AV GESTÃO ESCOLAR
5 pág.

AV GESTÃO ESCOLAR


DisciplinaGestão Escolar: Teoria e Prática608 materiais1.777 seguidores
Pré-visualização2 páginas
todos colaborem cada um com a sua experiência, dessa forma muitas soluções surgirão, assim como muitos erros, mas com a certeza de que juntos chegaram a um resultado, e que ao longo da gestão e da participação, poderá cada vez mais ser melhor.
	
Gabarito: Promover participação efetiva da comunidade na escola para poder pensá-la para além de seus muros. Disponibilizar, de forma clara, o gerenciamento dos recursos escolares. Fortalecer segmentos como associação de pais, grêmios estudantis, conselhos escolares...
	
	\ufffd
	 10a Questão (Ref.: 201201487747)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A Escola Municipal Engenheiro Dias, recebeu o valor do Fundo da Educação Brasileira. A diretora entende que deverá colocar uma cobertura no pátio para aumentar a área coberta, tendo em vista a necessidade dos alunos circularem em dias de chuva. Entendendo a necessidade de um processo transparente, contatou três empresas, fez as licitações e apresentou os resultados das licitações ao Conselho Escola, para que escolhessem a empresa que realizaria as obras. De acordo com o pensamento de uma Gestão Democrática, como você entende a atitude da diretora desta escola? 
	
	
Resposta: No pensamento de uma Gestão Democrática, a comunicação seria o primeiro passo que a diretora deveria ter tomado, pois informaria ao Conselho Escolar sobre o valor que recebeu e junto com o Conselho, depois de todos opinarem, seria então resolvido qual seria a prioridade para o uso do Fundo. Depois de decidida a prioridade, viria o segundo passo que era fazer as licitações para a realização do processo. por fim, se reuniria novamente com o Conselho e decidiriam qual empresa realizaria o serviço. A Diretora já decidindo o que vai fazer e somente apresentando ao Conselho a opção de escolher uma empresa para realizar o que ela já determinou, não é um procedimento correto diante de uma gestão que funciona com a participação de todos.
	
Gabarito: Gabarito: A atitude da diretora da escola está em desacordo com o pensamento democrático, uma vez que não houve consulta anterior ao CEC para deliberar conjuntamente as prioridades de obras na escola.