Buscar

Avaliação de tecnicas de seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0531_AV_201402383711 » TÉCNICAS DE SELEÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402383711 - SANDRA MARIA RODRIGUES DA SILVA
	Professor:
	MARIA LUCIA LAM
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 17/11/2014 10:07:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201402988808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao perfil dos profissionais exigidos pelas empresas no mercado de trabalho, podemos citar, exceto:
		
	
	Resiliência
	
	Iniciativa
	 
	Introspecção
	
	Flexibilidade
	
	Criatividade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402652105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ditado popular ¿em terra de cego, quem tem um olho é rei¿ já não faz mais sentido para falar da relação entre os profissionais e as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Hoje, não basta qualificação, é preciso enxergar longe, ter uma visão de horizonte e estar atento à crescente internacionalização das empresas. Profissionais e estudantes precisam focar não apenas em desenvolver habilidades específicas na área escolhida, mas em ir além na formação acadêmica e profissional e, por conseguinte, é fator de suma importância para conquistar o cargo é a necessidade de ter o domínio de um segundo idioma. Diante da situação descrita, a requisição de pessoal deve reunir informações relacionadas a conhecimentos e habilidades (formação desejada) do futuro ocupante do cargo, contemplando, em especial as:
		
	
	Necessárias: entender o estilo de liderança do gestor, dinâmica de funcionamento da equipe e as expectativas com a nova contratação.
	 
	Imprescindíveis: o candidato deverá apresentar essa competência; caso contrário, não será avaliado para a oportunidade.
	
	Desejáveis: considerados como diferencial, mas não excluirá o candidato caso o mesmo não apresente a competência.
	
	Elementares: coerência entre a fala e a postura do candidato e, também, expressões faciais, modo de sentar e de ficar em pé.
	
	Importantes: a questão comportamental ou de personalidade é extremamente importante no processo seletivo, pois é o que define como será a relação do candidato com os futuros colegas de trabalho e superiores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402444085)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto às ações próprias das diversas etapas da entrevista de seleção, é correto afirmar:
		
	
	Durante a entrevista é muito importante organizar o local onde a entrevista está sendo realizada
	 
	É importante formular perguntas situacionais durante a entrevista
	
	Na fase de preparação é preciso avisar que serão feitas anotações
	
	Antes de iniciar a entrevista, é importante observar o comportamento não verbal do candidato
	
	É fundamental ter em mãos o perfil atualizado do cargo, quando do encerramento da entrevista
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402442401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com orientação voltada para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta, conforme a ordenação de palavras: "_______________ é um termo muito utilizado pelo(a) _________________ e as empresas só estão admitindo pessoas que tenham o _________________________ para o(a) __________ que vai ocupar".
		
	 
	c) Competência, mercado de trabalho, perfil de competências, cargo
	
	e) Competência, empresa, perfil de competências, cargo
	
	d) Habilidade, empresa, perfil de competências, cargo
	
	b) Habilidade, mercado de trabalho, perfil de competências, vaga
	
	a) Competência, empresa, perfil de competências, vaga
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402442371)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o texto da autora Maria Odete Rabaglio, Competências significam as ___________________________ e ______________________que são necessárias para dar bons resultados em cada cargo específico, isto é: competências técnicas e comportamentais.
		
	
	c) Habilidades e atitudes
	
	d) Características gerais e específicas
	
	a) Habilidades e destrezas
	 
	b) Características técnicas e comportamentais
	
	e) Características específicas e comportamentais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402451942)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Integra a seleção:
		
	
	cursos
	 
	entrevistas
	
	salários
	
	treinamento
	
	avaliação funcional
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402691391)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dinâmica de grupo é uma técnica que pode oferecer subsídios riquíssimos sobre o perfil dos candidatos, sobretudo, no que concerne às competências atitudinais ou comportamentais. Em decorrência disto, do que se trata a etapa de elaboração da dinâmica de grupo?
		
	 
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), apresenta ao requisitante as técnicas que serão utilizadas na dinâmica para entendimento na forma de condução, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	O selecionador define a logística da dinâmica (data, local, horário, materiais a serem utilizados), busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, providencia um local adequado ao tamanho do grupo e sem barulhos/interrupções que possam atrapalhar a concentração dos candidatos, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	 
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	Selecionador verifica os objetivos pretendidos, na convocação deverá informar aos participantes a etapa, local e o tempo de duração da dinâmica, evitando transtornos aos candidatos quanto aos compromissos, define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros), compatibiliza técnica e perfil do cargo, mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta, realiza uma pesquisa de recursos e apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou ¿humilhantes¿.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402495662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Seleção por Competências tem por objetivo fornecer aos gestores e profissionais de RH, algumas ferramentas que permitem mapear o Perfil de Competências. E, com base neste perfil, esta metodologia cria instrumentos para identificar entre os candidatos, aquele que possui o perfil mais apropriado para vaga em aberto. Diante deste contexto, quais as ferramentas mais utilizadas para este fim?
		
	
	Entrevista Comportamentale os Jogos
	
	Entrevista de Triagem e os Jogos com foco em Competências
	
	Jogos e Dinâmicas com foco em Competências
	 
	Entrevista Comportamental e os Jogos/Dinâmicas com foco em Competências
	
	Dinâmica de grupo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402487717)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Você está treinando alguns executivos que serão entrevistadores em processos de seleção abertos na sua empresa e deve alertá-los para terem alguns cuidados na condução das entrevistas que realizarão. Liste as suas recomendações apontando os principais erros cometidos em entrevistas de seleção.
		
	
Resposta: Na entrevista é muito importante que o ambiente seja tranquilo, sem barulho e que seja reservado para que não haja pessoas entrando e saindo do local da entrevista pois isso atrapalha tanto o candidato como o selecionador; antes de começar a entrevista o selecionador tem que passar as informações de como vai proceder a entrevista para que o candidato não se sinta perdido, o selecionador tem que conhecer o perfil dos candidatos antes da entrevista; as perguntas tem que ser claras e objetivas para que não haja má interpretação pelo candidato, ao iniciar a entrevista é importante que haja um momento de descontração para que o candidato fique mais a vontade, o selecionador deve avaliar o candidato em um contexto geral, sem se prenter a caracteristicas unicas e particuares, pois as vezes o selecionador julga o candidato por um caracteristica boa ou desagradavel para ele, podendo esta perdendo um excelente profissional ou colocando um profissional que não era qualificado para o cargo desejado. Durante as entrevistas é sempre bom elaborar perguntas situacionais, na qual o candidato pode expor sua capacidade e habilidade diante de uma determinada situação, e ao final que haja o encerramento onde o selecionador agradece a participação dos candidatos, e que ele tenha o compromisso de informar os candidatos o resultado das entrevistas, mesmo que os candidatos não sejam selecionados, para o candidato a vaga é importante que haja esse retorno.
	
Gabarito: O aluno deverá apontar em sua resposta, pelo menos os seguintes itens: Definição imprecisa do cargo e das competências desejadas pela empresa
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402487699)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quanto uma posição em uma organização demanda equilíbrio emocional, tolerância a frustrações, alta capacidade para motivar-se. É possível o processo de seleção selecionar candidatos que possuam essas características? Se sim, como se pode fazer uma seleção que permita selecionar candidatos com essas características?
		
	
	
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O aluno deverá indicar em sua resposta que sim , com a aplicação de testes de traços de personalidade.

Outros materiais