Buscar

Simulado-Raphael (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	
	Simulado: CCT0060_SM_201001320778 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): RAPHAEL RODRIGUES
	Matrícula: 201001320778
	Desempenho: 2,0 de 10,0
	Data: 23/11/2014 21:05:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201001454284)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A implementação da Governança de TI precisa ser estruturada de uma forma que facilite a definição dos papéis dos envolvidos e de suas responsabilidades. Considere as seguintes afirmações com relação a implementação da Governança de TI: 
I. Deve estabelecer os relacionamentos formais e informais e conferir direitos decisórios a um papel (CEO, por exemplo) ou grupo de papéis específicos (CIO e CFO, por exemplo). 
II. Deve dar foco na definição dos mecanismos, formalizando os relacionamentos. 
III. Deve dar foco na definição dos mecanismos, estabelecendo as regras e procedimentos operacionais que proporcionarão que os objetivos sejam atingidos. 
Quais afirmações estão corretas?
		
	 
	As afirmações I e II
	 
	As afirmações I, II e III
	
	Apenas a afirmação III
	
	Apenas a afirmação I
	
	Apenas a afirmação II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001454369)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando que o BSC (Balanced Scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta.
		
	 
	As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.
	
	Em organizações descentralizadas ou dispersas geograficamente, a utilização do BSC restringe-se a contextos específicos, uma vez que, se ele foi empregado indiscriminadamente, pode inibir o alinhamento e a sinergia.
	
	No processo de comunicação da estratégia organizacional, o BSC é pouco eficiente.
	
	De acordo com a perspectiva dos processos de negócios internos, a organização deve estabelecer prioridades para o desenvolvimento de um clima propício à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
	
	A metodologia do BSC fundamenta-se em cinco perspectivas para a medição e a gestão estratégica do desempenho da organização, a saber: perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos, perspectiva do cliente, perspectiva do fornecedor e perspectiva de aprendizagem e crescimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001454281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor ilustra uma falha de planejamento e controle dentro da organização.
		
	 
	Desenvolver sistemas usando recursos próprios por considerar apenas os custos no curto prazo, sendo que o único analista que trabalhou no projeto saiu levando todo o conhecimento.
	
	Casos como o Submarino que optou por internalizar o desenvolvimento de novas funcionalidades, aumentando a agilidade da área de TI para atender os negócios.
	
	Casos como o Google que comprou a Yahoo, que ao alinharem as estratégias de TI e de Negócio tiveram êxito incontestável mostrando que o planejamento com posicionamento adequado é o mais importante para atingir o objetivo.
	
	Desenvolver sistemas usando recursos próprios por considerar apenas os custos no curto prazo e que resulta em um ganho operacional quando o analista inicia e finaliza o projeto.
	
	Casos como a GOL Linhas aéreas que em apenas 7 anos de existência, se transformou em uma das empresas mais enxutas e lucrativas. Sendo reconhecida por adotar as melhores práticas de Governança Corporativa, atenta ao controle de custos e aos investimentos em equipamentos modernos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001454247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A governança terá mais chance de acontecer se forem saneados os processos e metas de TI para que estejam efetivamente aderentes ao ......................das organizações". Marque a opção que completa a afirmativa:
		
	 
	modelo de avaliação
	
	modelo de implantação
	 
	modelo de negócio
	
	modelo de desenvolvimento
	
	modelo de implementação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001454246)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A adoção de uma modalidade centralizada é indicada quando a decisão está delimitada a pequena quantidade de funções com capacidade para tal. Uma modalidade descentralizada tem reflexo em um número maior de configurações, mas descentraliza o poder e dificulta o alinhamento; é típica da organização divisional e/ou de gerentes de linha. A modalidade federativa e suas várias configurações se relacionam com os aspectos da decisão, balanceado entre a alta gerência e a estrutura divisional e/ou de gerência de linha". Leia o trecho e marque a opção correta que indica sobre o nível decisório da empresa referente a segundda forma da modalidade que está sendo citada (modalidade descentralizada ):
		
	 
	Nível Intermediário
	
	Níveis de Desenvolvimento
	
	Nível Estratégico
	
	Nível Tático
	 
	Nível Operacional
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001454278)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações relacionadas com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX): 
I. O CEO e o CFO estão sujeitos a sanções pecuniárias, ou seja, pagamento de multa e a reclusão caso não atendam aos requisitos da Securities and Exchange Commission (SEC). 
II. Preocupa-se exclusivamente com os aspectos de segurança das organizações. 
III. As seções 302 e 404 são de especial importância para a área de TI.
IV. Os relatórios financeiros podem ser publicados sem a necessidade de auditoria independente. 
Quais afirmações estão corretas?
		
	 
	As afirmações II e III
	
	As afirmações I, II e III
	
	As afirmações I, III e IV
	 
	As afirmações I e III
	
	As afirmações II, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001454303)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando a Governança Corporativa, a Governança de TI e a Gestão de TI, qual das opções abaixo define o melhor posicionamento dentro de uma organização?
		
	 
	A Governança de TI é mais abrangente do que a Governança Corporativa e a Governança Corporativa é mais abrangente do que a Gestão de TI
	
	A Governança de TI é mais abrangente do que a Gestão de TI e a Gestão de TI é mais abrangente do que a Governança Corporativa
	
	A Governança Corporativa é mais abrangente do que a Gestão de TI e a Gestão de TI é mais abrangente do que a Governança de TI
	 
	A Governança Corporativa é mais abrangente do que a Governança de TI e a Governança de TI é mais abrangente do que a Gestão de TI
	
	A Gestão de TI é mais abrangente do que a Governança de TI e a Governança de TI é mais abrangente do que a Governança Corporativa
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001454371)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é adotado com objetivo de:
		
	 
	estabelecer o planejamento de TI da empresa, independentemente das demais áreas de negócio, oferecendo como subproduto o desenvolvimento organizacional.
	
	estabelecer, com base na estratégia da organização, correções de rumo na área de TI e planejamento de projetos de TI para as demais áreas de negócio da empresa.
	 
	estabelecer, com base na estratégia da empresa, as diretrizes que nortearão as atividades relacionadas com a área de TI, delineando-se, entre outros elementos, a filosofia de trabalho, os objetivos e as metas a serem atingidos, os processos, a atualização dos recursos, as ações de comunicação e o cronograma físico-financeiro das atividades de TI previstas.
	
	estabelecer metas para as demais áreas de negócio da empresa, tornando a TI uma aliada estratégica mediante o fornecimento de plataforma tecnológica condizente com as necessidadesdos negócios da empresa.
	
	estabelecer o planejamento da integração da área de TI com as demais áreas da empresa a curto, médio e longo prazo, promovendo o alinhamento da TI com os interesses dos empregados.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001454373)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, define-se o controle não familiar como o controle definido ou difuso exercido por:
		
	 
	sócio estrangeiro.
	
	investidores institucionais, tais como fundos de pensão e fundos de investimento.
	
	representantes da maioria do capital votante pertencente ao Estado.
	
	uma ou mais famílias que detêm o poder de controle.
	 
	um ou mais indivíduos ou grupos empresariais que detêm o poder de controle.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001454276)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria mais aceita para discutir a temática da governança corporativa é fundamentada na compreensão entre os tomadores de decisão e as pessoas que confiam as decisões para terceiros. Esta teoria chama-se:
		
	 
	Teoria da empresa-cliente
	
	Teoria do consumidor-produtor
	
	Teoria baseada na confiança
	
	Teoria Institucional
	 
	Teoria do agente-principal

Outros materiais