PERIMETRIA DOBRAS PROVA
2 pág.

PERIMETRIA DOBRAS PROVA


DisciplinaAvaliação Morfofuncional801 materiais3.511 seguidores
Pré-visualização1 página
PERIMETRIA:
Pescoço: passar a fita logo abaixo do pomo-de-Adão.
Tórax: 
Homens - fita num plano horizontal, passando sobre a cicatriz mamilar;
Mulheres - fita num plano horizontal, passando por baixo das linhas axilares.
Cintura: abdômen relaxado; ponto de menor circunferência, abaixo da última costela; fita num plano horizontal.(ou 2cm acima da cicatriiz umbilical)
Abdômen: fita métrica num plano horizontal, passando pela cicatriz umbilical.
Quadril: braços levemente afastados, pés unidos; fita num plano horizontal, no ponto de maior massa muscular das nádegas; Medidas tomadas lateralmente.
Coxa proximal: pernas levemente afastadas; fita colocada logo abaixo da prega glútea, num plano horizontal; medidas tomadas lateralmente.
Coxa meso-femural: pernas levemente afastadas; fita colocada no nível do ponto meso-femural, num plano horizontal; localização: ponto médio entre a prega inguinal e a borda superior da patela.
Coxa distal: pernas levemente afastadas; fita colocada em nível do ponto distal, num plano horizontal; localização: ponto medido a 5 cm acima da borda superior da patela.
Panturrilha: pernas levemente afastadas; fita no plano horizontal; ponto de maior massa muscular.(em diagonal ao avaliado)
Braço normal: antebraços em posição supinada; fita por cima do ponto meso-umeral; localização: ponto médio entre o acrômio e o olecrânio.
Braço forçado: braço elevado à frente no nível do ombro; com antebraço esquerdo segura-se, internamente, o punho direito, de modo a opor resistência; avaliado realiza uma contração da musculatura flexora do braço; medir a maior circunferência, estando a fita em ângulo reto em relação ao eixo do braço.(no ângulo de 90c).
Antebraço: antebraço supinado; Fita colocada no ponto de maior massa muscular.
DOBRAS CUTÂNEAS:
Subescapular
: prega oblíqua medida imediatamente abaixo da extremidade do ângulo inferior da escápula
;(em forma de pinça leitura de 2 a 3 segundos).
Tricipital
: na parte posterior do braço, sobre o tríceps, no ponto medial de uma linha imaginária entre o ponto distal e proximal do tríceps.
;(prega vertical)
Peitoral
: homens - na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo; mulheres- a um terço da distância da linha axilar anterior e a mama;
Axila Média: medida oblíqua, acompanhando o sentido dos arcos intercostais, na direção da linha axilar média e a linha imaginária do apêndice xifóide;(prega obliqua)
Supra-ilíaca: prega oblíqua medida num ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca;(prega oblíqua)
Supra-espinhal: é no ponto de intersecção da linha do ílio-espinhal com a linha axilar anterior;(prega oblíqua)
Abdominal
: prega vertical tomada a 2 cm à direita da cicatriz umbilical
;(prega vertical)
Coxa
: prega vertical medida na linha média da coxa, a dois terços da distância entre a patela e o quadril;
variante- na metade da distância entre a patela e o quadril;(perna relaxada e prega vertical)
Perna: compasso posicionado paralelo ao solo; deverá ser feita na parte medial da perna, no ponto de maior circunferência.