Bases moleculares - 1ª área
6 pág.

Bases moleculares - 1ª área


DisciplinaBases Moleculares da Engenharia Genética de Alimentos1 materiais25 seguidores
Pré-visualização2 páginas
multicelulares (tecidos, órgãos), o genoma é complexo.
Como é a estrutura do genoma eucarioto?
Organizado em cromatina (conjunto de histonas mais o DNA), possui vários níveis de compactação, o maior nível é o cromossomo que é possível observar na fase M do ciclo.
Como é a organização do genoma eucarioto?
Possui um tamanho grande \u2013 bilhões de pares de bases, rico em sequencias não codificantes, possui sequencias codificantes do tipo monocistronica, nas sequencias codificantes dos genes são encontrados exons e introns.
O que são exons e introns?
Exons: sequencia de DNA que ao ser transcrita e traduzida gera um produto peptídico (proteína ou RNA).
Introns: sequencia de DNA transcrita mas que não traduz um produto peptídico.
O que são splicing?
O gene eucarioto, ao ser transcrito gera um RNA que sofre splicing: junção de exons e remoção dos introns.
O que são sequencias não codificantes de eucariotos?
São sequencias repetidas \u2013 blocos ou conjuntos de nucleotídeos que se repetem em todo o genoma. O numero de sequencias repetidas é determinado na meiose (o organismo possui uma combinação especifica de repetições paterna e materna).
Quais são as mais estudadas?
Sine: ate mais de 10 na 6 copias/genoma. Em primatas o principal tipo de sina são as repetições Alu que possuem um sitio de clivagem para a endonuclease de restrição Alul. Alguns são homólogos a pequenos RNAs citoplasmáticos como tRNAs. Elementos curtos
Line: grandes elementos de DNA interdispersos. Elementos longos, copias truncadas com deleções a partir da extremidade 5\u2019. Alzhmeier. 
O que são sequencias ortologas?
Sequencia de DNA encontradas em diferentes espécies \u2013 codificam para a mesma proteina
O que são sequencias paralogas?
Copias duplicadas
Defina cromatina
Conjunto de nucleossomos onde o nucleossomo = histonas +DNA 
Defina histonas
Proteínas de caráter básico. Tem cargas positivas na sua estrutura que possibilitam a interação com DNA que possui cargas negativas. São encontradas duplicadas no nucleossomo - 8
Defina replicação de DNA
Mecanismo bioquímico associado com a formação de novas moléculas de DNA a partir de uma dupla fita de DNA parental pré-existente. Esta associada com a divisão celular.
Qual a diferença da replicação em eucariotos e procariotos?
Em procariotos a replicação precede a fissão binária, em eucariotos ocorre apenas na fase S do ciclo celular.
Quais as propriedades da replicação?
Semi-conservativa= ao final da replicação tem-se uma fita parental associada a uma fita filha. A síntese sempre ocorrera no sentido 5\u2019-3\u2019 \u2013 isto esta relacionado com a formação da ponte fosfodiester. A leitura da fita parental pela DNA polimerase é no sentido 3\u2019-5\u2019. É semi-descontinua = 1 fita nova a sintese é continua, na outra fita nova a sintese é descontinua ou em fragmentos de okazaki. Uma sequencia de nucleotídeos é o ponto de partida para a síntese de DNA. 
O que é o complexo da DNA polimerase? Defina cada um.
É o conjunto de mais de 100 proteinas, entre elas:
DNA polimerase: enzima responsável pela formação das fitas filhas
Topoisomerase: relaxa a estrutura do DNA
Helicase: desnatura a dupla fita parietal
Primossoma: adiciona iniciadores (primers) RNA
DNA ligase: liga fragmentos de dna
Qual a diferença da síntese bidirecional para a unidirecional?
A síntese bidirecional é quando dois complexos da DNA polimerase se ligam em posições opostas a origem, a síntese ocorrera em ambos os sentidos. Genomas procariotos e eucariotos.
A síntese unidirecional é quando apenas 1 complexo DNA polimerase se liga a origem, a replicação ocorrera em apenas uma direção. Comum em vírus.
Como é a terminação da replicação?
Nos procariotos: as sequencias especificas indicam o local onde a síntese de DNA terminara. Essas sequencias estão associadas com proteínas TUS e possibilitam a saída da DNA polimerase.
Nos eucariotos: genoma linear, não possui sequencia de terminação. Neste caso a DNA polimerase termina a síntese um pouco antes do final do cromossomo \u2013 ocorre perda de nucleotídeos nas fitas novas que pode acarretar a perda de genes ao longo do tempo. Esta perda é evitada pela ação dos telomeros que são sequencias não codificantes presentes nas extremidades dos cromossomos.
Como é a iniciação da replicação?
Os procariotos possuem uma origem de replicação bidirecional. Os eucariotos possuem varias origens \u2013 a replicação é por cromossomo devido ao tamanho destes.
O que é a DNA polimerase?
As DNA polimerase replicativas são responsáveis pela síntese de DNA ( DNA polimerase III em procariotos e S em eucariotos)
As DNA polimerase fazem a translação de corte que é o mecanismo pelo qual a DNA polimerase remove nucleotídeos no sentido 5\u2019-3\u2019 importante para remoção dos iniciadores. Fazem a polimerização: síntese DNA 5\u2019-3\u2019 e correção ou atividade exonuclease 3\u2019-5\u2019. É importante para a remoçao dos nucleotides erroneamente adicionados na replicação.
Quais as etapas da replicação? Descreva cada uma delas
INICIAÇÃO: o complexo de DNA polimerase reconhece a origem de replicação durante a fissão binária (procariotos) ou na fase S (eucariotos). Ocorre abertura da dupla fita parental por meio da enzima helicase. A topoisomerase relaxa a estrutura do DNA parental enquanto a helicase esta desnaturando a dupla fita parental. As proteínas SSBA (ligantes de fita simples) se ligam ao DNA parental evitando que as fitas simples parentais voltem a formar uma dupla fita. O complexo do primossomo liga-se às fitas simples de DNA parental e adiciona iniciadores de RNA. Os primossomos/ primase é a enzima que sintetiza inciadores (primers) que pareia com DNA parental para DNA polimerase.
EXTENSÃO OU ALONGAMENTO: ocorre reconhecimento dos iniciadores pela DNA polimerase, síntese das fitas filhas. A fita descontinua é sintetizada por meio da formação de uma alça no DNA parental induzida pelo DNA polimerase replicativo. Na alça de DNA parental é adicionada um indicador + fragmento de DNA.
TERMINAÇÃO: ocorre a remoção dos iniciadores de RNA de ambos os lados (fita continua e descontinua). Esta remoção é promovida por uma DNA polimerase de reparação que utiliza a translaçao de corte. A DNA polimerase retira as moléculas de RNA e adiciona DNA. Translação de corte é o mecanismo exonucleasico 5\u2019-3\u2019 que promove a remoção dos iniciadores. Os fragmentos de DNA são reunidos por meio da enzima DNA ligase que restaura a ponte fosfodiester entre fragmentos
Qual a diferença da DNA polimerase alfa para a s?
Presentes nos eucariotos. A alfa faz a reparação e remoção dos iniciadores. A s é replicativa.
Quais as principais DNA polimerase em procariotos?
Dna polimerase I: reparação e remoção dos iniciadores
Dna polimerase III: replicativa.