Buscar

Exercicio de fixação - Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CCJ0100_EX_A1_201408407281
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: RENATO CESAR MARTINS
	Matrícula: 201408407281
	Disciplina: CCJ0100 - FUND. DAS CIENC. SOC 
	Período Acad.: 2014.3 - EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
		1.
		Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		Quest.: 1
	
	
	Antropologia.
	
	
	História.
	
	
	Economia.
	
	 
	Sociologia.
	
	
	Ciência Política.
	
	
		2.
		"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
		Quest.: 2
	
	
	III e IV.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I e III.
	
	 
	I, II e V.
	
	
	II e III.
	
	
		3.
		Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	
		4.
		O processo de socialização pode ser definido como:
		Quest.: 4
	
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	
		5.
		Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.
I - Existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, o indivíduo sofre a influência da sociedade e da cultura.
II - A socialização é um conceito central deste campo do conhecimento, pois os humanos se tornam seres sociais através da educação.
III - Os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são variáveis e suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
IV - Diferentemente dos demais animais, o processo de vida dos seres humanos não é guiado por instintos hereditários rígidos.
Estão corretas as afirmativas:
		Quest.: 5
	
	
	II, III e IV.
	
	 
	I e II e III.
	
	
	I, II, IV.
	
	 
	todas.
	
	
	II e IV.
	
	
		6.
		As Ciências Sociais são compostas pela Ciência Política, Antropologia, Sociologia e têm por objeto de estudo o homem. Cada uma destas ciências estuda determinadas partes da realidade que compõem a sociedade e o indivíduo. Estas partes da realidade social são inseparáveis e estão conectadas. O objeto de estudo da Ciência Política, Antropologia e Sociologia são respectivamente:
		Quest.: 6
	
	
	Nenhuma das afirmativas está correta
	
	
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno natural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	 
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	 
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à solidariedade. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o social
	
	
	O objeto de estudo da Ciência Política é a política que se remete à violência. O objeto de estudo da Antropologia é o fenômeno cultural. O objeto de estudo da Sociologia é o fenômeno físico.

Outros materiais