BDQ_Prova_AV2
3 pág.

BDQ_Prova_AV2


DisciplinaSustentabilidade3.293 materiais15.492 seguidores
Pré-visualização2 páginas
mundo que é dedicada à preservação da biodiversidade e do funcionamento de sistemas de suporte à vida para todas as vidas?
	 
	ecocêntrica
	(Ref.: 201201108456) Qual texto legal abaixo, não diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
(Ref.: 200801271484) Vemos que o conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em um contexto de crise econômica e da revisão de paradigmas de desenvolvimento. A crise econômica na maior parte do mundo, a instabilidade, o aumento da pobreza, etc., colocavam em dúvida a viabilidade dos modelos convencionais, inclusive, a própria ideia de ¿desenvolvimento¿ havia sido sustada das políticas ante a urgente necessidade de estabilizar as economias e recuperar o crescimento econômico (Funiber, 2009). Por exemplo, uma grande parte da literatura disponível tende reduzir o conceito a uma mera sustentabilidade ecológica ou a um desenvolvimento ecologicamente sustentável, preocupando-se apenas com as condições ecológicas necessárias para manter a vida humana ao longo das gerações futuras, segundo Bifani (1997 apud Funiber, 2009). Portanto, em relação ao enfoque citado temos que:
	 
	Embora útil, é claramente reducionista, por não considerar as dimensões social, econômica e política do termo. 
	(Ref.: 201201108456) Qual texto legal abaixo, não diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
		(Ref.: 201201236687) A abertura epistemológica proporcionada pelo século XX recoloca grandes desafios para as Ciências e para o ser humano. Consequentemente, o desenvolvimento de conceitos, teorias e instrumentos mais apropriados para compreender a contemporaneidade e intervir sobre os processos cotidianos, dentre eles a sustentabilidade. Dessa forma, surgem vários movimentos sociais e ambientais no Brasil com o caráter defensivo da sociedade, do ambiente e da pessoa humana. Essas ações pretendem:
		Resposta: Melhorar a relação pessoas e ambiente, trazer uma politica de preservação para que no futuro nossos filhos possam ter condições ambientais adequadas, dar a natureza condições de se recuperar dos atos criminosos de individuos que no passado e que ainda hoje tendem a exercer.
	Gabarito: alcançar uma ordem igualitária socialmente, não excludente e a constituição de uma sociedade não fragmentada e individualista nas dimensões política, econômica, social e ambiental.
(Ref.: 201201589009) Analise a sequência abaixo: Natureza > recursos > atividade econômica > desperdícios > natureza Responda: Essa ideia processual e cíclica de eventos descreve qual relação entre a economia e os recursos naturais? 
	Resposta: A Atividade economica é depende dos recursos providos pela natureza, e quando há aumento do consumo, geralmente há também maior desperdício. Que por sua vez gera ainda mais consumo o que mais uma vez afeta diretamente a natureza.
	Gabarito: Os recursos extraídos da natureza a partir das atividades econômicas resultam na geração de desperdícios que afetam negativamente a própria natureza, o que resulta numa ação cíclica que favorece a expansão econômica em detrimento da conservação dos ambientes naturais.
	(Ref.: 200801117714) Até meados do século XVIII, as principais fontes de energia utilizadas pelo homem eram a própria força, a tração animal e a combustão de biomassa em volumes reduzidos. O que mudou, após a revolução industrial, que trouxeram consequências significativas para o meio ambiente?
	Resposta: Após a Revolução Industrial várias mudanças ocorreram, principalmente em questões ambientais. Ao perceberem que as ações tomadas e atitudes não eram suficientes para proteger o meio ambiente, várias leis e órgãos foram criadas para que, de alguma forma o meio também tenha como se defender e proteger das agressões causadas pelo homem. Mas, como todas mudanças nem sempre são para melhores, pois o homem ainda vê o meio natural como fonte de riqueza para sua fonte de consumo e lucro.
	Gabarito: A partir da revolução industrial, o homem passa a utilizar volumes crescentes de biomassa para gerar energia e realizar trabalho por meio de máquinas, que geram retorno econômico por meio de comercialização e resulta no aumento de consumo de energia e materiais per capita. Durante toda essa fase de crescimento da economia global, a crescente produção também causou crescente degradação ambiental.
		(Ref.: 200801117246) Os princípios elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Cite e explique dois princípios elementares.
		Resposta: Um dos princípios é o desenvolvimento sustentável de qualidade voltado para o bem e preservação do meio ambiente, dentre eles temos a política voltada para estudos de como preservar o meio para não haver extinção. Algumas empresas, por exemplo, adotaram o conceito de reaproveitamento dos gases lançados em solo para gerar energia para população residente próximo e também fazendo replantio de áreas degradadas evitando assim a extinção da espécie.
	Gabarito: A utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis, como o biocombustível e o uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render.
	
		(Ref.: 201201736458) O primeiro passo em direção à sustentabilidade é entender os componentes e a importância do capital natural e da renda natural ou biológica que ela fornece. Por analogia, os recursos renováveis que compõem parte do capital natural da Terra, podem nos fornecer uma renda biológica indefinidamente renovável, desde que não usemos esses recursos mais rápido do que a natureza o renova. Portanto, para Miller Junior (2007), sustentabilidade significa: 
		Resposta: Que a sustentabilidade é a capacidade que os diversos sistemas da terra tem de usar os recursos renováveis fornecidos pela natureza de maneira consciente, reutilizando sempre que possivel e evitando causar danos permanentes à natureza, preservando-a e mantendo assim a fonte desses recursos.
	Gabarito: Sobreviver com essa renda biológica sem exaurir ou degradar o capital natural que a fornece.
	(Ref.: 201201108455) Por quê precisamos entender o ambientalismo, que nos coloca a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades?Por quê é fundamental resgatar a política para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas?
		Resposta: O ambientalismo esta voltado para a compreensão do homem como uma parte do ambiente onde vive, logo se não entendermos sobre ele não poderemos determinar as etapoas necessarias para que possamos ter uma qualidade de vida tão agradavel quanto a que ainda podemos usufruir. por meio da politica é que desenvolvemos mormas e leis que atribuem aos individuos o seu lugar na sociedade ambiental que nos cerca, sem ela não coseguiriamos que as potentes indrustrias desenvolvesem meios para limpar a fumaça que elas lançam na atmosfera.
	Gabarito: Precisamos entender o porque desses preceitos, para compreendermos melhor o histórico das políticas públicas de meio ambiente em nosso país (não que a mesma seja justificável em seus erros e acertos, mas está hoje da forma como se apresenta por determinantes históricos).