EXERCICIO PARA  AV1
2 pág.

EXERCICIO PARA AV1


DisciplinaTeoria Geral do Processo13.435 materiais239.546 seguidores
Pré-visualização1 página
CURSO: DIREITO 
	
	CÓD/ DISCIPLINA: TGP 3002 / 3003
	
	PROFº.: CHRISTIANE LEITÃO
	TURNO: NOITE
	
	TURMA: 
	SALA: 
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): 
	
	DATA:
	Exercício classe 
	
01) Explique e defina o Direito processual e seus princípios gerais segundo a doutrina, no contexto da teoria geral do Processo.
Direito Processual é o conjunto de normas e princípios que regem a solução dos conflitos mediante o exercício do Poder Estatal.
Os princípios que regem o diereito processual são:
Juiz Natural- Só poderá prestar jurisdição quem foi nomeado legitimamente
Contraditório e Ampla defesa \u2013 Todos tem direito da informação e ciência , a oportunidade de fazer sua defesa
Igualdade - assegurar as partes igualdade de tratamento
Devido Processo Legal -
Publicidade- 
Juiz Competente -
Imparcialidade -
02) Conceitue o termo Jurisdição e determine quais são as suas principais característica conforme descrito pela doutrina.
Jurisdição é o poder-dever do Estado de aplicar o Direito ao caso concreto através do Juiz. È a manifestação do Poder Estatal para decidir e impor decisões com o objetivo de promover a pacificação social.
Características:
Inércia \u2013 O juiz precisa da provocação de uma das pares do litígio. O juiz não age de ofício.
Substitutividade \u2013 O Estado substitue as partes e aplica a o direito objetivo ao caso concreto, ou seja decide o conflito mas não necessariamente resolve.
Definitividade ou Imutabilidade ou Indiscutibilidade\u2013 A decisão do Juiz ,põe fim ao conflito, esgotadas todos os recurso, adquire a qualidadede coisa julgada que a torna imutável.
03)Parte superior do formulário
Analise as proposições seguintes acerca da aplicação da lei processual penal brasileira no tempo e no espaço. 
(F) I. Considere que um determinado ilícito penal fora praticado a bordo de uma aeronave privada a serviço do Governo Uruguaio que se encontrava em pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Neste caso, é correto afirmar que a lei processual penal brasileira será aplicada, haja vista tratar-se de delito praticado em solo nacional.
(V) II. Considere que um determinado ilícito penal fora praticado a bordo de uma embarcação mercantil brasileira fundeada no porto de Fort Lauderdale/FL, nos Estados Unidos. Mesmo sendo o autor do delito e a vítima de nacionalidade brasileira, não será aplicada a lei processual penal do Brasil por se considerar, no particular, que o delito fora cometido em solo estrangeiro. 
(F) III. Em 10.02.2011, o acusado fora citado para apresentar resposta à acusação no prazo máximo de 10 (dez) dias. Em 12.02.2011, lei nova entrou em vigor reduzindo o prazo de defesa para 03 (três) dias. Nesse contexto hipotético, considerando que a aplicação da lei processual penal no tempo obedece ao princípio do tempus regit actum, seria correto afirmar que o réu teria apenas mais um dia para apresentar a sua defesa. 
(V) IV. Em 23.09.2010, o acusado praticou um delito que, in abstracto, lhe permitiria, caso fosse condenado, cumprir pena em regime semiaberto. Em 17.12.2011, lei nova impôs um regime mais severo, determinando que, para o tal delito, o regime de cumprimento de pena deveria ser inicialmente o fechado. No dia 04.02.2012, ao prolatar a sentença condenatória em desfavor do réu, o juiz criminal evocou a ultratividade da lei processual penal mais benéfica para determinar o regime semiaberto como o inicial para cumprimento da pena imposta ao acusado. De acordo com o magistrado, a lei processual penal em vigor na data em que foi praticada a conduta criminosa deve ser aplicada, mesmo tendo sido revogada pela lei posterior, haja vista tratar-se de um lei processual penal material mais benéfica. 
(F)V. As sedes diplomáticas e consulares são consideradas território estrangeiro e, por esse motivo, não se aplicam as leis processuais penais brasileiras aos delitos perpetrados no interior de suas dependências. 
Está(ão) CORRETA(S): 
a) Apenas as proposições II e IV.
b) Apenas as proposições I, II e III.
c) Apenas as proposições III e IV.
d) Apenas as proposições II e V.
e) Apenas as proposições I, III e V.
04)04) Assinale a alternativa Correta: (0,5)
(V) I. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior, vigendo em regra o princípio da irretroatividade, salvo quando a norma processual penal material tiver conteúdo de direito penal, retroagindo em beneficio do acusado.
(F) II. A lei processual penal não admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.
(V) III. O princípio do devido processo legal consiste no direito de não ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supõe a tramitação de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei.
(V) IV. O princípio do juiz natural pressupõe a existência de um órgão julgador técnico e isento, com competência estabelecida na própria Constituição e nas leis de organização judiciária de modo a impedir que ocorra julgamento arbitrário ou de exceção.
(V) V. As provas obtidas em violação a normas constitucionais ou legais são inadmissíveis; também o são as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras ilícitas.
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Somente as proposições II, III, IV e V estão corretas.
c) Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
d) Somente as proposições I, III, IV e V estão corretas.
e) Somente as proposições I, III e V estão corretas.
Parte inferior do formulário
\ufffdPAGE \ufffd
\ufffdPAGE \ufffd2\ufffd