Exercicio de fixação - Aula 02
2 pág.

Exercicio de fixação - Aula 02


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.419 seguidores
Pré-visualização1 página
CCJ0100_EX_A2_201408407281
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: RENATO CESAR MARTINS
	Matrícula: 201408407281
	Disciplina: CCJ0100 - FUND. DAS CIENC. SOC 
	Período Acad.: 2014.3 - EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
		1.
		Desde a Revolução industrial, e se observarmos a atual realidade brasileira, um aspecto aparece como objeto de constante reflexão da parte da sociologia:
		Quest.: 1
	
	
	O fato de que os problemas sociais atuais estão em nada relacionados com a revolução industrial, como tampouco com a revolução científica.
	
	
	O fato de que tanto a revolução industrial, quanto a revolução científica tornaram possível com seus avanços solucionar os mais graves problemas sociais.
	
	
	O fato de que ainda que a revolução industrial tenha avançado, não ofereceu um avanço de fato no que diz respeito ao progresso científico.
	
	 
	O fato de que ainda que a revolução científica tenha avançado com a evolução industrial, não ofereceu uma solução justa aos problemas sociais ocasionados.
	
	
	Todas as afirmativas são complementares.
	
	
		2.
		Os fenômenos simples podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle nas...
		Quest.: 2
	
	
	ciências astronômicas.
	
	
	ciências sociais.
	
	
	ciências antropológicas.
	
	
	ciências políticas
	
	 
	ciências naturais.
	
	
		3.
		O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade. Quanto ao positivismo comteano, há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a posição do filósofo é:
		Quest.: 3
	
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica, superando o estado teológico e o metafísico.
	
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica, superando o estado teológico e o metafísico.
	
	
		4.
		NAS CIÊNCIAS SOCIAIS OS FENÔMENOS ESTUDADOS SÃO COMPLEXOS E CENTRADOS NO SER HUMANO, PORTANTO, SUBJETIVO. DESSA FORMA, QUANDO FALAMOS DESSES FENÔMENOS PODEMOS DIZER QUE ELES:
		Quest.: 4
	
	
	SÃO COMPLEXOS, MAS ALGUNS PODEM E DEVEM SER COMPROVADOS EM LABORATÓRIO.
	
	
	EM ALGUNS CASOS, TÊM CAUSAS SIMPLES E SÃO FACILMENTE ISOLADOS.
	
	
	ISENTAS DE INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE, JÁ QUE ESTÁ EMBASADA NA OBJETIVIDADE.
	
	
	EXPRESSAM A OBJETIVIDADE DO PESQUISADOR QUE DEVE MANTER DISTÂNCIA DO SEU OBJETO DE PESQUISA.
	
	 
	SÃO EVENTOS APRESENTADOS DE MODO DESCRITIVO E NARRATIVO, NUNCA NA FORMA DE UMA EXPERIÊNCIA.
	
	
		5.
		Quais as áreas que formam o conjunto de disciplinas das Ciências Sociais?
		Quest.: 5
	
	 
	Ciência Política, Sociologia e Antropologia.
	
	
	Biologia, Química e Física.
	
	
	Astronomia, Física e Biologia.
	
	
	Antropologia, Sociologia e Astronomia.
	
	
	Ciência Política, Ciência das Mídias e Antropologia.
	
	
		6.
		As Ciências Sociais comporta não só diferentes disciplinas, como também a abordagem de três autores fundamentais, Durkheim, Weber e Marx. Deve-se considerar como razão para essa diversidade:
		Quest.: 6
	
	
	O fato de que as Ciências Sociais não constituem uma ciência, mas antes, um conjunto de doutrinas filosóficas que procuram compreender subjetivamente o homem e a sociedade que o cerca.
	
	
	O fato de que o objeto de estudo das Ciências Sociais é de caráter subjetivo, impedindo uma análise objetiva acerca do homem e da sociedade.
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	 
	O fato de que as Ciências Sociais estão fundadas no livre pensamento, assim como no respeito à liberdade intelectual, o que determinou que cada autor assumisse caminhos diferentes, modos diferentes de ver a realidade humana.
	
	
	O fato de que autores como Marx, Weber e Durkheim não compreenderam o projeto de ciência social proposto por Augusto Comte que a entendia como física social.