Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais

Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.848 materiais136.859 seguidores
Pré-visualização50 páginas
o empenho do pensamento sociológico em compreender, interpretar, taquigrafar, ordenar, controlar, dinamizar ou exorcizar esse Mundo. Algumas das suas dimensões essenciais mostram-se mais claras, acentuadas ou surpreendentes nas explicações e fabulações que constituem grande parte do pensamento sociológico. Nesse sentido é que se pode imaginar que sem a Sociologia o Mundo Moderno seria mais obscuro, incógnito. Ficaria um pouco mais no limbo. 
(IANNI, Octavio. A Sociologia e o mundo moderno. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 1(1): 7-27, 1.sem. 1989). 
Com base nas teorias sociológicas clássicas (Comte, Marx, Durkheim e Weber) e nas respectivas explicações que os autores clássicos formularam sobre o Mundo Moderno, você concorda com a afirmação de que \u201csem a sociologia o mundo moderno seria mais obscuro, incógnito\u201d ou até mesmo incompreensível? Justifique a sua resposta, usando pelo menos um autor clássico da sociologia na argumentação:  Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
Não concordo, porque com ou sem a sociologia, continuaria esse poblemas no desempenho do pensamento, na maneira de interpretar, em controlar, em ordenar este mundo globalizado hoje, racional de irracional, anomia e ideologia, revolução. Na argumentação Karl Marx.
Gabarito:
O estudante deverá mostrar alguma apropriação teórica e conceitual da sociologia clássica, bem como algum conhecimento sobre as explicações do mundo moderno na ótica da sociologia clássica.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0080 (168759)
4 - De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela:  Pontos da Questão: 0,5 
		divisão da sociedade em classes sociais, decorrentes da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. 
		diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente. 
		distribuição desigual de riquezas de acordo com o esforço de cada um no desempenho do seu trabalho. 
		apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico marcado pela desigualdade de oportunidades. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0101 (168698)
5 - (ENADE 2005, adaptada) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas idéias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. 
Com relação a esses temas, assinale a opção correta.  Pontos da Questão: 1 
		A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais. 
		O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI, decorrente da globalização. 
		Com exceção dos europeus, os demais povos não geraram uma identidade cultural própria. 
		A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0034 (168663)
6 - Em relação ao caráter contratualista da obra Leviatã do filósofo inglês Thomas Hobbes, qual é a opção que explicita a posição hobbesiana quanto ao Estado?   Pontos da Questão: 0,5 
		A obra Leviatã de Hobbes tinha como enfoque o combate às ideias defensoras do direito divino dos reis. Diante disso, Hobbes propôs e fundamentou uma ordem revolucionária. 
		Para Hobbes, o estado defendido na obra Leviatã é o liberalismo, que se baseia na ideia de que em um país a soberania pertence à sociedade civil e que esta distribui as tarefas políticas (legislar, executar e julgar) em instituições. 
		Para Hobbes, o estado constitui um recurso social criado para dar proteção aos súditos uns contra os outros e contra as ameaças externas a fim de garantir o interesse comum da auto-preservação. 
		A maior preocupação de Hobbes em Leviatã era de que as leis jurídicas fossem de tal modo que nenhum homem viesse a temer qualquer outro homem. Isso porque a razão maior das leis seria a liberdade dos cidadãos. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.00106 (168771)
7 - E assim nos parece este aspecto importantíssimo do \u2018coronelismo\u2019, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os \u2018coronéis\u2019, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui, em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça. É claro, portanto, que os dois aspectos \u2013 o prestígio próprio dos \u2018coronéis\u2019 e o prestígio de empréstimo que o poder público lhes outorga \u2013 são mutuamente dependentes e funcionam ao mesmo tempo como determinantes e determinados. Sem a licença do \u2018coronel\u2019 \u2013 firmada na estrutura agrária do país \u2013, o governo não se sentiria obrigado a um tratamento de reciprocidade, e sem essa reciprocidade a liderança do\u2018coronel\u2019 ficaria sensivelmente diminuída. 
(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. 5. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, p. 43). 
Weber em sua perspectiva teórica estabelece três tipos puros de dominação. 
a) Quais são os três tipos de dominação definidos por Weber? 
b) Qual é o tipo de dominação presente no texto sobre o coronelismo?  Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
a) Legal, carismatica e tradicional b) tradicional
Gabarito:
a) Dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. b) Dominação tradicional. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0111 (168709)
8 - Na maioria dos países industrializados, casa-se cada vez menos e cada vez mais tarde. Mais raros e mais tardios, esses casamentos são menos duráveis, com os filhos de divorciados formando com frequência a terça parte de uma sala de aula. Paralelamente, assiste-se a um aumento dos nascimentos extraconjugais e um forte crescimento de famílias em que mãe e pai são um só \u2013 geralmente mulher, mãe solteira ou divorciada -, que assume a guarda e o encargo dos filhos. Muitas crianças, crescendo entre mães e professoras, praticamente só veem rostos femininos. A noção de filho natural \u2013 o bastardo desprezado de outrora \u2013 hoje também perdeu muito de sua conotação pejorativa. (PERROT, Michele. O nó e o ninho. Caderno Veja \u2013 25 anos). 
O texto acima é uma clara ilustração:  Pontos da Questão: 1 
		das recentes mudanças nos arranjos de família, ao ponto de não ser mais possível identificarmos um único modelo familiar. 
		do aumento da intervenção estatal no planejamento familiar, reduzindo de forma bastante significativa as taxas de natalidade. 
		da incompatibilidade social entre vida familiar e vida profissional, onde as relações de trabalho passam a substituir as relações afetivas. 
		do desinteresse das pessoas pelas relações conjugais formalizadas, pois tais vínculos implicam em deveres e obrigações legais. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0018 (168659)
9 - A antropologia caracteriza-se como o estudo:  Pontos da Questão: 0,5 
		das culturas dos países do terceiro mundo, pois estes países são os que têm cultura inferior e devem ser ajudados a progredir. 
		das culturas dos países do primeiro mundo, pois estes países são os que têm cultura superior e devem ser seguidos por todos os outros países. 
		das semelhanças entre as culturas, possibilitando a construção de um modelo de cultura a ser seguido por todas as sociedades. 
		das diferenças culturais, mas reconhecendo que as culturas possuem o seu próprio valor, sendo igualmente lógicas e expressivas. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0016 (168656)
10 - Na concepção das ciências sociais, a cultura é entendida como:  Pontos da Questão: 0,5 
		a personalidade de um determinado grupo social, decorrente das características