RESUMO GERAL PARA AV
66 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.349 seguidores
Pré-visualização32 páginas
de corredores gays em Los Angeles, onde o parceiro treinou o ator para sua primeira maratona. O ator apareceu publicamente para defender o casamento gay em 2005, quando o governador Arnold Schwarzenegger vetou uma lei aprovando a união entre pessoas do mesmo sexo aprovada pelo Legislativo Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL487415-7084,00.html Ao ler a reportagem sobre o casamento Gay do astro americano, é correto afirmar, do ponto de vista antropológico, que ele formará uma família com o seu companheiro? Justifique.
	
	Resposta: Sim. Para a antropologia o agrupamento, a socialização entre duas ou mais pessoas independente de sexo formam uma família.Deixando apenas de existir a tradicional família cosntituída por homem, mulher e filhos, os novos modelos de família vem a cada dia ganhando espaço na sociedade atual.
	 1a Questão (Ref.: 201301072122)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Segundo Emile Durkheim, qual a função social da divisão do trabalho?
	
	Gabarito: A integração dos indivíduos mediante a busca de especialização complementar e simbólica.
	 2a Questão (Ref.: 201301067813)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique o conceito de dialética para Karl Marx:
	
	
Gabarito: Para Karl Marx, há uma reciprocidade de influências entre a consciência e as condições materiais da vida em sociedade. O mundo das ideias é influenciado de forma determinante pela realidade material que, ao mesmo tempo, pode ser transformada pela ação consciente dos indivíduos.
	 3a Questão (Ref.: 201301255228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral, a que a criança, particularmente, se destine".(DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: PEREIRA, Luiz; FORACHI, Marialice M. Educação e sociedade. 13. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987, p. 42).
A qual sociólogo pertence esta definição de educação?
	
	 
	Émille Durkheim
	 4a Questão (Ref.: 201301255158)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. 
Assinale a ÚNICA característica abaixo que não pertence ao positivismo comtiano:
		
	 
	A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, que ele considerava uma forma de pesquisa fundamental e necessária;
	 5a Questão (Ref.: 201301172797)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os Estados liberais, apoiados no princípio da representatividade, propagam a idéia de que é uma instituição que 'representa' o conjunto da sociedade. Porém, na perspectiva de Karl Marx e Friedrich Engels, estamos diante da alienação política, pois não escolhemos diretamente os projetos políticos que dirigem a vida coletiva. Na visão de Marx e Engels, o Estado é a uma instituição na qual:
	 
	os indivíduos da classe dominante fazem valer os seus interesses de classe.
	 6a Questão (Ref.: 201301255189)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"O seu surgimento [da sociologia] ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista". (MARTINS, Carlos B. (1990) O que é Sociologia. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, p. 10). 
São eventos e fatos históricos importantes que contribuíram para o surgimento da sociologia, EXCETO:
	 
	A Revolução Russa
	
	 7a Questão (Ref.: 201301172850)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, podemos afirmar que: I - A posição social é definida pelo capital econômico e cultural. II - A cultura escolar é uma cultura particular, a da classe dominante. III - A escola é um importante meio de elevação cultural. Qual opção identifica corretamente o pensamento do autor?
	 
	I e II.
	 8a Questão (Ref.: 201301094257)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o fragmento abaixo:
"A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança determinados números de estados físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade política em seu conjunto, e por outro, o meio especifico ao qual está destinado" (DURKHEIM, 1973, p.44)
A partir do texto acima, podemos afirma que o sistema educacional tem como finalidade:
	 
	formar os cidadãos de acordo com os valores e a crenças dominantes na sociedade.
	 9a Questão (Ref.: 201301256451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica. O conceito de violência simbólica designa uma imposição arbitrária que, no entanto, é apresentada àquele que sofre a violência de modo dissimulado, que oculta as relações de força que estão na base de seu poder. A ação pedagógica, portanto, é uma violência simbólica porque impõe, por um poder arbitrário, um determinado arbítrio cultural. 
Que mecanismo, segundo Bourdieu, dissimula a violência simbólica?
	
	 
	A ideologia do dom;
	 10a Questão (Ref.: 201301093167)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
 I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.
	
	 
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	 1a Questão (Ref.: 201001516859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversos cientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?
	 
	A Ciência Política.
	
	 2a Questão (Ref.: 201001516512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	John Locke é considerado por muitos autores como sendo o pensador que inaugura a democracia liberal. Com base nessa premissa julgue verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta: ( )Para Locke, embora seja inadmissível qualquer governo arbitrário, é impossível romper o contrato, pois isso significaria retornar ao estado de natureza, onde só há caos, violência e insegurança. ( ) Para Locke, o que caracteriza um homem enquanto indivíduo e o torna distinto e independente de todos os outros é a sua liberdade natural. ( ) Para Locke, cada homem nasce com um duplo direito: o direito à liberdade de sua pessoa e o direito à propriedade dos seus bens. ( ) Para Locke, os direitos humanos são anteriores ao Estado, resultantes dos direitos naturais, portanto, devem obrigatoriamente ser respeitados por um Estado