Buscar

Transferência Eletrônica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transferência Eletrônica
Introdução
A transferência eletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
Materiais e Reagentes 
Palha de Aço Fina
Becker
Pinça
FeSO4 
ZnSO4
CuSO4
Pb(NO3)2
AgNO
Placas metálicas: 
Zn
Cu
Fe
Pb
Metodologia 
Foram separadas as lâminas de cobre (CU), Zinco (Zn), chumbo (Pb) e Ferro (Fe). Com a utilização da palha de aço, foram removidos os resíduos de oxidação presentes nas lâminas dos materiais citados. Em cada um dos 3 béqueres, foram colocadas soluções de:
Sulfato de Cobre – CuSO₄
Sulfato de Zinco – ZnSO₄
Nitrato de Chumbo – Pb(NO₃)₂
Cada uma das lâminas foram mergulhadas nos béqueres, conforme esquema abaixo, sendo posteriormente aguardados de 2 a 3 minutos, a ocorrência das reações. 
Resultados e Discussão							
Utilizando o cobre com agente redutor, na substância CuSO4 foi observado que não houve a reação, pois não houve necessidade de troca por serem o mesmo elemento. Com o zinco e com o Fe+3 como agentes redutores houve reação. Repetiu-se o processo com o ZnSO4 e observou-se que na presença de cobre com agente redutor aparentemente não houve reação, pois o cobre é menos reativo que o zinco. Utilizando o zinco como agente redutor, não houve reação pois se trata do mesmo elemento.Utilizando o ferro como agente redutor aparentemente não ocorreu reação, pois o ferro é menos reativo que o zinco.
A reação é formada a partir de uma conversão de elétrons do átomo de zinco para o íon Cu2+. 
Na reação citada, cobre metálico é depositado na superfície do zinco e a cor azul do íon Cu2+ oculta-se quando é substituído pelo íons Zn+2 incolor. 
Conclusões
Através das reações de Oxi-Redução analisamos que podemos formar novos compostos conforme a série de reatividade, podendo essa troca ser entre metais, sendo o de maior NOX reduzido e o de menor NOX oxidado; pode ocorrer também entre não metais em uma molécula.
Como nas reações de Oxi-Redução ocorre transferência de elétrons, para balanceá-las deve-se igualar o número de elétrons perdidos e recebidos. Essa variação de elétrons é, portanto a variação do NOX.
Referências bibliográficas:
SZPOGANICZ, Bruno; DEBACHER, Nilo A.; STADLER, Eduardo; Experiências de Química Geral; Florianópolis;UFSC, 2005.
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; Princípios de Química: contestando a vida moderna e o meio ambiente; 3ª ed; porto Alegre: Bookman, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais