os computadores estão conectados à internet. Na placa sobre proibição de comércio ambulante, há pleonasmo porque comércio ambulante significa camelô. Portanto, em ambos os casos, a redundância foi desnecessária.
	 2a Questão (Ref.: 201307426948)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo  o professor José Rodrigues de Farias Filho, há três pilares fundamentais para a efetivação da estratégia empresarial na comunicação empresarial:
a-      metas simples, consistentes e de longo alcance;
b-      entendimento profundo do ambiente competitivo;
c-      avaliação objetiva dos recursos.
Segundo o estudo realizado na aula 8, o que consiste o entendimento profundo do ambiente competitivo?
	
	Gabarito:
Este pilar  aponta para a forma de se comunicar da organização. Afinal, também se espera da comunicação uma capacidade de estudar e conhecer os ambientes organizacionais de competição. Esse conhecimento é adquirido por meio de pesquisas, mapeamentos (públicos, mercados e oportunidades) ou experimentações. Cabe à comunicação esta tarefa de monitorar o ambiente competitivo, a fim de ajudar a empresa na tomada de decisões.
	 3a Questão (Ref.: 201307405594)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Indique a alternativa que contém a palavra que não poderia substituir o termo ¿porém¿ na frase ¿O clima não estava propício ao plantio de milho, porém os fazendeiros conseguiram uma excelente colheita no fim do ano¿.
	
	 
	mais
	 4a Questão (Ref.: 201307243019)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A coesão sequencial
	
	 
	permite fazer progredir o texto, sem a retomada de itens. Pode ser obtida por dois processos: o da sequenciação temporal e o da sequenciação por conexão.
	
	 5a Questão (Ref.: 201307399753)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
Muitos problemas de relacionamento entre pessoas nascem da má compreensão das mensagens. Chamamos esse fenômeno de:
	
	 
	Ruído Comunicativo.
	
	\ufffd
	 6a Questão (Ref.: 201307426809)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Complete a frase com os corretos conceitos de Colocação do Pronome Pessoal  Oblíquo respectivamente:
Ao iniciar a frase, o pronome só será colocado em .................... e
ao usar o futuro só deverá utilizar o pronome em...................
	
	 
	Ênclise - Mesóclise.
	
	 7a Questão (Ref.: 201307445293)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numere as colunas conforme as opções:
1 - Coerência semântica
2 - Coerência sintática
3 - Coerência estilística
4 - Coerência pragmática:
( ) Refere-se aos conectivos, pronomes etc, para promover a adequação entre os elementos que compõem a frase, o que inclui também atenção às regras de concordância e de regência.
( ) Pode ser considerada como a relação entre os significados dos elementos das frases em sequência, sendo estabelecida entre os significados dos elementos do texto, por meio de uma relação logicamente possível.
( ) Refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Para que haja coerência nesta sequência, é preciso que os atos de fala se realizem de forma apropriada, com adequação do discurso ao público.
( ) Decorre da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto, sem que ocorra, necessariamente, problemas para interpretação de um texto. Costuma ser resultado da mistura de registros linguísticos, como o formal e o informal; Assinale a ordem das opções:
	
	 
	2; 1; 4; 3
	 8a Questão (Ref.: 201307441489)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando que há parágrafos de uma ou duas linhas, como há os de página inteira.