REVISÃO ED ESPECIAL - AV2
32 pág.

REVISÃO ED ESPECIAL - AV2


DisciplinaEducação Especial13.053 materiais331.453 seguidores
Pré-visualização10 páginas
A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular.
	
	Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com colegas não deficientes é bem menor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305096887)
	
	A educação inclusiva convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma inclusão social e aceitação da diversidade e dos direitos constitucionais que são inerentes à condição humana. Em relação ao cotidiano educacional, qual das premissas está incorreta quando falamos sobre inclusão?
		
	
	Está fundamentada na conscientização da própria pessoa que tem alguma deficiência para que lute pelos seus direitos e por condições de vida menos segregadas socialmente.
	
	A meta da inclusão se traduz na idéia de que nenhum aluno deverá ficar de fora do sistema escolar comum, desde o início de sua vida escolar.
	
	A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos para atender às suas necessidades especiais.
	
	Os educadores e especialistas teriam o papel de criar condições favoráveis para o aprendizado e desenvolvimento psicossocial da pessoa com deficiência.
	 
	Incluir significa oferecer para os alunos que apresentem alguma deficiência a possibilidade de serem institucionalizados em local seguro e terem os professores como cuidadores especializados durante parte do seu dia.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305324923)
	
	Estudamos as contribuições das diferentes linguagens artísticas, da cultura e do lazer na construção de uma proposta inclusiva de educação,  favorecendo práticas pedagógicas e de inclusão social dos educandos.
Dentre estas práticas podemos destacar:
		
	
	O exercício de adestramento motor em todas as escolas através da arte.
	
	A indução de modelos para a livre expressão artística e corporal.
	 
	O trabalho com a linguagem da Dança, Música, Teatro e Artes Visuais.
	
	A Tarefa de cópia de modelos ou de uma técnica artesanal.
	
	O acompanhamento das atividades pedagógicas por mediadores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305324915)
	
	Dentro de uma perspectiva inclusiva, o reconhecimento do potencial criador como característica de todo ser humano, abre uma nova parceria de trabalho com a Arte na Educação Especial. O trabalho de Arte/Educação na perspectiva de uma educação inclusiva envolve a pesquisa de uma proposta de ensino da Arte que abarque o campo:
		
	
	Treinamento
	
	Emocional
	
	Psicossomático
	 
	Multissensorial
	 
	Linguístico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305096669)
	
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	
	 1a Questão (Cód.: 41985)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que: 
		
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular. 
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado. 
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular. 
	
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado. 
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial 
	 2a Questão (Cód.: 50071)
	6a sem.: INCLUSÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está: 
		
	
	incorreta porque na perspectiva da inclusão a aluna deveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma. 
	
	correta e de acordo com os princípios da inclusão porque oferece atendimento na sala de recursos no mesmo turno das aulas. 
	
	correta porque a aluna deve receber, prioritariamente, apoio e suporte para suas dificuldades no campo da leitura, escrita e cálculos matemáticos. 
	
	correta porque a escola procura trabalhar na perspectiva de adaptação do currículo dentro da grade curricular. 
	
	incorreta porque neste atendimento a aluna deveria receber apoio nas diferentes areas de conhecimento. 
	 3a Questão (Cód.: 41524)
	7a sem.: Deficiência física
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O setor de controle sobre tráfego de veículos constatou através de uma pesquisa que grande parte dos acidentes automobilísticos causam deficiências físicas pela não utilização dos equipamentos de segurança automotiva como cintos e assentos apropriados para cada faixa etária. Qual (is) o (s) argumento (s) correto(s) que você pode utilizar, numa campanha educativa para informar sobre a importância da utilização desses equipamentos. Marque a resposta correta.
Ruhan-Kauanne
Ruhan-Kauanne fez um comentário
Excelente material!
0 aprovações
Carregar mais