Buscar

Psicologia nas Organizações AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_201408138255 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9040/AC
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 13:29:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201408386910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações fazem grandes investimentos em treinamento para seus funcionários, objetivando manter sempre atualizadas suas habilidades e competências. Em relação ao treinamento, podemos dizer que: 1- O treinamento informal é estruturado e planejado com antecedência. 2- Um tipo de treinamento no trabalho é o rodízio de tarefas. 3- As organizações costumam investir muito pouco no treinamento formal fora do trabalho. 4- O compartilhamento de informações entre funcionários de uma organização é um exemplo de treinamento formal. 5- Um tipo de treinamento formal fora do trabalho são as palestras ao vivo.
		
	
	As afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	 
	As afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408198490)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os programas de treinamento desenvolvidos nas organizações, existe um tipo que ainda não apresenta evidências claras de eficácia; qual seja
		
	 
	treinamento ético
	
	treinamento de habilidades de linguagem
	
	treinamento de habilidade técnica
	
	treinamento de habilidades interpessoais
	
	treinamento de habilidades para solucionar problemas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408721110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que NÃO se configura enquanto um objeto de estudo da Psicologia.
		
	
	Autoconhecimento
	
	Feedback
	 
	Julgar quem é culpado.
	
	Administração de Conflitos
	
	Relacionamento Interpessoal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408317303)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atribuímos traços às pessoas e, de acordo com estes traços, tendemos a associar outras características relacionadas. Um vilão de novela, por exemplo, é frequentemente percebido com traços unicamente ruins e é raro se admitir a possibilidade dele apresentar algum traço de conotação positiva. Em face disto, assinale o conjunto decaracterísticas que diferenciam os indivíduos?
		
	 
	Personalidade.
	
	Atitudes.
	
	Padrão emocional.
	
	Inteligência.
	
	Motivação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408386732)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na teoria dos traços, Allport exemplifica que "Pessoas com testa larga ou que usam óculos são mais inteligentes" a qual alternativa essa afirmação pertence?
		
	
	A teoria de que os traços são reservados e expansivos;
	
	A teoria dos traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles é o dominante;
	 
	A teoria de que fazemos inferências pessoais a partir da observação da aparência física das pessoas;
	
	A teoria dos traços das dimensões básicas da conduta;
	
	A teoria de que os traços são sérios e descontraídos;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408397885)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A seleção tem como grande objetivo a captação de talentos para as empresas e precisa atender a alguns requisitos para ter sucesso. Abaixo aparece listada uma ferramenta que reúne formação mínima exigida para um cargo e os traços de personalidade desejáveis para o mesmo. A mesma facilita muito o trabalho do agente de seleção. Estamos falando:
		
	
	De testes específicos;
	
	Do currículo;
	 
	Do perfil profissiográfico;
	
	Das entrevistas.
	
	Das dinâmicas de grupo;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408315527)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O agente de seleção utiliza mais de uma técnica durante um processo seletivo, de forma a obter maiores informações a respeito do perfil do candidato e, dessa forma, minimizar erros no processo de identificação e escolha dos profissionais mais adequados. Um processo de seleção eficaz avalia o perfil do candidato frente ao perfil de:
		
	 
	Competências específicas.
	
	Competências gerais;
	
	Competências organizacionais;
	
	Competências governamentais;
	 
	Competências do cargo;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408419889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Rodrigues (2000) atenta para a percepção social como processo que define a qualidade das interações que estabelecemos no meio social. Como não podemos observar tudo o que se passa à nossa volta, adotamos uma:
		
	
	Percepção de Efeito de Contraste
	
	Percepção de Efeito de Halo
	
	Percepção de Estereotipagem
	 
	Percepção Coletiva
	 
	Percepção Seletiva
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408395541)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com França (2008, p.34) que define seleção de pessoas como: "escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados". Robbins (2005, p.398) afirma que a seleção eficaz "adequa características individuais (capacidade, experiência, etc) aos requisitos do trabalho". Para o alcance deste objetivo há que se reunir instrumentos específicos capazes de colher as informações pretendidas sobre os candidatos. Cite os 3 instrumentos mais comuns, explicando cada um deles:
		
	
Resposta: Entrevista, treinamento e Avaliação. Entrevista: é um dos meios mais ultilizado na seleção de pessoas, é por meio da entrevista que é possível avaliar o candidato, suas qualidades, defeitos, experiencias, objetivos, informações pessoas etc. Treinamento: é por meio do treinamento que podemos manter sempre atualizadas as habilidades e competêcias dos funcionários. Avaliação: Podemos avaliar o entendimento do colaborador, e apartir do resultado iremos mensurar se o objetivo proposto foi alcançado.
	
Gabarito: As entrevistas (devem ser, acima de tudo, objetiva. O selecionador que optar por esta modalidade deve estabelecer quais as questões básicas a serem levantadas durante o processo de recrutamento); Os testes escritos Testes de simulação de desempenho (testes psicológicos podem ser conceituados como uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a função fundamental de mensurar diferenças ou mesmo as semelhanças entre indivíduos, ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes momentos). Dinâmicas de grupo; ....
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408381389)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Robbins (2005) observa que não existe objetividade nos processos de avaliação de desempenho, e que esta ferramenta (avaliação de desempenho) está diretamente ligada a motivação de todas as pessoas da organização. Que associação você faz entre a avaliação de desempenho e a motivação? Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: Avaliação de desempenho é a forma de avaliar como está o interesse das pessoas diante a organização, se a avaliação de desempenho for positiva a motivação dos colaboradores também será positiva, uma vez que se o colaborador estiver motivado ele irá avaliar a organização de forma positiva.
	
Gabarito: As pessoas precisam perceber que os esforços que elas realizam conduzem a uma avaliação de desempenho favorável e que essa avaliação vai resultar em recompensas às quais dão valor. No mundo real das organizações, uma das explicações para a falta de motivação dos funcionários é que a avaliação de desempenho costuma ser mais política do que objetiva. Muitos executivos colocam a objetividade depois de seus interesses pessoais, manipulando deliberadamente as avaliações para obter os resultados que desejam.

Outros materiais