Buscar

AV Fund das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201408049457 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY
	Turma: 9037/AE
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 10:33:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201408302148)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo François Laplantine, em Aprender Antropologia, a prática etnográfica consiste em "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias. O etnógrafo é aquele que deve ser capaz de viver nele mesmo a tendência principal da cultura que estuda". No entanto, não é nada fácil vivenciar uma outra cultura diferente da nossa. Por quê? Justifique utilizando os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Geralmente estabelecemos a nossa cultura como o padrão, a norma. Assim tudo que é diferente é concebido como estranho, e mesmo errado. Tal postura é o que denominamos etnocentrismo. Relativismo Cultural "É a postura de buscar compreender a lógica da vida do outro. Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos da cultura em que está inserida."
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408066064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Positivismo
	
	Identidade Cultural
	
	Diversidade Cultural
	
	Relativismo Cultural
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408297838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
		
	
	Psicologia
	
	Filosofia
	
	Ciência Política
	 
	Antropologia
	
	Sociologia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408072364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a única alternativa certa. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela(s)
		
	
	distribuição de riqueza de acordo com esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	 
	divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
	
	enriquecimento decorrente de intervenções de entidades divinas e/ou sobrenaturais.
	
	apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico, marcado pela igualdade de oportunidades
	
	diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408284345)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408229925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de:
		
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Metafísico, racional e positivo.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	
	Teológico, metafísico e tradicional.
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408063617)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	 
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408299527)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as proposições sobre o pensamento de Émile Durkheim.
I - Boa parte da sua obra consistiu em buscar definir de uma forma bastante precisa o objeto e o método de estudo da sociologia.
II - Fez do fato social o objeto de estudo da sociologia, pois enfatizava a dimensão social e coletiva do comportamento humano.
III - O crime foi teorizado como um fato social normal, pois contribui para a integração das pessoas em torno de determinados valores.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	todas.
	
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408323109)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo, depois escolha a opção que corresponde ao que está sendo apresentado.
Como tanto outros jovens,você, ao decidir cursar uma universidade, buscou os meios necessários para se graduar no curso que escolheu e assim tornar-se um profissional competente.
Sua ação, como a de tantos outros jovens, na concepção de Weber, refere-se:
		
	
	ao individuo que age motivado por ambições profissionais desconsiderando as ações de outros.
	 
	ao indivíduo que age motivado por um fim ou objetivo e para isso organiza os meios necessários para alcança-lo.
	
	ao indivíduo que age motivado por tradições, hábitos ou costumes arraigados.
	
	ao indivíduo que age motivado pela crença em um valor que ele considera importante, independente do êxito desse valor na realidade.
	
	ao indivíduo que age motivado por estados emocionais e de humor que afetam a sua racionalidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408261778)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O conceito de ação social criado por Weber permite compreender e classificar a motivação dos indivíduos para reproduzir ou criar determinados padrõesde comportamento. Assim, classifique de forma justificada, interpretando as situações descritas abaixo a partir dos tipos ideais de ação social: "A Coca-Cola só tirou proveito do mercado espanhol quando reduziu o tamanho de suas garrafas, ajustando-as às geladeiras existentes no país; uma campanha publicitária rodada na Alemanha, com ídolos de basquete americano, teve pouco apelo, pois os esportistas não eram tão admirados pelo europeus". (ORTIZ, Renato, 2000, p.170)
		
	
	
Gabarito: No texto verifica-se, no primeiro caso, uma ação racional em relação a fins, baseada em objetivos bem planejados visando à consecução de um fim. No segundo caso, uma ação afetiva, que levou os agentes a rejeitarem a campanha feita por quem não se nutria afeição.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes