Av de Educação Especial
4 pág.

Av de Educação Especial


DisciplinaEducação Especial12.970 materiais329.897 seguidores
Pré-visualização2 páginas
numa escola pública, mas ele não se adaptou porque não falava e nem interagia com as outras crianças. Até que a mãe soube da escola Vila Cruzeiro que recebia e fazia um trabalho diferenciado com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. Ao procurar a escola, a mãe foi informada que toda a rede pública regular de educação deve estar preparada para receber alunos como Rafael e desenvolver um trabalho com ele, sua família e toda a comunidade chamado de Inclusão, mas esta escola, em si, não teria condições de recebê-lo porque não tem professores especializados em deficiência mental. A mãe procurou o Ministério Público de sua cidade e foi orientada a escrever uma carta utilizando um dos princípios da Declaração de Salamanca (1994) para fundamentar sua queixa.
Se você fosse ajudar essa mãe a escrever a carta, qual dos princípios abaixo poderia usar (escolha 1 princípio) e escreva um parágrafo em que usa a lei para exigir escolarização gratuita na rede regular para Rafael.
Princípios:
a)Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;
b)Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;
c) Sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades;
d) Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades;
e) Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas provêem uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Escolheria o princípio: Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades.
Carta: Rafael precisa, antes de mais nada, ser observado pelos profissionais de educação e a partir disso, os profissionais devem tentar fazer um planejamento de como Rafael pode se beneficiar do espaço e das atividades educativas dentro de suas particularidades de desenvolvimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302067903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro nasceu a termo, mas em seu exame clínico dos primeiros minutos de vida foi considerado que ele teve uma anóxia durante o parto. O que vem a ser anóxia?
		
	
	Prematuridade
	
	Infecção causada pela instrumentação cirúrgica inadequada.
	 
	Falta de oxigênio em algum momento causando lesão cerebral.
	
	Sensibilidade à temperatura do centro cirúrgico.
	
	Problema muscular
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302068137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
		
	
	Oligofrenia
	
	Transtorno de Personalidade
	
	Autismo
	
	Síndrome de Asperger
	 
	Altas Habilidades
	
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário