Buscar

Simulado AV2 - Auditoria Contabil

Prévia do material em texto

AUDITORIA CONTÁBIL
	
	Simulado: GST0076_SM_201102048941 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ALINE DE FATIMA DA SILVA MONTEIRO
	Matrícula: 201102048941
	Desempenho: 2,0 de 10,0
	Data: 23/11/2014 20:33:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102160518)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e suas variações, independentemente das causas que as originaram, constitui o fulcro do Princípio Contábil da:
		
	
	Entidade
	 
	Continuidade
	
	Competência
	
	Prudência
	 
	Oportunidade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102147850)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Recomenda-se, com vistas à manutenção da qualidade (independência), que seja efetuado o rodízio do sócio do trabalho após o período de três anos.
	
	Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.
	
	No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.
	
	Pessoa externa qualificada é uma pessoa de dentro da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho.
	 
	Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102141369)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual das alternativas completa a lacuna de forma adequada. A ____________________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
		
	 
	Auditoria interna.
	 
	Auditoria independente.
	
	Auditoria externa.
	
	Auditoria de qualidade
	
	Auditoria governamental.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102140978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As demonstrações financeiras a serem auditadas, com emissão de parecer, são:
		
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstrações do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.
	
	Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
	 
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações do Fluxo de Caixa, Demonstrações do Valor Adicionado e Notas Explicativas.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102193318)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O controle interno pode ser entendido, de forma objetiva, como o conjunto de rotinas, métodos e procedimentos utilizados na proteção dos ativos e na geração de dados confiáveis, auxiliando os administradores da empresa em suas tomadas de decisão. Sob o enfoque do controle interno, entende-se que o Plano de Organização representa o:
		
	
	sistema de regras relativas à direção do negócio.
	
	meio adequado de precisão e observância dos elementos pela contabilidade.
	 
	projeto de defesa e salvaguarda dos bens e direitos da empresa.
	
	caminho e os meios de comparação para se chegar a um objetivo.
	 
	modo pelo qual se organiza um sistema
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102147883)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
		
	 
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102140922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São objetivos da Auditoria, exceto:
		
	
	Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação, eficácia e eficiência
	
	Salvaguardar o patrimônio
	
	Identificação de falhas e irregularidades no ciclo operacional
	 
	Aplicação de sanções legais e multas por não cumprimento de norma interna
	
	Cumprimento e aperfeiçoamento das normas aplicáveis
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102141354)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que: I. Uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada; II. Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência; III. O gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema. Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente:
		
	 
	I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
	
	I. Erro; II. Erro; III. Fraude
	
	I. Erro; II. Erro; III. Erro
	 
	I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102160538)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Não corresponde a um princípio fundamental da conduta ética do auditor a:
		
	
	confidencialidade das informações.
	 
	postura mental independente.
	
	competência técnica nas análises e avaliaçõessubjetividade na aplicação dos procedimentos.
	
	integridade dos trabalhos executados.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102140924)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto:
		
	
	Utilização racional dos recursos disponíveis
	 
	Treinar as pessoas envolvidas nos processos
	 
	Aplicação de sanções legais
	
	Redução de custos
	
	Reduzir erros e evitar fraudes

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes