RESUMO GERAL PARA AV
66 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.863 materiais137.579 seguidores
Pré-visualização32 páginas
(Ref.: 201207243731)
	
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Físicos do Laboratório Nacional Fermi, entre eles Rob Roser, dos Estados Unidos, disseram estar 'absurdamente próximos' de provarem a existência da partícula subatômica chamada bóson de Higgs, considerada um elemento fundamental para a transformação dos restos da explosão espacial em estrelas e planetas. Segundo Don Tovey, professor de Física das Partículas na Universidade de Sheffield, "os resultados são particularmente importantes, porque eles usam uma forma completamente diferente e complementar de procurar o bóson de Higgs. Isso nos dá mais confiança de que o que estamos vendo é realmente a prova de uma nova física, e não apenas um acaso estatístico." Essa partícula subatômica é apelidada, no meio acadêmico, de 
		
	
	partícula de Deus 
	
	 9a Questão (Ref.: 201207251979)
	
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Luiza Andrews , gestora de RH, está dialogando com outro gestor da organizacional e afirma que alguns passos são fundamentais de serem realizados ANTES da elaboração de um planejamento estratégico capaz de atender as necessidades e fazer frente aos desafios do futuro. Um dos primeiros passos a ser observado pelos gestores quando da elaboração do planejamento é: 
		
	
	analisar criticamente o cenário no qual a organização está inserida
	
	 10a Questão (Ref.: 201207252058)
	
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por: 
		
	
	Médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho. 
	
	 11a Questão (Ref.: 201207243125)
	
	Pontos: 0,6  / 0,8 
	Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? ...Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta. 
		
	Gabarito: O estudante poderá propor: - Acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, o que favorece ao cidadão ocupar postos de trabalho que exigem maior qualificação e, consequentemente, maior remuneração; - Permanência do estudante na escola, em todos os níveis escolares ¿ da educação infantil a educação superior ¿ o que possibilita o cidadão se qualificar profissionalmente e ter acesso a melhores condições de trabalho e remuneração e, consequentemente, de vida; - Condições dignas de trabalho, com remuneração que garanta qualidade de vida do indivíduo, fruto de reivindicação daquele que tem condições de trabalhar com qualidade, como consequência de seu preparo cultural e profissional; - Assistência à saúde, em seu contexto mais amplo, o que favorece uma renda familiar não comprometida com a suspensão de enfermidades e, até mesmo, caracterizada pela redução de gastos com portadores de necessidades especiais; - Ser proprietário do imóvel em que se reside, o que se reduz os gastos com aluguel e promove o equilíbrio financeiro familiar. 
	 1a Questão (Ref.: 201301294024)
	
	Assinale a alternativa correta A convivência pacífica entre indivíduos que integram uma coletividade maior, ou seja, uma comunidade ou uma sociedade, só pode ocorrer a partir:
		
	 
	da constituição de uma autoridade, isto é, de um governo, um Estado;
	
	 2a Questão (Ref.: 201301233499)
	
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301339204)
	
	A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se aprofundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações) As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem. I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa. II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos. III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados. IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	III e IV.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301399784)
	
	Leia a letra da música "Comida", de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas:
Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comer, A gente quer comer e fazer amor. A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade.
1. A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a "fome da alma". Neste sentido,explique os dois sentidos de fome a que se refere o texto.
	
Gabarito: Apesar de existir a ideia da fome biológica ser objeto de estudo das ciências naturais, os atos humanos apresentam diferentes significados construídos culturalmente. Os atos de comer, dormir, reproduzir-se, acontecem diferentemente em cada sociedade, de acordo com os padrões culturais predominantes em cada uma, sendo assunto das ciências sociais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301230642)
	
	Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta:
		
	 
	O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301229287)
	
	Analise as afirmativas a seguir:
I - Para Marcel Mauss, os eventos sociais são ao mesmo tempo sociais e psicológicos;
II - Na observação participante o pesquisador privilegia os relatos dos historiadores;
III - Malinowski é o principal representante de uma "antropologia de gabinete";
IV - Para Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como "coisas".
 Assinale a única alternativa que aponta as afirmativas corretas:
		
	 
	I e IV
	 7a Questão (Ref.: 201301295306)
	
	Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior ao demais. Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada em:
		
	 
	etnocentrismo
	
	 8a Questão