Buscar

Educação Especial: Estratégias para Inclusão

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201307140998 » EDUCAÇÃO ESPECIAL 
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 201307140998 - CLAUDIA ANDRADE DA SILVEIRA 
Professor: ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
 Turma: 9013/AD 
Nota da Prova: 5,0 Nota de Partic.: 2 Data: 07/11/2014 13:27:37 
 
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201307215263) Pontos: 1,5 / 1,5 
(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Uma das tarefas necessárias aos docentes que lidam com alunos com necessidades especiais é criar um ambiente educacional que reconheça as suas possibilidades e suas limitações, garantindo, assim, a sua plena inclusão no conjunto da turma. Diante do exposto, cite 5 estratégias podem ser adotadas com alunos que apresentam deficiência visual - cegueira ou baixa visão? 
 
 
Resposta: USO DO SISTEMA BRAILE SOROBÃ INSTRUMENTOS DIDATICOS SONOROS LENTE DE AUMENTO ÁBACO 
Gabarito: RESPOSTA: DEFICIÊNCIA VISUAL - CEGUEIRA: solicitar a um aluno vidente que caminhe com o colega cego pela sala, fazendo-lhe notar as carteiras, mesa do professor, a lousa e outras referências, até que ele seja capaz de andar sozinho; ler em voz alta o que escrever na lousa para que o aluno cego possa tomar notas e acompanhar o raciocínio; estar ciente de que é mais lenta a leitura e a escrita em braille do que a escrita comum; ter o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou datashow; permitir ao aluno cego gravar as suas aulas; indicar com precisão, o lugar exato usando termos como: à sua frente, em cima, etc., em vez de "ali", "aqui"; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; combinar com o aluno a melhor forma de elaboração dos instrumentos de avaliação (prova oral, prova transcrita em braille ou com o auxílio de um ledor); ter o cuidado de apresentar fitas de vídeo ou DVD dublados. DEFICIÊNCIA VISUAL - BAIXA VISÃO: reservar um lugar na 1ª primeira fila sem que tenha luz de frente; escrever na lousa com letras maiores, com maior espaço entre as palavras e as linhas; combinar com o aluno o melhor tamanho de letra a ser digitado nas questões das prova; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; ter o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou datashow; permitir ao aluno com baixa visão gravar as suas aulas. 
 
 
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201307214845) Pontos: 1,5 / 1,5 
(Processo Seletivo para Professores Substitutos - Edital No 002/2005 - questão adaptada). "A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência e com ou sem outros tipos de condição atípica. A inclusão se baseia em princípios tais como: a aceitação das diferenças individuais como atributo e não como obstáculo, a valorização da diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas, o direito de pertencer e de não ficar de fora, o igual valor das minorias em comparação com a maioria" (SASSAKI, Romeu. As escolas inclusivas na opinião mundial. http://www.entreamigos.com.br/textos/ educa/edu1.htm, 2004, p. 7). Com base nessa citação, o que o sistema escolar precisa fazer para buscar soluções para o desafio da inclusão de pessoas com deficiência? 
 
 
Resposta: A ESCOLA DEVE ADEQUAR AS NECESSIDADES E CONDIÇOES DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA, PROFESSORES ESPECIALIZADOS PARA EDUACAR AS CRIANÇAS . 
Gabarito: Acolher os alunos, adaptando-se às suas necessidades; propor estratégias em que ocorra a passagem de um ensino transmissivo apenas para uma pedagogia ativa, dialógica, interativa. 
 
 
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201307196384) Pontos: 0,5 / 0,5 
Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência. 
 
 
Opção Não Respondida Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências. 
Opção Não Respondida Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias. 
Opção Não Respondida Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade. 
Opção Marcada Opção Certa Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica. 
Opção Não Respondida Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos. 
 
 
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201307197082) Pontos: 0,0 / 0,5 
Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que: 
 
 
 
Opção Não Respondida a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular. 
Opção Não Respondida o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular. 
Opção Marcada Opção Errada a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado. 
Opção Não Respondida Opção Certa a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado. 
Opção Não Respondida O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial 
 
 
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201307196893) Pontos: 0,0 / 0,5 
As escolas da rede regular precisaram se adequar ao novo paradigma de educação especial, pois ele defende qual perspectiva de ensino para a pessoa com deficiência. Marque a resposta correta: 
 
