RESUMO GERAL PARA AV
45 pág.

RESUMO GERAL PARA AV


DisciplinaTópicos em Libras Surdez e Inclusão3.557 materiais87.985 seguidores
Pré-visualização16 páginas
o currículo desenvolvido nas salas de aula baseia-se na suposição de que há áreas de conhecimento e informação pré-definidas, e, quando aprendidas em sequência, resultam em sucesso na vida após a escola. Este currículo sequenciado padronizado segue uma ordem didática da transmissão pelo professor, recepção pelos alunos e atividades que exercitam os termos, conceitos e as habilidades essenciais à matéria. Segundo estes autores, tal visão de currículo NÃO é progressista porque(Questão 37 do concurso público da Sec.Est. de Educação de São Paulo)
	 
	a tendência que se apresenta no movimento de inclusão escolar é de partir da criança e construir o currículo em torno de suas experiências, percepções e conhecimentos, com respeito a uma ênfase na criança e não no currículo pré-definido.
	 7a Questão (Ref.: 201101615348)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
		
	 
	Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
	 8a Questão (Ref.: 201101656258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Desse modo, marque a opção que se associa aos estudos de Saussure:
		
	 
	"Línguas dependem do cérebro humano, não do ouvido humano". (William Stokoe)
	 9a Questão (Ref.: 201101637413)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com base na afirmação de Heidegger ¿Uma fronteira não é o ponto onde algo termina, mas, como os gregos reconheceram, a fronteira é o ponto a partir do qual algo começa a se fazer presente.¿, discorra sobre cultura e identidade surda
	
Gabarito: O conceito de cultura surda senão através de uma leitura multicultural, ou seja, a partir de um olhar de cada cultura em sua própria lógica, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções.
	 10a Questão (Ref.: 201101637408)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é uma ordem em tópico-comentário?
	
Gabarito: O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. A marca de tópicos delimita as fronteiras de topicalização na língua de sinais brasileir: somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na língua barsileira de sinais, os tópicos estão associados com posições argumentais.
	 1a Questão(Cód.: 136556)
	
	Pontos:1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome de um membro da família:
	
	Pai
	 2a Questão(Cód.: 132350)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial é adequado utilizar como sinônimo o termo:
	
	Surdo oralizado.
	 3a Questão(Cód.: 132352)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	Assim, durante quase um século (1880 -1960) o discurso sobre a surdez centrou-se no abafar, no inferiorizar, no descaracterizar as diferenças [...]determinando o desenvolvimento de abordagens clínicas e práticas pedagógicas que buscavam o apagamento da surdez [...]" (LODI, 2005, p.416). Esse trecho refere-se a um comportamento social:
	
	Excludente, pois a "colonização" social, com o apagamento de uma língua própria, estabelece a perda e a crise de identidade do sujeito sinalizante.
	 4a Questão(Cód.: 132351)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 35)
	
	Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
	 5a Questão(Cód.: 132828)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
		
	
	É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting". 
	 6a Questão(Cód.: 132347)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade:
	
	Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos.
	 7a Questão(Cód.: 132842)
	
	Pontos:0,5  / 0,5
	Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de ¿apontar¿ em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.
	
	Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
	 8a Questão(Cód.: 134266)
	
	Pontos:1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA sobre a arte e cultura surda:
	
	A arte e cultura surda são transmitidas principalmente pela língua de sinais e se preservam pela relação entre sujeitos surdos em associações e escolas que tenham a língua de sinais como língua de instrução.
	 9a Questão(Cód.: 154431)
	
	Pontos:1,5  / 1,5
	Quais são os artefatos culturais da comunidade surda?
	
Gabarito: Família, literatura surda, vida socila e esportiva, artes visuais, política, materiais, experiência visual, língua, valores atribuídos aos fatos, situações, contextos, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores. 
	 10a Questão(Cód.: 154433)
	
	Pontos:1,5  / 1,5
	Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
	
Gabarito: O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	 1a Questão (Ref.: 201002241844)
	
	Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.
	 
	Pais surdos e filhos surdos
	
	 2a Questão (Ref.: 201002205287)
	
	Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao "formato" que as mãos assumem no momento da produção de sinais:
	 
	Configuração de Mão
	 3a Questão (Ref.: 201002242158)
	
	As deficiências são manifestações inseridas no contexto da Diversidade Humana. Assinale a opção INCORRETA:
	 
	A concepção de Diversidade Humana não legitima a crença de que todas as pessoas têm o direito de participar ativamente da sociedade.
	 1a Questão (Ref.: 201201835563)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os aparelhos de amplificação sonora que ajudam a pessoa com surdez reconhecer e compreender os sinais auditivos existentes no ambiente são
	
	 
	AASI, Implante coclear e sistema FM.
	 2a Questão (Ref.: 201201835449)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Resolução SE no 11, de 31/01/2008 afirma que o objetivo da implementação dos Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs) é o de melhorar a qualidade da oferta da educação especial na rede estadual de ensino, viabilizando-a por uma reorganização que, favorecendo a adoção de novas metodologias de trabalho, leve à inclusão do aluno em classes comuns do ensino regular. Para atender a este objetivo, as SAPEs nas unidades escolares têm critérios de organização. Assinale a alternativa que NÃO expressa um destes critérios:(QUESTÃO 34 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEC.EST.DE EDUCAÇÃO