NEUROFISIOLOGIA
7 pág.

NEUROFISIOLOGIA


DisciplinaFisiologia da Nutrição250 materiais4.075 seguidores
Pré-visualização3 páginas
o somático é um sistema motor voluntario sob controle consciente. Cada uma de suas vias consiste em um neurônio motor e em fibras musculares esqueléticas que ele inerva. O corpo celular do neurônio motor localiza-se no sistema nervoso central , no tronco encefálico ou na medula espinhal e estabelece conexões sinápticas diretamente com o músculo, o órgão efetor. O neurotransmissor acetilcolina é liberado dos terminais pré sinápticos e se liga ao seu receptor nicotínico localizados na placa motora do músculo esquelético. Um potencial de ação no neurônio motor produz um potencial de ação na fibra muscular levando a contração muscular. 
O autônomo é involuntários e controla as funções das vísceras. Consiste em um neurônio pré ganglionar e um pos ganglionar. O corpo celular de cada neurônio pré ganglionar se situa no SNC. Os axônios desses neurônios fazem sinapse com os corpos dos neurônios pos ganglionares em um gânglio localizado fora do Snc. Os axônios dos neurônios pos ganglionares se dirigem para a periferia onde fazem sinapse nos órgãos efetores viscerais. Todos os neurônios pré ganglionares liberam acetilcolina. Os pos ganglionares liberam acetilcolina ou noradrenalina.
NEURÔNIOS PRÉ-GANGLIONARES: do simpático se originam na medula toracolombar. Do parassimpático se originam no troco encéfalo e na medula sacral.
NEURÔNIO ADRENÉRGICOS: liberam noradrenalina. Seus receptores nos órgãos efetores são chamados receptores adrenérgicos. 
NEURONIO COLIGERGICO: liberam acetilcolina. Seus receptores são chamados receptores colinérgicos.
SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO: situação de stress, luta-ou-fuga, aumento da pressão arterial, do fluxo sanguineo, taxa metabólica, concentração de glicose no sangue,atividade cerebral, estado de alerta. Modula a função de vários órgãos. Os neurônios pré ganglionares simpáticos se originam em núcleos da medula toracolombar( segmento torácico e lombar da medula espinhal) e se projetam para os gânglios paravertebrais ou para uma serie de gânglios pré vertebrais. Nos gânglios, os neurônios pré ganglionares fazem sinapse com os neurônios pos ganglionares que se dirigem para a periferia e inervam os órgãos efetores. Os axônios dos pré são curtos e do pos são longos. 
NEUROTRANSMISSORES E RECEPTORES: os pré do simpático são colinérgicos. Eles liberam acetilcolina que interagem com os receptores nicotínicos nos corpos celulares dos neurônios pó ganglionares. Os pos do simpático são adrenérgicos. Receptores alfa1,2 beta 1,2.