EXERCÍCIO__COM_GABARITO_AULAS_DE_1_A_10_-_FCS
11 pág.

EXERCÍCIO__COM_GABARITO_AULAS_DE_1_A_10_-_FCS


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.850 materiais137.018 seguidores
Pré-visualização6 páginas
durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta.
Questão de múltipla escolha: 
Leia atentamente o caso concreto abaixo: 
A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquela dia estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta para abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: "Puta, puta, puta!" "Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. "Saí de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. Mulheres colocavam celulares na minha cara, corriam atrás de mim, para filmar meu rosto chorando. Os policiais tiveram que me levar até a minha casa." (...) 
Fonte: http://gostei.abril.com.br/frame/index/estudante-da-uniban-xingada-por-usar-mini-saia-diz-nao-ser-p 
 
Segundo Durkheim, as formas de solidariedade social mantêm a coesão entre os indivíduos de um dado grupo social. Relativo ao texto acima, a forma de solidariedade expressa nos fatos é: 
A)     A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito cooperativo.
B)      A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito repressivo.
C)      A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito cooperativo.
D)     A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito repressivo.
E)      A solidariedade inorgânica à qual corresponde o direito cooperativo.
Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula 6:
Questão discursiva: 
Anomia, que é a desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, quando a consciência coletiva perde seus parâmetros de julgamento da realidade. Ela ocorre em momentos de crise tais como desastres econômicos ou ecológicos, guerras etc.
Questão de múltipla escolha: letra D
EXERCÍCIO AULA 6
Questão discursiva
Leia o caso concreto e responda as questões propostas: Infância na hora da morte A mortalidade infantil na pequena cidade alagoana de Carneiros, a 253 quilômetros de Maceió, não é um índice, é um massacre: 633,3 em cada mil crianças. A miséria absoluta em que vive o pequeno município de 5800 habitantes é a causa principal da infinidade de enterros: crianças mal nutridas num lugar que praticamente nada produz, com exceção de pequenas culturas de mandioca e feijão, não resistem às doenças respiratórias e às complicações intestinais. O único médico da cidade, Gérson Leão de Mello, 31 anos, clínico geral formado pela Universidade Federal de Alagoas, atende em média oitenta pessoas, por dia, entre adultos e crianças. Muitas doenças, diz ele, poderiam ser evitadas caso a população fosse mais informada e menos afeita a crendices populares e tradicionais da região. As mulheres, por exemplo, em sua maioria casam-se muito jovens, com cerca de 14 anos, isto quer dizer, quase crianças ainda, e têm em média, dezesseis filhos. Metade das crianças nascidas morre antes do primeiro ano de vida. Há casos drásticos, como o de Marinalva Maria de Jesus de 51 anos. Dos seus 26 filhos, apenas 4 sobreviveram. \u201cVivemos em um mundo diferente\u201d, diz ela, esperamos somente o dia em que Deus chama para nos tirar desta terra. A morte das crianças é encarada como uma graça divina em Carneiros. Como diz Maria Milton dos Santos, 38 anos, que perdeu seis dos dezesseis filhos que teve: \u201cDeus resolveu levá-los, me fazendo um favor\u201d. (Adaptado da revista Isto È, maio de 2008)
1 - Considerando o texto apresentado responda: Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a cidade de Carneiros? Por quê?
2 \u2013 Que tipo de solidariedade social constitui a base da sociedade de Carneiros? Justifique sua resposta.
Questão de múltipla escolha:
Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo: \u201cMeu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria...\u201d
A) Normalidade
B) Anomia 
C) Anarquia 
D) Solidariedade orgânica 
E) Solidariedade mecânica
Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula 6:
Questão discursiva:
1-Sociedade simples, porque há uma divisão social do trabalho baseada em critérios tradicionais, como sexo e idade.
2- Solidariedade mecânica. Neste caso a autoridade da tradição é a autoridade da consciência coletiva, porque é no legado de gerações anteriores que ela existe, se cria e se modifica lentamente. A consciência coletiva esmaga a consciência individual, o indivíduo é o que o grupo social lhe permite ser. 
Questão de múltipla escolha: letra B
EXERCÍCIOS AULA 7
Questão discursiva:
Leia atentamente o caso concreto abaixo.
 
lgernon Freeman-Midford, um diplomata britânico, presenciou o seppuku de Taki Zenzaburo (que havia ordenado um ataque a um acampamento estrangeiro) e  relatou o episódio da seguinte maneira:
?Comandada pelo próprio imperador, a cerimônia ocorreu às 22:30 h em um templo de Seifukuji, o quartel general das tropas de Satsuma.
Taki, sem hesitar e demonstrar emoção alguma confessou: ?Eu sozinho ordenei o ataque aos estrangeiros em Kobe e novamente quando eles tentaram escapar. Por este crime eu me desventrarei e imploro aos presentes que me dêem a honra de presenciar o ato?.
Cuidadosamente iniciou o ritual retirando a parte superior de seukimono e prendeu as mangas embaixo do joelho para que ele caísse para frente e morresse como um nobre cavalheiro japonês. Com firmeza, Taki pegou a espada, fitou-a como se fizesse seus últimos pensamentos e rasgou a barriga. Durante toda a operação ele não moveu um músculo de sua face.
Posicionou-se então o kaishakunin. Segurou a sua espada no ar por um segundo e decapitou Taki em um movimento preciso. O silêncio do recinto era quebrado pelo som do sangue caindo em nossa frente.?
Fonte: http://www.nipocultura.com.br/?p=376
 
Segundo os tipos ideais de ação social estabelecidos por Weber, qual(quais) é(são) o(s) tipo(s) ideal(ideais) de ação(ações) social(sociais) presente(s) acima?
Questão de múltipla escolha: 
Um cirurgião plástico renomado que trabalha em um hospital universitário teve três filhos que homens que seguiram seus passos.
O mais jovem deles após concluir sua formação foi trabalhar na ONG Médicos sem Fronteiras para trabalhar em zonas de conflito reconstituindo rostos e membros mutilados.
Já o filho do meio decidiu após se formar abrir um consultório em um bairro nobre da cidade e efetuar cirurgias estéticas embelezadoras.
O filho mais velho como seu pai seguiu carreira acadêmica e trabalha no mesmo hospital que o pai.
Segundo os tipos ideais de ação social estabelecidos por Weber, quais os tipo de ação dos três filhos respectivamente:
A) Ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação racional com relação a fins.
B) Ação tradicional, ação racional com relação a fins e ação racional com relação a valores.
C) Ação racional com relação a valores, ação racional com relação a fins e ação tradicional.
D) Ação racional com relação