RESUMO GERAL PARA AV
45 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.557 materiais87.979 seguidores
Pré-visualização16 páginas
em relação à surdez
		Quest.: 4
	
	Considera as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem, vendo a surdez como diferença.
		A LIBRAS (língua brasileira de sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:
		Quest.: 5
	
	
	Da Lei 10.436/2002.
		6.
	
		A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
		Quest.: 6
	
	
	Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte.
	
	
	
		7.
	
		Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: 
		Quest.: 7
	
	
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial. 
	
	
	
		8.
	
		O INES ¿ Instituito Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:
		Quest.: 8
	
	
	Ernest Huet
9 - Com base na aula 3, discorra sobre políticas linguísticas e sua importância na Educação de surdos.
R: A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educação, seria pensar criação de um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, por meio de ações legais que legitima o sujeito.
10 - Quais são os cinco parâmetros da LIBRAS que regem a boa formação dos sinais?
R: Configuração de mão, Ponto de Articulação, Orientação, Movimento e Expressão facial e corporal
	Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
		
	
	Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
	Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21, para o cargo de Intérprete de LIBRAS)
		
	
	Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
		
	
	Ponto de articulação e orientação. 
	
Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:
	
	A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35)
		
	
	Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
		Em regra é comum para sociedade definir as pessoas surdas como mudos. Além desse mito, marque a opção que revela somente outras inverdades acerca da pessoa surda:
		Quest.: 6
	
	
	Mudo e ineficiente.
	Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
		
	
	Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
	 1a Questão (Ref.: 201001409610)
Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como sinônimo o termo:
		
	 
	Surdo oralizado.
	 2a Questão (Ref.: 201001409620)
	
	Se uma pessoa estiver em um espaço publico, por exemplo, e vir um grupo de surdos conversando, para que possa entender com clareza o conteúdo da ¿conversa¿, precisará considerar alguns aspectos linguísticos, EXCETO:
		
	 
	A expressão facial comparada ao tipo de vestimenta do surdo e sons emitidos.
	 3a Questão (Ref.: 201001409618)
	
	Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à Língua de Sinais, que exige uma associação entre língua e os sinais, normalmente as pessoas apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
		
	 
	As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção e percepção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visual-espacial.
	4a Questão (Ref.: 201001413643)
	
	Identifique o nome próprio masculino que aparece em datilologia abaixo:
		
	 
	Vicente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001450233)
	
	A Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 24 afirma que: Os Estados Partes deverão assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias à vida e ao desenvolvimento social, a fim de facilitar-lhes a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade. De acordo com a Convenção NÃO constitui medida defendida por ela(Questão 36 do concurso público da Sec.Est. de Educação de São Paulo)
		
	 
	Inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
	
7a Questão (Ref.: 201001413649)
A que instrumento musical corresponde a datilologia abaixo:
		
	 
	Flauta
	 8a Questão (Ref.: 201001409609)
	
	O Decreto 5.626/2005 regulamenta a Lei de LIBRAS. Assinale a alternativa que NÃO apresenta assunto tratados nesse Decreto:
		
	 
	Possibilidade de implante coclear para surdos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001409632)
	
	A lei de LIBRAS também é conhecida como:
	 
	Lei 10.436.
	 10a Questão (Ref.: 201001413651)
	
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome do elemento linguístico formador do léxico das línguas de sinais:
	
	 
	Sinal
	 11a Questão (Ref.: 201001450367)
	
	De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos da mesma forma que o discurso clínico-patológico propõe. Este mecanismo é um disfarce que esconde a diferença, desconsiderando a diversidade. Na concepção socioantropológica, a língua de sinais tem a função de
		
	 
	emancipar o surdo enquanto sujeito político e social.
	 12a Questão (Ref.: 201001409613)
	
	O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
	
	 
	Como um batismo.
	13a Questão (Ref.: 201001450533)
	
	Em 1880 houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino:
	
	 
	Oralismo
	
	 14a Questão (Ref.: 201001410088)
	
	Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
		
	 
	É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
	 15a Questão (Ref.: 201001450526)
	
	Complete a lacuna. ¿É somente ao perceber o outro como diferente, que pode nascer, no sujeito,