Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais

Av1, Av2 e Av3 - Fundamentos das Ciências Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.852 materiais137.253 seguidores
Pré-visualização50 páginas
e voto. 5. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, p. 43). 
Weber em sua perspectiva teórica estabelece três tipos puros de dominação. 
a) Quais são os três tipos de dominação definidos por Weber? 
b) Qual é o tipo de dominação presente no texto sobre o coronelismo?  Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
a) Legal, carismatica e tradicional b) tradicional
Gabarito:
a) Dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. b) Dominação tradicional. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0111 (168709)
8 - Na maioria dos países industrializados, casa-se cada vez menos e cada vez mais tarde. Mais raros e mais tardios, esses casamentos são menos duráveis, com os filhos de divorciados formando com frequência a terça parte de uma sala de aula. Paralelamente, assiste-se a um aumento dos nascimentos extraconjugais e um forte crescimento de famílias em que mãe e pai são um só \u2013 geralmente mulher, mãe solteira ou divorciada -, que assume a guarda e o encargo dos filhos. Muitas crianças, crescendo entre mães e professoras, praticamente só veem rostos femininos. A noção de filho natural \u2013 o bastardo desprezado de outrora \u2013 hoje também perdeu muito de sua conotação pejorativa. (PERROT, Michele. O nó e o ninho. Caderno Veja \u2013 25 anos). 
O texto acima é uma clara ilustração:  Pontos da Questão: 1 
		das recentes mudanças nos arranjos de família, ao ponto de não ser mais possível identificarmos um único modelo familiar. 
		do aumento da intervenção estatal no planejamento familiar, reduzindo de forma bastante significativa as taxas de natalidade. 
		da incompatibilidade social entre vida familiar e vida profissional, onde as relações de trabalho passam a substituir as relações afetivas. 
		do desinteresse das pessoas pelas relações conjugais formalizadas, pois tais vínculos implicam em deveres e obrigações legais. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0018 (168659)
9 - A antropologia caracteriza-se como o estudo:  Pontos da Questão: 0,5 
		das culturas dos países do terceiro mundo, pois estes países são os que têm cultura inferior e devem ser ajudados a progredir. 
		das culturas dos países do primeiro mundo, pois estes países são os que têm cultura superior e devem ser seguidos por todos os outros países. 
		das semelhanças entre as culturas, possibilitando a construção de um modelo de cultura a ser seguido por todas as sociedades. 
		das diferenças culturais, mas reconhecendo que as culturas possuem o seu próprio valor, sendo igualmente lógicas e expressivas. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0016 (168656)
10 - Na concepção das ciências sociais, a cultura é entendida como:  Pontos da Questão: 0,5 
		a personalidade de um determinado grupo social, decorrente das características biológicas que são geneticamente transmitidas 
		a capacidade individual de compreender as obras clássicas produzidas pela inteligência humana em seus aspectos literários, plásticos, cênicos ou musicais. 
		o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um determinado grupo social. 
		o conjunto de níveis educacionais que irão compor a formação estudantil completa, abrangendo desde os níveis mais básicos aos mais complexos. 
Av2/Fundamentos das Ci\ufffdncias Sociais - (21) - AV2 - 2012.1.docx
		
Parte superior do formulário
				
				Avaliação On-Line 
		Avaliação:
		AV2-2012.1 EAD-FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS- CIJ0100 
		Disciplina:
		CCJ0100 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
		Tipo de Avaliação:
		AV2 
		Nota da Prova: 
		5.2
		Nota do Trabalho:      
		Nota da Participação:      2 
		Total:  
		7,2
		Prova On-Line 
		
Questão: 1 (168667) 
Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma "probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas\u201d (WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: Ed. UnB,1991, p. 139.)
De acordo com a teoria sociológica do autor, é correto afirmar que os três tipos puros de dominação legítima são:  Pontos da Questão: 0,5 
		feudal, capitalista e comunista. 
		legal, tradicional e carismática. 
		monárquica, absolutista e republicana. 
		econômica, política e social. 
		
Questão: AV12011.2T.CCJ0098.00110 (168734)
2 - A Sociologia revela e constitui dimensões essenciais do Mundo Moderno. As expressões sociedade civil e estado nacional, comunidade e sociedade, ordem e progresso, racional e irracional, anomia e alienação, ideologia e utopia, revolução e contra-revolução, entre outras, explicam e constituem muito desse Mundo. Essa problemática denota o empenho do pensamento sociológico em compreender, interpretar, taquigrafar, ordenar, controlar, dinamizar ou exorcizar esse Mundo. Algumas das suas dimensões essenciais mostram-se mais claras, acentuadas ou surpreendentes nas explicações e fabulações que constituem grande parte do pensamento sociológico. Nesse sentido é que se pode imaginar que sem a Sociologia o Mundo Moderno seria mais obscuro, incógnito. Ficaria um pouco mais no limbo. 
(IANNI, Octavio. A Sociologia e o mundo moderno. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 1(1): 7-27, 1.sem. 1989). 
Com base nas teorias sociológicas clássicas (Comte, Marx, Durkheim e Weber) e nas respectivas explicações que os autores clássicos formularam sobre o Mundo Moderno, você concorda com a afirmação de que \u201csem a sociologia o mundo moderno seria mais obscuro, incógnito\u201d ou até mesmo incompreensível? Justifique a sua resposta, usando pelo menos um autor clássico da sociologia na argumentação:  Pontos da Questão: 1,5 
		Resposta do Aluno:
Do ponto de vista da sociologia, eu concordo com esta afirmação. Com o estudo de alguns sociologos, a sociologia nos ajudou a entender esse tal "Mundo Moderno", onde as coisas são totalmente diferentes do mundo "antigo"... Ela nos ajudou a evoluir e compreender as mudanças causadas pelos muitos avanços que o mundo vem sofrendo para sua melhoria.
Gabarito:
O estudante deverá mostrar alguma apropriação teórica e conceitual da sociologia clássica, bem como algum conhecimento sobre as explicações do mundo moderno na ótica da sociologia clássica.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
		
Questão: 3 (168675) 
No prefácio do livro Sexo e temperamento, a antropóloga Margareth Mead afirmou que \u201ctoda diferença é preciosa e precisa ser tratada com muito carinho\u201d. 
(MEAD, Margareth. Sexo e temperamento. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009).
Essa afirmação expressa uma atitude:  Pontos da Questão: 1 
		etnocêntrica. 
		eurocêntrica. 
		relativista.
		preconceituosa. 
		
Questão: 4 (168671) 
De acordo com Karl Marx, o \u201cpoder estatal moderno é apenas uma comissão que administra os negócios comuns do conjunto da classe burguesa\u201d. (MARX, Karl. Manifesto do partido comunista, com adaptações). 
Segundo Karl Marx, o Estado:  Pontos da Questão: 0,5 
		é uma instituição que garante o usufruto da liberdade natural dos homens. 
		é uma instituição que assegura a reprodução dos interesses da classe dominante. 
		é uma instituição que assegura a ordem social, as garantias individuais e o bem comum. 
		é a instância que detém o monopólio da coerção física nas sociedades capitalistas. 
		
Questão: 5 (168661) 
Quando os indivíduos tomam a própria cultura como norma e consideram o seu modo de vida como o mais correto, estamos descrevendo qual fenômeno? 
  Pontos da Questão: 0,5 
		Determinismo geográfico. 
		Relativismo cultural. 
		Etnocentrismo. 
		Determinismo biológico. 
		
Questão: 6 (168763) 
Elaborou um pensamento sociológico crítico, através do estudo