AV Ética e Responsabilidade Social
7 pág.

AV Ética e Responsabilidade Social


DisciplinaÉtica e Responsabilidade Social6.705 materiais87.507 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Avaliação: CCE0488_AV_201202105513 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	
	
	Turma
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1        Data: 17/11/2014 14:18:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201202179881)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considerando termos ecológicos, defina corretamente os termos biótipo, biota e bioma
		
	
Resposta: Bioma - Conjunto de ecossistemas complexos tais como o ecossistema terrestre e o ecossistema aquático; Biota - região que possui ecossistema com mesmas características, por exemplo, as plantas; Biótipo - lugar em que vive espécies, de menor proporção em relação a biota.
	
Gabarito: Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica; bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipos semelhantes de vegetação ou de mesmafisionomia ambiental. - CORRETA
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica; bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipos semelhantes de vegetação ou de mesmafisionomia ambiental. -
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202323082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo desta área de investigação sobre os valores ecológicos é formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança de vida para o planeta. Os estudiosos denominaram esse campo investigado de ética:
		
	
	Natural;
	
	Filosófica;
	
	Sociopolítica;
	
	Ecológica;
	 
	Ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202686583)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	[...] Entre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social de uma organização, destaca-se o balanço social. O balanço social é uma ferramenta de gestão que permite demonstrar as ações sociais de cidadania desenvolvidas em um determinado período, e está sendo utilizado por empresas, em todos os países, para avaliar o nível da responsabilidade corporativa. Publicando o seu balanço social, a empresa torna transparente a sua atuação e assume um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta. [...] [...] A responsabilidade social agrega valor à marca, fortalece os vínculos comerciais e sociais da empresa, gera valor e longevidade aos negócios, além de ser fator de motivação para os empregados. Ao exercer a responsabilidade social, a empresa coloca todos os seus produtos, serviços e recursos financeiros a serviço da comunidade. Está ajudando a construir um mundo melhor para todos, e está lucrando com isso! [...] SANTOS, Elenice Roginski. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2014 (adaptado). De acordo com os fragmentos do texto acima, de autoria de Santos, responda aos seguintes questionamentos: a) É correto deduzir a existência de uma relação direta entre a RSC e o Balanço Social? (pontuação: 1/3 do valor total da pontuação atribuída a questão) b) Explique de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(ram) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema, utilizado para sua resposta no item "a". (pontuação: 2/3 do valor total da pontuação atribuída a questão)
		
	
Resposta: A partir do momento que os resultados do Balanço Social evidencia as ações ou não em prol da Responsabilidade Social, podemos sim afirmar que há uma relação direta. Se a empresa, por exemplo, é uma empresa amiga da criança, mas trata seus funcionários de forma desumana, não podemos considerá-la Responsável e logo, seu balanço será negativo. É importante salientar que a base da Responsabilidade Social é a Ética, logo, qualquer comportamento antiético aplicado pela empresa deve ser contado como ponto negativo no Balanço Social.
	
Gabarito: Resposta esperada: Sim, é correto deduzir que existe relação entre a RSC e o Balanço Social. De acordo com os conceitos apresentados, o Balanço Social é um demonstrativo que foi criado com a finalidade de tornar pública a Responsabilidade Social das organizações e sua divulgação é positiva para as empresas que o fazem. Fundamentação baseada no conteúdo: Hoje, o Balanço Social é uma ferramenta ou um instrumento de suma importância para as empresas que têm, de fato, Responsabilidade Social. O Balanço Social é muito mais do que uma peça contábil. Ele é um instrumento de gestão e de informação, que evidencia, de forma transparente, itens econômicos, sociais e ambientais sobre o desempenho das empresas em relação aos stakeholders.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202381484)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Valor é um bem que pode ser subjetivo ou objetivo. Logo, é o que desperta interesse ou estima. A palavra valor vem do grego ¿áksios¿, que significa o que é valioso, o que merece o seu apreço. Qualifica aquilo que é bom e que tem utilidade. Nesse sentido, destacam-se duas correntes opostas entre si desde a filosofia grega, a saber: ¿o relativismo ético¿ com os sofistas e o ¿absolutismo ético¿ com os socráticos. Estes defendiam a ideia de que o valor deriva de uma apreciação absoluta, algo teria valor o que fosse bom, belo e verdadeiro em si. Para aqueles, entendia-se que o homem é a medida de todas as coisas, sendo os valores conferidos pelos homens. Portanto, é correto afirmar que os dois expoentes das referidas escolas, respectivamente são:
		
	
	Sócrates e Protágoras
	
	Górgias e Sócrates
	
	Platão e Górgias
	 
	Platão e Protágoras
	
	Aristóteles e Crisipo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202686431)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As três fases da Ética Empresarial são (escolha a alternativa correta):
		
	
	Industrial -Técnica - Pós-moderna
	 
	Industrial Clássica - Industrial Neoclassica -Informacao
	 
	Industrial - Pós-industrial - da Informação
	
	Científica - Clássica - da relações humanas
	
	Taylorista - Fordista - Toyotista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202351205)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em nosso conteúdo afirma-se que caráter é um traço da personalidade do indivíduo que denota sua forma de agir, seus valores e seus princípios. Assim sendo, de acordo com o texto o caráter de uma organização deve ser entendido como algo que a torna única em meio às demais existentes no mercado e ele é formado a partir:
		
	 
	Do somatório do caráter de todos os componentes humanos da organização
	
	Do caráter de seu presidente e da diretoria
	
	Da lucratividade que a organização obtém com seus produtos e serviços
	
	Do somatório do caráter de todas as empresas do mercado mundial
	
	Do somatório da demanda e da oferta de bens e serviços
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202692994)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Imagine a seguinte situação: Um funcionário deixa de entregar um produto dentro do prazo estabelecido com o cliente por entender que só deve fazê-lo quando tiver absoluta certeza que o produto está dentro do padrão de qualidade desejado. Ao saber desse fato, seu chefe lhe repreende dizendo que nessa empresa os prazos são honrados custe o que custar. Diante desse caso, podemos dizer que:
		
	
	A empresa deve perder o cliente
	 
	Há um conflito de valores
	
	O funcionário agiu correto
	
	O diretor deverá dar a palavra final
	
	O gestor agiu correto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202701154)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS SÃO AQUELES QUE SE ESGOTAM EM SUAS FONTES DADO QUE A NATUREZA NÃO CONSEGUE RECOMPÔ-LOS DEVIDO AS SUA UTILIZAÇÃO EXCESSIVA PELO HOMEM , APONTE A ALTERNATIVA CORRETA DE UM RECURSO RENOVAVEL