Buscar

Resenha - Sigilo Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Curso: Farmácia- 5º semestre
Disciplina: Ética em Saúde
Professora: Regina Mesquita
Data: 09 de Junho de 2017
Acadêmico (a): Bryan Fernandes dos Reis
Sigilo profissional e valores éticos
 O artigo Sigilo profissional e valores éticos tem como objetivo mostrar como se comportam os acadêmicos de odontologia da FOB/USP e dentistas que atuam em Bauru/SP diante de uma situação de conflito ético.
Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres é Doutora em Biologia Oral pela FOB/USP, professora do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP e apresenta este artigo com colaboração de outros profissionais de odontologia.
O texto se mostra bastante informativo com uma extensa introdução sobre o que é a confidencialidade e sigilo e como eles coexistem na relação entre profissional e paciente. O assunto é bem fundamentado e apresenta boa base científica em suas citações. Há uma boa descrição do que é sigilo e confidencialidade e exemplos de como devem ser aplicados pelo profissional. No estudo feito com os acadêmicos e profissionais de Bauru foram utilizadas questões relevantes sobre sua conduta em âmbito profissional e os resultados mostram que o sigilo ainda é prezado pelos mesmos, exceto quando se trata de uma questão familiar.
O artigo é útil não somente para profissionais da saúde que necessitam conhecer estes valores em sua carreira profissional, mas a atinge um nível multidisciplinar no momento que outros profissionais ou até mesmo pessoas comuns compreendem a importância da confidencialidade e sigilo durante a vida.

Outros materiais