Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais

Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.947 materiais140.401 seguidores
Pré-visualização50 páginas
movimento necessário para que a classe operária ascendesse ao poder político. 
		Questão: AV22011-1EADESA07320052 (161690)
10 - \u201cOcidente ataca forças líbias; Otan prevê missão de 3 meses Por Maria Golovnina e Michael Georgy TRÍPOLI (Reuters) - Aviões de guerra ocidentais bombardearam veículos militares de Muammar Gaddafi no leste da Líbia nesta sexta-feira, na tentativa de romper um impasse no campo de batalha e ajudar os rebeldes a tomarem a estratégica cidade de Ajdabiyah. A Otan informou que sua operação na zona de exclusão aérea poderá durar três meses e a França advertiu que o conflito poderá não terminar tão cedo. 
O Globo Online, em 25/03/2011 às 15h39m.\u201d 
A notícia acima, adaptada do Globo Online, nos mostra uma situação onde a violência foi empregada da para impor uma \u201czona de exclusão aérea\u201d na Líbia. O emprego da violência, nesse caso, é objeto da: Pontos da Questão: 0,5 
		Economia 
		Antropologia 
		Sociologia 
		Ciência política 
Av1/AV1 ciencias sociais.doc
		
		Avaliação On-Line
Avaliação:
AV1-2012.1-EAD-FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS-ESA0732
Disciplina:
ESA0732 - FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Tipo de Avaliação:
AV1
Aluno:
Nota da Prova:
7.5
Nota do Trabalho:     
Nota da Participação:      2
Total: 
9,5
Prova On-Line
Questão: 1 (135780) 
\u201cOcidente ataca forças líbias; Otan prevê missão de 3 meses 
Por Maria Golovnina e Michael Georgy 
TRÍPOLI (Reuters) - Aviões de guerra ocidentais bombardearam veículos militares de Muammar Gaddafi no leste da Líbia nesta sexta-feira, na tentativa de romper um impasse no campo de batalha e ajudar os rebeldes a tomarem a estratégica cidade de Ajdabiyah. A Otan informou que sua operação na zona de exclusão aérea poderá durar três meses e a França advertiu que o conflito poderá não terminar tão cedo. 
O Globo Online, em 25/03/2011 às 15h39m.\u201d 
A notícia acima, adaptada do Globo Online, nos mostra uma situação onde a violência foi empregada da para impor uma \u201czona de exclusão aérea\u201d na Líbia. O emprego da violência, nesse caso, é objeto da: 
 Antropologia 
 Sociologia 
 Economia 
 Ciência política 
Questão: 2 (92796) 
Na concepção das ciências sociais, a Cultura deve ser entendida em sua essência como:  Pontos da Questão: 1
 A construção coletiva de processos legais e jurídicos vinculados ao controle da violência em todas as suas formas de manifestações.
 Todo o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um grupo social. 
 O conjunto de níveis educacionais que irão compor a formação estudantil completa, abrangendo de seus níveis mais básicos aos mais complexos.
 A capacidade individual que compreender as obras clássicas produzidas pela inteligência humana em seus aspectos literários, plásticos, cênicos ou musicais.
Questão: 3 (92799) Marx concebe as sociedades como formas materiais de existência humana que sintetizam em si três aspectos sociais, que são:  Pontos 
 A infraestrutura produtiva, a estrutura ideológica e a estrutura jurídico-política. 
 A infraestrutura produtiva, a estrutura política e a estrutura jurídica.
 A estrutura ideológica, a estrutura jurídico-política e a infraestrutura de consumo.
 A estrutura ideológica, e a estrutura jurídico-política e a estrutura comercial.
Questão: 4 (93687) 
Sociologia é uma ciência que pretende compreender a ação social, interpretando-a, para dessa maneira explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos. 
I. Esta afirmativa acima pertence ao pensamento de Weber, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa. 
II. Esta afirmativa acima pertence ao pensamento de Marx, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa. 
III. Esta afirmativa acima pertence ao pensamento de Durkheim, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado subjetivo dado por quem o executa. 
IV. Esta afirmativa acima pertence ao pensamento de Comte, autor que definiu ação social como conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de significado objetivo dado por quem o executa.  Pontos da Questão: 1
 Somente o item II está correto. 
 Somente o item III está correto. 
 Somente o item IV está correto. 
 Somente o item I está correto. 
Questão: 5 (97062) 
Marx, ao contrário do positivismo, toma a s relações de classe como objeto próprio da sociologia e concebe a organização da sociedade como resultante de: 
I - relações de produção 
II - consciência coletiva 
III - ação social 
IV - tipos ideais Pontos da Questão: 0,5
 I está correto 
 I e II estão certos 
 III está certo 
 II e IV estão certos 
Questão: 6 (97128) Para o pensador francês Augusto Comte, existiria uma unidade da ciência que se manifestaria em seus diversos graus de evolução, sendo a sociologia parte desta unidade. Sua filosofia, conhecida como Positivismo, afirmava que seria plenamente possível, se não indispensável, utilizar o método das ciências naturais para estudar a sociedade. A descoberta das leis sociais permitiria a intervenção na sociedade para a solução de seus problemas, garantindo-lhe \u201cordem e progresso\u201d.  Este lema, que está presente na bandeira brasileira, indica:  Pontos da Questão: 1
 Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas. 
 Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social. 
 Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos. 
 Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação. 
 A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz¿ portanto, todas as pessoas têm cultura. 
  A Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar com muita coisa.
 A Cultura verdadeira é aquela que sabe reconhecer o que é uma boa música, um bom vinho  e um bom livro.
 A cultura é  uma boa educação, é  tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente.
Questão: 8 (94505) 
Analise o texto a seguir: 
\u201cTrês de cada cinco pessoas entrevistadas pelos pesquisadores da Publicis admitiram que ficaram devendo por terem comprado coisas de que depois se arrependeram; um em cada três admitiu comprar coisas acima de suas posses. Achavam impossível resistir à tentação. Os autores do relatório advertem essas vítimas do desejo: \u201cse você não pode resistir a uma liquidação, convença-se antecipadamente a ficar apenas 15 ou 30 minutos\u201d. Em outras palavras, corte o tempo de reflexão em fatias cada vez mais finas. Quanto mais o tempo gastar ponderando suas decisões, maior será o risco. A cura para o veneno do \u2018curto-prazismo\u2019 na busca do prazer é um prazo mais curto ainda\u201d (BAUMAN, Vidas desperdiçadas, 2004, p. 136). 
Em relação às questões de Karl Marx quanto à luta de classes, o trecho extraído do livro do sociólogo Zigmunt Bauman acrescenta em consonância com Marx uma nova situação a ser pensada sobre as relações de produção: Pontos da Questão: 1
 Apesar de existir para Karl Marx a chamada luta entre classes, o fato de haver consumo comprova novas oportunidades ao trabalhador em relação à satisfação de suas necessidades, desejos e impulsos.
 Deve-se levar em conta que se Marx pontua a luta de classes na relação entre opressor e oprimido através do trabalho, agora, a dependência existe não só pelo trabalho, como pelo endividamento através do consumo.
 Se, para Marx, há luta de classes, o consumo desenfreado de fato apazigua essas tensões na medida em que estimula