 
Opção Não Respondida Adaptações curriculares e de avaliação para as crianças com deficiência uma vez que todas elas apresentarão déficit cognitivo causado ou por problemas neurológicos ou pelo atraso no desenvolvimento. Essas adaptações visam diminuir as condições desfavoráveis que essas crianças apresentam na aprendizagem. 
Opção Não Respondida A ideia de que a escola precisa receber e aceitar os alunos deficientes porque a lei pode punir severamente os diretores que não cumprirem o estabelecido que é colocar crianças com quaisquer dificuldades nas turmas regulares e fazer a promoção automáticas dos mesmos apenas para contribuir para a sua socialização. 
Opção Não Respondida Uma boa inclusão para acontecer dependerá da presença constante da família no cotidiano escolar, pois a criança com deficiência é colocada na sala de aula e deverá superar as suas dificuldades, sejam elas quais forem, a partir da motivação e do investimento da própria criança. 
Opção Não Respondida Opção Certa Uma postura de adequar a escola às necessidades apresentadas pelos alunos com deficiências, pois estes alunos têm a sua formação complementada no horário diferente da sua escolaridade e participam de atividades junto com os colegas da mesma classe durante a semana. 
Opção Marcada Opção Errada Criação de classes especiais com professores especializados para educar crianças deficientes na escola regular e somente permitir que as crianças deficientes participem de atividades lúdicas e recreativas com as demais crianças da escola, pois o objetivo de incluí-lasé melhorar a sua socialização. 
 
 
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201307196423) Pontos: 0,0 / 0,5 
Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza: 
 
 
Opção Marcada Opção Errada Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual. 
Opção Não Respondida O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado. 
Opção Não Respondida Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares. 
Opção Não Respondida Opção Certa Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro. 
Opção Não Respondida Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta. 
 
 
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201307205178) Pontos: 0,0 / 0,5 
Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública, possui paralisia cerebral e utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada: 
 
 
Opção Não Respondida Motor 
Opção Não Respondida Ábaco móvel 
Opção Marcada Opção Errada Reglete 
Opção Não Respondida Sorobã 
Opção Não Respondida Opção Certa Tecnologia assistiva 
 
 
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201307205168) Pontos: 0,5 / 0,5 
Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está: 
 
 
Opção Não Respondida incorreta porque neste atendimento a aluna deveria receber apoio nas diferentes areas de conhecimento. 
Opção Não Respondida correta e de acordo com os princípios da inclusão porque oferece atendimento na sala de recursos no mesmo turno das aulas. 
Opção Não Respondida correta porque a aluna deve receber, prioritariamente, apoio e suporte para suas dificuldades no campo da leitura, escrita e cálculos matemáticos. 
Opção Marcada Opção Certa incorreta porque na perspectiva da inclusão a aluna deveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma. 
Opção Não Respondida correta porque a escola procura trabalhar na perspectiva de adaptação do currículo dentro da grade curricular. 
 
 
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201307196655) Pontos: 0,0 / 1,0 
Todos os alunos que são diagnosticados como pertencentes ao grupo dos Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam uma tríade de comprometimento. Quais são as características que formam essa tríade? 
 
 
Opção Não Respondida Dislexia, Disgrafia e Dislalia. 
Opção Não Respondida Opção Certa Interesses e comportamentos restritos, dificuldades na interação social e prejuízo na comunicação e desenvolvimento da linguagem. 
Opção Não Respondida Prejuízo na comunicação, habilidade acima da média para cálculos matemáticos e boa memória. 
Opção Marcada Opção Errada Retardo Mental, Isolamento Social, Dificuldade na comunicação. 
Opção Não Respondida Retardo mental, comportamentos estereotipados, tiques e ecolalia. 
 
 
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201307196673) Pontos: 1,0 / 1,0 
Relacione o tipo de inteligência de acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de H. Gardner com as suas respectivas características. 
(1) Espacial 
(2) Linguística 
(3) Cinestésica 
(4) Lógico-matemática 
( ) encontrada naqueles sujeitos que apresentam facilidade de raciocínio para solução de problemas lógico-matemáticos. 
( ) encontrada em sujeitos com boa expressão oral e escrita, bem como capacidade de comunicação. 
( ) encontrada nos sujeitos que se destacam na dança, nas artes dramáticas, nos esportes, nos médicos cirurgiões. 
( ) encontrada em sujeitos com boa capacidade para desenho, jogos de xadrez e arquitetura. 
A ordem correta é? 
 
 
 
Opção Não Respondida 1 2 3 4 
Opção Não Respondida 1 3 4 2 
Opção Não Respondida 2 3 4 1 
Opção Marcada Opção Certa 4 2 3 1 
Opção Não Respondida 3 2 1 4

Outros materiais

Perguntas Recentes