Atmosfera

Atmosfera


DisciplinaCiência do Ambiente2.458 materiais20.899 seguidores
Pré-visualização1 página
Atmosfera
A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a terra e retida pela força da gravidade . A atmosfera terrestre protege a vida na terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa) e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
1
A atmosfera é constituída de cinco camadas: 
O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente sobe. 
A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.
Troposfera 
- As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos polos.
Estratosfera 
- A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base à ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioletas do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.
Mesosfera 
- O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
Termosfera 
- O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É acamada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
Exosfera 
- A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
 
 Gás
Porcentagem 
Partes por Milhão
Nitrogênio
78,08
780.000,0
Oxigênio
20,95
209.460,0
Argônio
0,93
9.340,0
Dióxido de carbono
0,035
350,0
Neônio
0,0018
18,0
Hélio
0,00052
5,2
Metano
0,00014
1,4
Kriptônio
0,00010
1,0
Óxido nitroso
0,00005
0,5
Hidrogênio
0,00005
0,5
Ozônio
0,000007
0,07
Xenônio
0,000009
0,09
 Tabela dos Principais gases que constitui a atmosfera
Composição do ar seco
   a) Composição da Atmosfera 
        A composição do ar não é constante nem no tempo, nem no espaço. Contudo se removêssemos as partículas suspensas, vapor d'água e certos gases variáveis, presentes em pequenas quantidades, encontraríamos uma composição muito estável sobre a Terra, até uma altitude de ~ 80 km. 
Nitrogênio
        O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio. Embora estes elementos sejam abundantes na atmosfera o nitrogênio é frequentemente um nutriente limitante do crescimento das plantas. Isso acontece por que as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob três formas sólidas: íons de amônio (NH4+) íons de nitrito (NO2) e íons de nitrato (NO3), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e a nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio através do nitrato, uma vez que o íons de amônio, lhes é toxico em grande concentração. 
Oxigênio
Representado em aproximadamente em 20% da atmosfera terrestre na sua formula molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor,insípido,inodoro.Oxigênio é um dos elementos mais importante da química orgânica, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos.
ozônio
Uma outra molécula também formada por átomos de oxigênio é o ozônio (O3), cuja a presença na atmosfera é proteger a terra da incidência de radiação ultravioleta procedente do sol.
Camada de ozônio
É importante lembrar que não é o ozônio em si o responsável pela proteção contra os raios ultravioleta, mas o ciclo ozônio-oxigênio. Neste ciclo, há grande absorção da radiação solar transformada em energia térmica na atmosfera. 
CFCs e seus efeitos
No entanto o ozônio é um gás sensível e pode ser destruído com facilidade pelo contato com (CFCs) clorofluorcarbonos, que tem o papel de paralisar o ciclo.
 
 
Desde os anos 70 tem havido contínua preocupação de uma redução da camada de ozônio na atmosfera pode estar acontecendo por interferência humana.
Acredita-se que o maior impacto é causado por um grupo de produtos químicos conhecido por clorofluorcarbono. Que são usados como propelente na fabricação de spray aerosol na produção de certos plásticos e em equipamentos de refrigeração
A Austrália tem sido bastante castigada pelo aumento de penetração dos raios ultravioletas, proveniente da redução de ozônio, causando incidência elevada de câncer de pele na população local.
Observação: Embora os CFCs sejam gases do efeito estufa, sua ação neste fenômeno é pequena. Não deve-se confundir a questão do ozônio na atmosfera, relacionado a radiação ultravioleta com a questão do efeito estufa.
        Embora constitua apenas 0,03% da atmosfera, o dióxido de carbono é essencial para a fotossíntese: 
        Por ser um eficiente absorvedor de energia radiante (de onda longa) emitida pela Terra, ele influencia o fluxo de energia através da atmosfera, fazendo com que a baixa atmosfera retenha o calor, tornando a Terra própria à vida. O percentual de dióxido de carbono vem crescendo devido à queima de combustíveis fósseis tais como o carvão, petróleo e gás natural. 
Efeito estufa
É um efeito que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presente na atmosfera. Com consequência disso, parte do calor é irradiado para a superfície, não sendo liberado no espaço. O efeito estufa dentre uma determinada faixa é de vital importância, pois sem ele, a vida como conhecemos não poderia existir. Pois serve para manter o planeta terra aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida. 
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa, causado pelo aumento das emissões de gases poluentes, ocasionando desequilíbrio energético no planeta, dando origem a um fenômeno conhecido como aquecimento global.
\u201cSe o conhecimento pode criar problemas não é através da ignorância que podemos soluciona-los.\u201d Isaac Asimov
 FIM! 
 Isaac Pereira
 Rafael Santos
 Robson Jesus
 Tatiana Oliveira