RESUMO GERAL PARA AV
66 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.425 seguidores
Pré-visualização32 páginas
existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
	
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	 11a Questão (Ref.: 201307149775)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em 1920, o reverendo Joseph Singh viajava numa missão espiritual pela Índia quando soube da lenda de duas meninas que viviam com uma matilha daqueles animais. Intrigado, partiu atrás delas. Ao encontrá-las, ficou impressionado: ambas andavam de quatro e, antes de sair da caverna em que se escondiam, colocavam só a cabeça para fora e olhavam desconfiadas para os lados. Capturadas, foram encaminhadas ao orfanato da cidade indiana de Midnapore. O reverendo Singh, que as criou junto com sua mulher, era o diretor da instituição. Kamala tinha cerca de 8 anos e Amala, apenas 1 ano e meio. Carnívoras, bebiam água lambendo e tinham horror à luz. Passavam o dia todo arredias, mas à noite uivavam e grunhiam. A menor sobreviveu dez meses longe dos bosques e morreu, um ano depois, de nefrite (inflamação nos rins). Foi quando Kamala chorou pela primeira vez desde que chegara ao orfanato. (Por Flávia Ribeiro http://historia.abril.com.br/comportamento/humanos-criados-como-animais-coracao-selvagem-434572.shtml )
 Será que o homem já nasce pronto?  Analise o caso das meninas Amala e Kamla procurando responder a pergunta anterior através das contribuições da Antropologia para o estudo das culturas.
	
Gabarito: O homem não nasce pronto. O homem precisa do convívio em sociedade para adquirir comportamentos sociais. As Antropologia considera que os habitos, os costumes e as tradições irão modelar o homem de acordo com o contexto social no qual ele está inserido.
	 1a Questão (Cód.: 11561)
	
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
	
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	
	 2a Questão (Cód.: 12294)
	
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"...é uma ilusão pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos forçados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos." (Durkheim. Educação e Sociologia, p.47). O segmento acima trata principalmente do seguinte aspecto da sociologia de Durkheim:
	
	da externalidade dos fatos sociais
	
	 3a Questão (Cód.: 47219)
	
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
	
	
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
	
	 4a Questão (Cód.: 180648)
	
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a única opção correta.
	
	
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 5a Questão (Cód.: 75023)
	
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para Weber a racionalização crescente têm como resultante o desencantamento do mundo, termo traduzido do alemão, ou a desmagificação do mundo. Com relação ao tema: assinale a alternativa incorreta.
	
	
	O progresso é inevitável em todos os domínios da atividade humana, mas a racionalização ainda não é sinal de progresso, pois este existe na esfera do quantitativo e praticamente não tem sentido no qualitativo.
	 6a Questão (Cód.: 18527)
	
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	
Veja os quadrinhos abaixo:
 Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo tomar como certa a superioridade de sua cultura. "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas". "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica". "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique. 
	
Resposta: Etnocentrismo. Porque a postura de Hagar quer expressar que sua cultura, ou seja a dos NAVEGANTES é a melhor e abrangente em relação as demais. Falando com certa superioridade de sua cultura a menosprezo das outras. Como fala o proprio texto, a maioria dos grupos são realmente Etnocentricos.
	 7a Questão (Cód.: 175347)
	
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A família, o direito, as artes e a religião fazem parte de uma série de fenômenos classificados como sociais. Por quê? 
	
	
	Resultam das relações que se estabelecem em sociedade.
	
	 8a Questão (Cód.: 103314)
	
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	ENADE 2006 
Segundo as concepções teóricas de Karl Marx, é correto afirmar que 
	
	
	as relações de dominaçãosão anteriores ao capitalismo, maso capitalismo fundou a ideia de dominaçã contratual. 
	
	 9a Questão (Cód.: 10077)
	
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, O PROGRESSO POR FIM", Auguste Comte.
 A frase acima, que é o lema do Positivismo comteano, está ligada a uma fase da história da sociedade brasileira marcada por grandes transformações ocorridas no país, no século XIX. Essa ligação se dá devido à:
	
	influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte expresso na Bandeira Nacional. 
	 10a Questão (Cód.: 180958)
	
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Estudo realizado por Max Weber sobre a dominação salientou a importância da formação de grupos e das crenças, uma vez que a crença na legitimidade de um sistema de dominação pode contribuir para a estabilidade de uma relação de autoridade e indica diferenças bastante reais entre os sistemas de dominação. Com base no exposto, identifique e explique a que tipo de dominação corresponde a apresentada no texto seguinte: ¿¿¿(...) Hoje, a escolha dos governantes é feita pela soma de escolhas individuais dos cidadãos que votam individualmente e, supomos, autonomamente, e não em grupo ou família¿. (Roberto da Matta: O eleitor e os eleitos, in O Globo, 29/10/08). ¿ 
	
	
Gabarito: Dominação racional-legal, baseada na legitimidade das ordens estatuídas, num sistema racionalmente elaborado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201301983703)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo Pierre Clastres, algumas sociedades "primitivas" mostram a importância