RESUMO GERAL PARA AV
66 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.425 seguidores
Pré-visualização32 páginas
que pretenda ser legítimo.
	
	 
	(F) (V) (V) (V)
	 3a Questão (Ref.: 201001585224)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	SOBRE O CONTRATO SOCIAL E O ESTADO DE NATUREZA E SOCIEDADE EM HOBBES E ROUSSEAU, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
	 
	Tanto no estado de natureza em hobbes como no estado de sociedade em rousseau o homem é visto como um ser violento que vive em permanente estado belicoso.
	 4a Questão (Ref.: 201001351368)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
	 
	Estado teológico, metafísico e positivo
	 5a Questão (Ref.: 201001590791)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade. Quanto ao positivismo comteano, há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a posição do filósofo é:
	
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica, superando o estado teológico e o metafísico.
	 6a Questão (Ref.: 201001590780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva. Os fatos estudados pelo cientista social podem ser pretéritos ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Mas não podem ser reproduzidos em condições controladas. Assim sendo podemos afirmar que:
	 
	V. Todas as alternativas estão corretas
	 7a Questão (Ref.: 201001589079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela:
	 
	É parte constitutiva do sistema adaptativo humano.
	 8a Questão (Ref.: 201001586801)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia.
	 
	A cultura se expressa por meio dos hábitos, crenças e costumes dos indivíduos que formam determinado grupo social.
	 9a Questão (Ref.: 201001516831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta.
	 
	As afirmações I e II estão corretas.
	 10a Questão (Ref.: 201001352212)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
	 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	 1a Questão (Cód.: 8926)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao pensamento positivista, julgue os itens a seguir e escolha a única opção que NÃO CORRESPONDE às formulações propostas por Augusto Comte. (Questão adaptada do ENADE 2005)
	 
	O positivismo derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	 2a Questão (Cód.: 11561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
	
	 
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	 3a Questão (Cód.: 8919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Roberto Da Matta, em seu livro Relativizando: uma introdução à antropologia social (Petrópolis, Vozes, 1984), discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas):
"Ao observar os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e influencia em nossa visão de mundo. Dessa forma, trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado".
Após análise do texto, marque a única opção correta :
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	 4a Questão (Cód.: 8935)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE.
O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso
UMA VEZ QUE
pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica.
Marque:
	
	 
	Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.
	 5a Questão (Cód.: 9176)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
	
	 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	 6a Questão (Cód.: 10043)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a notícia abaixo:
"Criacionismo ganha fôlego contra Darwin em escolas dos EUA (Pascal Barolier, da France Presse, em Washington - EUA) 
 A teoria da origem das espécies de Charles Darwin, raramente contestada pelos cientistas, tem sido duramente atacada pela direita religiosa norte-americana, que deseja introduzir no ensino o criacionismo, ideia de uma inteligência superior na origem do mundo. A teoria de Darwin, segundo a qual homem e alguns