Exercicio de fixação - Aula 10
2 pág.

Exercicio de fixação - Aula 10


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.348 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CCJ0100_EX_A10_201408407281
	   » de 50 min.
	
 
Lupa
 
\ufffd
	Aluno: RENATO CESAR MARTINS
	Matrícula: 201408407281
	Disciplina: CCJ0100 - FUND. DAS CIENC. SOC 
	Período Acad.: 2014.3 - EAD (GT) / EX
\ufffd
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	1.
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de televisão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Antropologia e Sociologia, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
	Quest.: 1
	
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	
	O texto faz uma crítica severa à indústria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	
	O texto mostra que as populações mais pobres são menos desenvolvidas intelectualmente, o que dificulta sua percepção de espaço.
	
	
	O texto faz uma critica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	2.
	"Família é um conceito em construção. Hoje, há o direito à felicidade em primeiro lugar" (Maria Berenice Dias). Em relação aos modelos contemporâneos de família é correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que:
	Quest.: 2
	
	
	Esses novos modelos acarretam o fim da família como instituição social.
	
	
	Esses novos modelos não podem ser considerados como família, pois esta só pode ser constituída por marido, mulher e filhos.
	
	
	As modificações nos modelos de família não possuem relação com as transformações dos papéis masculinos e femininos na sociedade.
	
	 
	Esses arranjos familiares colocam em xeque a estrutura e os valores da família tradicional.
	
	
	A expressão família homoafetiva não pode ser considerada correta, pois não corresponde ao modelo tradicional de família.
	
	3.
	Marque a única sentença correta. 1 - "Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras." (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
	Quest.: 3
	
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
	
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
	
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	
	 
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	
	4.
	O denominador comum das lutas feministas foi o questionamento da divisão tradicional dos papéis sociais. A mulher, tradicionalmente, cabia o espaço da casa, da vida privada, enquanto ao homem era garantido o domínio sobre o espaço:
	Quest.: 4
	
	 
	Cultural.
	
	
	Lúdico.
	
	
	Social.
	
	 
	Público.
	
	
	Geracional.
	
	5.
	A luta das mulheres pelo direito ao espaço profissional, pelo controle de seu corpo e pelo questionamento ao conceito de sexo frágil ou segundo sexo foi organizada na Europa e Estados Unidos e repercutiu no Brasil. Esse movimento foi denominado como:
	Quest.: 5
	
	
	Fim da opressão
	
	
	Rebelião cor de rosa
	
	
	Mulher politizada
	
	
	Mulheres livres
	
	 
	Movimento feminista
	
	6.
	ENADE 2009
Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal).
GOHN, 2003.
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho
	Quest.: 6
	
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	
	utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	
	recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas. E) utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.
	
	 
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	
	defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo