Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais

Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.853 materiais137.341 seguidores
Pré-visualização50 páginas
no poder do governante. 
		governante e governados possuem obrigações recíprocas, definidas através de regras impessoais. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0024 (168678)
3 - O diálogo entre os dois homens, reproduzido abaixo, demonstra uma atitude de \u201cbrincadeira\u201d facilmente observada no convívio social. Ela sinaliza um fenômeno estudado pelas Ciências Sociais que tende a valorizar os próprios padrões culturais de maneira unilateral. 
Argentino: - no Brasil só tem coisa ruim: CPI do futebol, crise na seleção, Eurico Miranda.
Brasileiro: mas não tem argentino. 
Marque a opção que apresenta esse fenômeno. Pontos da Questão: 1 
		Relativismo cultural. 
		Etnocentrismo. 
		Multiculturalismo. 
		Eurocentrismo. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0040 (168668)
4 - Weber formula uma teoria sobre a dominação. Para ele, existem três tipos de dominação fundados em princípios de autoridade. 
As relações de poder instituídas nos Estados Modernos afirmam qual destes tipos de dominação? Pontos da Questão: 0,5 
		Dominação ilegítima. 
		Dominação legal. 
		Dominação carismática. 
		Dominação tradicional. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0003 (168688)
5 - O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa setentrional, antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na índia; ou de linho ou de lã de carneiro, um e outro domesticados no Oriente Próximo; ou de seda, cujo emprego foi descoberto na China. Todos estes materiais foram fiados e tecidos por processos inventados no Oriente Próximo. Ao levantar da cama faz uso de mocassins que foram inventados pelos índios das florestas do leste dos Estados Unidos e entra no banheiro, cujos aparelhos são uma mistura de invenções européias e norte-americanas, umas e outras recentes. Tira o pijama, que é vestuário inventado na Índia e lava-se com sabão, que foi inventado pelos antigos gauleses, faz a barba, que é um rito masoquístico que parece provir dos sumerianos ou do Antigo Egito (...). (LINTON Ralph. O homem: uma introdução à Antropologia. 3. Ed. São Paulo: Martins, 1959, p. 331). 
O texto de Linton nos permite concluir que: Pontos da Questão: 1 
		os hábitos, os costumes e os padrões culturais são criações locais. 
		os contatos entre culturas provocam mudanças nas culturais locais. 
		os contatos entre as culturas não interferem nas dinâmicas culturais. 
		as culturas humanas são pouco originais, pois copiam umas às outras. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0020 (168657)
6 - O que é relativismo cultural? Pontos da Questão: 0,5 
		As diferenças existentes entre as culturas. 
		O fato de nosso grupo ser tomado com centro do mundo. 
		A compreensão de que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas. 
		Qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0046 (168779)
7 - O texto abaixo refere-se à Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954: 
Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso \u2013 uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha. São Paulo: Publifolha, 2002, p.94). 
Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, assinale o tipo de dominação descrito no texto. Pontos da Questão: 1 
		De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactuado ou outorgado, pode ser institucionalizado de modo racional. 
		De caráter carismático que repousa sobre a entrega extra-cotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas. 
		De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade. 
		De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0051 (168753)
8 - (ENADE 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. 
Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta. Pontos da Questão: 1 
		A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo. 
		O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais. 
		O feudalismo e o capitalismo como marcos fundadores das ciências sociais conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII. 
		Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0050 (168749)
9 - (Adaptado UFPA) Em meados do século XVIII na Europa, a industrialização aumentou em muito a capacidade produtiva. Isso levou à criação de fábricas em centros urbanos provocando grande migração de população do campo para as cidades. A falta de urbanização trouxe muitos problemas sociais, com isso muitos pensaram que só uma ciência social daria solução. A questão social era uma dura e dramática novidade que desafiava os intelectuais a encontrar soluções fundamentadas naquilo que se tomara o maior de todos os fundamentos: o conhecimento científico. Nesse momento histórico determinado apareceu a sociologia, como uma das manifestações do pensamento moderno. A sociologia visava responder intelectualmente às situações novas do mundo social industrial. 
A primeira doutrina sociológica sistematizada que atendia aos requisitos científicos recebeu o nome de: Pontos da Questão: 1 
		positivismo. 
		taylorismo. 
		funcionalismo. 
		materialismo. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0014 (168695)
10 - A raiz das diferenças entre \u201cciências naturais\u201d e \u201cciências sociais\u201d fica localizada, portanto, no fato de que a natureza não pode falar diretamente com o investigador; ao passo que cada sociedade humana conhecida é um espelho onde a nossa própria imagem se reflete. (DaMatta, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000). 
Com base no texto de DaMatta, assinale a única opção INCORRETA. Pontos da Questão: 1 
		Os cientistas sociais, de uma forma geral, privilegiam trabalhar com documentos, pois as pessoas podem mentir para o pesquisador. 
		Nas ciências sociais não existe uma separação clara entre o sujeito que conhece e o objeto que está sendo investigado. 
		Os cientistas sociais trabalham com fenômenos complexos e não passíveis de reprodução em laboratórios. 
		O objeto das ciências sociais interage com o pesquisador, estabelecendo-se uma relação dialógica entre ambos.