RESUMO GERAL PARA AV
66 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.951 materiais140.453 seguidores
Pré-visualização32 páginas
(Ref.: 201308591917)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O positivismo foi uma diretriz filosófica criada por Comte em meados do século XIX. Assinale a únca característica abaixo que NÃO PERTENCE ao positivismo comtiano:
		
	 
	A aproximação com o tradicional foi especialmente forte em Comte, que apostava na possibilidade do conhecimento metafísico, considerado por ele uma forma de pesquisa fundamental e necessária;
	 7a Questão (Ref.: 201308531312)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line). Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
		
	Resposta: O fato social ocorrido é a violência, que é considerada normal pelo fato de ser impossível uma sociedade sem violência.
	 8a Questão (Ref.: 201308591210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fundamentado em durkheim, o fato social é uma referência para todos os indivíduos de uma sociedade. Desta forma, o fato social não existe no todo porque existe nas partes, mas existe nas partes porque existe no todo. Segundo essa característica do fato social, assinale a opção que a exemplifica:
		
	 
	Os indivíduos passam a desejar um belo carro porque a sociedade o define como sinal de status.
	 9a Questão (Ref.: 201308591507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa que apresenta uma sequência CORRETA de características gerais do "tipo ideal" da burocracia preconizada por Weber:
		
	 
	Administração baseada em documentos /definição dos poderes, em termos de comando, de forma clara e delimitada /nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados.
	
	 10a Questão (Ref.: 201308592318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer sobre a globalização: i - é uma intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa; ii - ela contribuiu para reduzir a desigualdade a nível mundial, diminuindo a distância entre os países mais ricos e as nações mais pobres; iii - é um fenômeno essencialmente ocidental, um processo desigual, com a sua própria "geometria do poder"; iv - ela é uma ficção da cabeça dos organismos internacionais bilaterais que perceberam nas últimas décadas uma diminuição significativa das influências culturais do ocidente sobre o resto do planeta. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES III E IV ESTÃO CORRETAS;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÃO III ESTÁ CORRETA.
	 
	APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES I E III ESTÃO CORRETAS;
	 
	APENAS AS AFIRMAÇÕES I E II ESTÃO CORRETAS;
	 1a Questão (Ref.: 201308244468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	 2a Questão (Ref.: 201308253238)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	 3a Questão (Ref.: 201308474415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
	 
	I, II e V.
	 4a Questão (Ref.: 201308308908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	 5a Questão (Ref.: 201308480331)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vários cientistas sociais enfatizam as diferenças metodológicas entre as ciências naturais e as ciências sociais. Com base nesta afirmação, examine as proposições apresentadas.
I - As ciências naturais estudam fenômenos simples e as ciências sociais estudam fenômenos complexos.
II - Os fenômenos sociais não podem ser analisados fora do contexto em que foram originalmente produzidos.
III - O pesquisador não tem como reproduzir os fenômenos sociais em laboratórios de pesquisa.
IV - A interpretação não é parte do trabalho do cientista social, pois toda ciência é objetiva e neutra.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I e II e III.
	 6a Questão (Ref.: 201308416198)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
	 
	Relativismo cultural
	 7a Questão (Ref.: 201308253197)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada,